Você está aqui: Página Inicial > Notícias > "Marcha Virtual pela Ciência": evento reúne entidades de todo país em prol da ciência
conteúdo

Notícias

"Marcha Virtual pela Ciência": evento reúne entidades de todo país em prol da ciência

publicado: 07/05/2020 08h26, última modificação: 08/05/2020 21h03

Hoje, dia 7 de maio, as redes sociais de importantes entidades brasileiras ligadas à ciência, tecnologia e inovação estarão voltadas para a “Marcha Virtual pela Ciência”, evento organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O movimento tem o objetivo de alertar, por meio de debates e outras atividades transmitidas ao vivo pelo Facebook e Youtube da SBPC, sobre as importantes contribuições da ciência para o combate ao coronavírus. Além disso, a marcha ainda busca ressaltar a importância do investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação.

A abertura do evento acontece agora, às 8 horas, presidida pelo presidente da SBPC, Prof. Ildeu Moreira. Em seguida, os professores Débora D’Ávila (UFMG), Prof.Leonardo Gabriel (CEFET), Profa. Valéria Raimundo (UFMG) e Prof. Yurj Castelfranchi (UFMG) debaterão sobre a divulgação científica em tempos de pandemia. Na parte da tarde, o tema será "A Ciência no Parlamento" com participação dos professores Valder Seffen Jr (UFU-FORIPES), Prof. Zélia Profeta (Fiocruz Minas), Prof. Beatriz Cerqueira (Dep. Estadual – Presidente da Comissão de Educação e C&T da ALMG) e Profa. Margarida Salomão (Dep. Federal – Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades). Os interessados em interagir com os palestrantes podem acessar a sala virtual pelo link https://zoom.us/j/3089236667  

Na programação, também serão realizados painéis de debate. No primeiro deles, realizado das 10 às 12 horas, nas mídias sociais da SBPC, médicos e pesquisadores da área da saúde de importantes universidades do país vão discutir as diretrizes atuais do enfrentamento da Pandemia da Covid-19 no Brasil. Já no segundo encontro, que ocorrerá na parte da tarde, das 15 às 16h30, gestores de entidades ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação conversam sobre os desafios da área no atual momento do país. 

Além dos debates, a marcha também propõe a realização de “twitaços” para chamar a atenção da sociedade civil para a importância do direcionamento adequado de recursos para o desenvolvimento da área no Brasil. A mobilização no Twitter acontecerá em dois momentos: de 12 às 12h30 e de 18 às 18h30. 

Participação do IFMG

Segundo a organização do evento, entidades que queiram participar podem publicar conteúdos em suas redes sociais e promover eventos online que abordem os eixos centrais da marcha. Ao longo do dia, o IFMG irá divulgar, em suas redes sociais, conteúdos relacionados à ações desenvolvidas pela instituição relacionadas à Ciência, Tecnologia e Inovação. 

De acordo com Flávia Siqueira, coordenadora da Pesquisa do IFMG, docentes e técnicos de diversos campi, que trabalham diretamente com pesquisa e projetos científicos, gravaram vídeos destacando ações realizadas nas unidades, como laboratórios de pesquisa, grupos de estudos e projetos de extensão. A série de vídeos já está disponível no IFMG Play, canal do Instituto Federal de Minas Gerais no Youtube. Esse conteúdo pode ser acessado CLICANDO AQUI.

“O interesse pela participação do IFMG na marcha surgiu a partir da necessidade de mobilizarmos a sociedade, demonstrando a importância do investimento em Ciência e Tecnologia, especialmente no momento emergencial de saúde pública que vivemos”, destaca Flávia Siqueira que destacou ainda a importância de projetos de pesquisa para o desenvolvimento de áreas como saúde e educação no país. 

Confira as hashtags para participação nos twitaços 

#paCTopelavida

#fiquememcasacomaciencia

Acesse o site da “Marcha Virtual pela Ciência” e conheça os canais oficiais para realização do evento. Site: http://portal.sbpcnet.org.br/marcha-virtual-pela-ciencia/

Marcha pela Ciência em Minas 

YouTube - https://www.youtube.com/channel/UC_Lq80qbzxZP4HaDlozP5dA  

Facebook: Facebook.com/marchapelacienciamg

Instagram: @marchapelacienciaminas
Fonte: Texto adaptado de matéria originalmente publicada em www.ifmg.edu.br.