Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Últimas notícias
conteúdo

Últimas notícias

por Brasil última modificação 17/05/2018 14h51

Edital para oportunidade de estágio em Administração e Ciências Contábeis para IFMG campus Ouro Branco

por Fernando Cintra publicado 15/02/2019 12h45, última modificação 15/02/2019 12h45

Clique aqui para acessar o edital. 

Clique aqui para acessar a retificação. 

Reunião com pais de alunos de 1º anos

por Fernando Cintra publicado 15/02/2019 12h37, última modificação 15/02/2019 12h37

Prezados pais e responsáveis,

 

Comunicamos que dia 19/2/2019, próxima terça-feira, será realizada a reunião com pais de alunos de 1º anos. 

O encontro acontecerá às 19h, no salão de convenções, do bloco didático. Na ocasião, os pais receberão orientações gerais sobre a organização e funcionamento do Ensino no Campus. 

A presença de todos é de fundamental importância, uma vez que grande parte do sucesso escolar dos nossos alunos reside no compartilhamento da responsabilidade pelo desenvolvimento acadêmico entre família e escola.

 

Cordialmente,

 

Prof. Lawrence de Andrade Magalhães Gomes

Diretor Geral

Estudantes já podem se inscrever no Programa de Assistência Estudantil

por Fernando Cintra publicado 13/02/2019 15h53, última modificação 13/02/2019 16h42

Com a finalidade de agilizar as análises socioeconômicas referente aos benefícios ofertados pelo Programa de Assistência Estudantil (PAE), os estudantes de alguns campi do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) já podem se candidatar aos editais que inciaram as inscrições no dia 08 de fevereiro.  O processo está sendo feito 100% digital no Sistema de Seleção da Assistência Estudantil (SSAE). Para acessar ao site CLIQUE AQUI.

 

Segundo o diretor da Assistência Estudantil, Paulo César Lourenço da Silva, nesta etapa os estudantes devem inserir os dados na plataforma SSAE e aguardar a abertura dos editais. "O Sistema de Seleção da Assistência Estudantil (SSAE) está operando desde o último dia 04 de fevereiro (clique aqui para acessar). Neste momento, todos os estudantes que desejam concorrer aos auxílios do Programa de Assistência Estudantil do IFMG já podem lançar os dados pessoais exigidos no sistema e anexar a sua documentação comprobatória. O quadro resumo com as datas de abertura dos editais pode ser consultado no item 5 do Edital", disse ele ao informar que cada campus tem um cronograma e um profissional treinado para tirar todas as dúvidas.

Além disso, a página da Assistência Estudantil conta com uma série de tutoriais que auxiliam no preenchimento correto das informações. Os vídeos podem ser acessados AQUI. Acesse ao site dSistema de Seleção da Assistência Estudantil e se inscreva.

No campus Ouro Branco as inscrições se inciaram no dia 12/02 e vão até o dia 19/02. Além do apoio do Assistente Social, este ano os alunos terão também 5 (cinco) monitores que os auxiliarão na inscrição, considerando as possíveis dificuldades neste primeiro ano do sistema 100% digital.  

Os monitores ficarão até o dia 19/02 no Laboratório de Informática 4 (ao lado da cantina no prédio administrativo) de 10h50min até às 13 horas e também de 18 horas até às 19 horas.

Coral IFMG Ouro Branco abre novas vagas

por Fernando Cintra publicado 13/02/2019 13h31, última modificação 13/02/2019 18h14

O Coral IFMG Ouro Branco, sob a regência do maestro Cássio Marcelo, está selecionando novas vozes para compor o projeto. A seletiva coletiva ocorrerá na terça-feira, 12/3, entre 17h e 19h, na Unidade II do IFMG Campus Ouro Branco, localizado à rua José Gerspacher, 159, Pioneiros. 

As inscrições podem ser feitas online, através do link para o formulário (abaixo) ou presencialmente até a data limite, na recepção do Prédio Didático.

É necessário saber cantar para participar? De acordo com o maestro Cássio Marcelo, que é músico e professor, não é preciso cantar profissionalmente para fazer parte do grupo, que é aberto a estudantes e docentes do IFMG, além da comunidade. “Basta gostar de cantar e ter vontade de aprender técnicas, desenvolver habilidades e ter disponibilidade de horário”, afirma.

Fundado em 2017 por iniciativa do maestro juntamente com o professor Thiago Neves, o Coral IFMG Ouro Branco visa promover o acesso da comunidade local à música, criando uma alternativa pedagógica de inserção e incentivo à musicalização clássica. Durante os encontros semanais dos coralistas são realizadas práticas de canto em grupo através de aquecimento e treinamentos vocais, com exercícios e repertório cantado em uníssono e em várias vozes divididas.

Em seu primeiro ano de estrada o Coral participou de eventos institucionais e regionais, como o 3º Encontro de Corais de Ouro Branco, o evento natalino “Por Todos os Cantos de Minas” - no qual compôs um coral de 250 vozes em Mariana -, além de integrar um coral de mais de 100 vozes no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. 

Esse ano as atividades ocorrerão todas as terças-feiras, das 17h às 19h no campus.

Sobre o maestro Cássio Marcelo
Graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto em 2010, Cássio Marcelo foi maestro do Coral Vozes da Serra, do Coral Espírita Vinha de Luz, professor e diretor da escola Espaço Sonare - Alfabetização Musical e integrante da equipe da Associação Mineira de Canto Coral, atuando também em shows como freelancer, arranjador e compositor.

Clique aqui para fazer sua inscrição. 

 

Diretoria de Comunicação lança o Catálogo de Fontes do IFMG

por Fernando Cintra publicado 12/02/2019 15h36, última modificação 12/02/2019 15h36
Listagem reúne servidores por áreas de atuação e poderá ampliar atendimento a demandas da imprensa e a parcerias em projetos de ensino, pesquisa e extensão

Com o objetivo de ampliar suas possibilidades de atendimento a diversas demandas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) acaba de lançar o seu Catálogo de Fontes - versão 2019. Nele, foram reunidos parte dos profissionais que integram o quadro de funcionários da instituição e discriminadas as competências de cada servidor. Ao acessar o catálogo, o usuário poderá consultar a área de atuação de docentes e técnicos administrativos, assim como a formação de cada um deles.

O catálogo pode ser utilizado pela imprensa como base de consulta para identificar fontes em diversos temas a serem abordados em materiais jornalísticos. Neste caso, o veículo de mídia deverá entrar em contato com a Diretoria de Comunicação do IFMG (no telefone 31 2513-5120), que fará a intermediação de entrevistas ou produção de reportagens.

A consulta ao catálogo poderá ser realizada também por entidades, órgãos públicos, empresas e organizações que desejem firmar parcerias em projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Ao fornecer as informações sobre formação e área de atuação dos servidores, o catálogo torna-se uma ferramenta importante para fomentar, de maneira mais eficiente e rápida, ações de integração entre o IFMG e a sociedade.

O índice dos profissionais foi organizado por área de conhecimento, conforme estabelece o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com a iniciativa, espera-se que haja maior contato entre pesquisadores, facilitando e ampliando a circulação de informações.

A coleta dos dados dos servidores foi feita ao longo do segundo semestre de 2018, por adesão voluntária. No formulário, os interessados puderam fornecer seus dados, autorizando a publicação das informações pela Diretoria de Comunicação. Aqueles que desejarem se cadastrar ainda podem fazê-lo, pois o catálogo terá atualizações periódicas. Nesse caso deverão preencher o formulário neste link, informando o nome completo, unidade de lotação, cargo, setor, e-mail, telefone, link para o currículo Lattes, áreas nas quais desenvolve atividades acadêmicas entre outras informações.

Por meio do banco de fontes, o IFMG poderá indicar profissionais habilitados para entrevistas a revistas, sites, jornais, rádios, TVs e blogs, veículos que estão sempre em busca de especialistas e acadêmicos para opinar em diversos assuntos. Com a maior inserção dos pesquisadores, especialistas e acadêmicos na mídia, o Instituto federal poderá se tornar referência como centro de conhecimento, ensino, pesquisa e extensão, trazendo como contrapartida aos servidores novas parcerias, investimentos e alunos.

IFMG aprimora missão e valores e incorpora novos conceitos à visão institucional

por Fernando Cintra publicado 12/02/2019 15h35, última modificação 12/02/2019 15h35
Com as contribuições da comunidade acadêmica, foram elaborados os textos fundamentais que irão compor o Plano de Desenvolvimento Institucional

“Ofertar ensino, pesquisa e extensão de qualidade em diferentes níveis e modalidades, focando na formação cidadã e no desenvolvimento regional”. Essa é a nova missão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), que passa a vigorar em 2019 e irá compor o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) dos próximos cinco anos. A decisão final sobre o texto foi tomada no mês de novembro, durante reunião da comissão gestora do PDI, e está sendo divulgada agora pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI), setor que coordena os trabalhos.

Além da missão, foram definidos também a visão e os valores do IFMG. Os três conceitos constituem uma parte fundamental do planejamento estratégico e são responsáveis por guiar e orientar as decisões e ações de gestão que irão aprimorar e ampliar a atuação institucional. Confira:

Missão: Ofertar ensino, pesquisa e extensão de qualidade em diferentes níveis e modalidades, focando na formação cidadã e no desenvolvimento regional.

Visão: Ser reconhecida como instituição educacional inovadora e sustentável, socialmente inclusiva e articulada com as demandas da sociedade.

Valores: Ética, Transparência, Inovação e Empreendedorismo, Diversidade, Inclusão, Qualidade do Ensino, Respeito, Sustentabilidade, Formação Profissional e Humanitária, Valorização das Pessoas.

Para se chegar a eles, foram promovidas diversas discussões. A DDI organizou, ao longo do segundo semestre de 2018, reuniões com os gestores da Reitoria e campi e também com representantes dos servidores e alunos. Eles participaram de dinâmicas nas quais foram debatidos os conceitos, levando em conta o PDI anterior, de 2014-2018,  o atual cenário institucional e as perspectivas para o futuro da instituição. Esses encontros mais a participação da comunidade acadêmica através da plataforma online “Game of Campi” forneceram os subsídios para a elaboração dos três tópicos.

Segundo levantamento da DDI, do total de 12.050 participações no “Game of Campi”, 2.407 comentários foram relacionados aos conceitos de missão, visão e valores, número que equivale a cerca de 20% do total. Foram incluídos nos valores sugestões como empreendedorismo, diversidade, inclusão, formação profissional e humanitária, e a valorização das pessoas. Já aqueles valores mais curtidos pela comunidade acadêmica na plataforma foram mantidos. São eles: ética, inovação, respeito, qualidade do ensino, sustentabilidade e transparência.

O reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória, avalia como muito positiva a renovação desses três tópicos que, reunidos, representam a identidade institucional. “O tripé missão, visão e valores constituem conceitos fundamentais para a nossa organização e desenvolvimento como instituição de ensino. É a partir dessa definição que daremos andamento ao PDI, direcionando nossas ações e os projetos que vão afirmar e reforçar o que colocamos como nossa identidade perante à sociedade”, declarou.

Edital 008/2019 referente à Proficiência em Língua Inglesa

por Fernando Cintra publicado 12/02/2019 15h20, última modificação 12/02/2019 15h20

Clique aqui para acessar o edital. 

Resultado do processo de monitoria da Assistência Estudantil

por Fernando Cintra publicado 12/02/2019 15h18, última modificação 12/02/2019 15h18

Confira aqui o resultado clicando aqui

Edital de Monitoria de Apoio – Assistência Estudantil

por Fernando Cintra publicado 07/02/2019 16h16, última modificação 07/02/2019 16h16

Encontra-se aberto o  Processo Seletivo para monitores que irão apoiar os estudantes no acesso ao Sistema de Seleção de Assistência Estudantil (SSAE). O presente edital destina-se a selecionar 5 monitores para atuarem no período de 12/02 a 12/03/2019.

Clique aqui para acessar o edital. 

Consulta Pública FIC Espanhol

por Fernando Cintra publicado 07/02/2019 12h57, última modificação 07/02/2019 12h57

Interessados nos cursos FIC de Língua Estrangeira do IFMG Campus Ouro Branco, colabore conosco preenchendo o seguinte formulário. 

Clique aqui para acessá-lo.

Edital 002/2019 - Campus Ouro Branco - Estagiário

por Fernando Cintra publicado 06/02/2019 14h12, última modificação 06/02/2019 14h12

Estão abertas as inscrições para o preenchimento de vagas de estágio não obrigatório  para exercício de atividades na área de Administração e Planejamento, na Diretoria de Administração e Planejamento do Campus

Acesse aqui o edital. 

Edital 001/2019 - Campus Ouro Branco - Estagiário

por Fernando Cintra publicado 05/02/2019 10h02, última modificação 12/02/2019 15h25

Estão abertas as inscrições para o preenchimento de vagas de estágio não obrigatório  para exercício de atividades na área de Gestão Escolar, na Secretaria de Registro e Controle Acadêmico do Campus Ouro Branco. 

Acesse aqui o edital. 

Retificação. 

Matrícula de calouros movimenta Campus Ouro Branco

por Fernando Cintra publicado 04/02/2019 08h12, última modificação 05/02/2019 09h12
Primeira semana de matrícula dos cursos de graduação e segunda dos cursos técnico-integrados são marcadas por muita movimentação no campus e expectativa entre os alunos novatos.

Cerca de trezentos e cinquenta novos alunos compareceram no IFMG, nas últimas duas semanas, em busca de um sonho: ensino de qualidade e qualificação profissional. Neste ano, o IFMG Campus Ouro Branco receberá 200 novos alunos nos seus cursos de graduação e cerca de 150 nos cursos técnicos integrados.

As matrículas, que começaram no dia 22 de janeiro, poderão se estender até o final da próxima semana, dependendo do número de chamadas. Os candidatos aprovados estão sendo recebidos na Secretaria de Registro e Controle Acadêmico, onde foi montada uma força-tarefa para verificação de documentos necessários para a matrícula, repasses de informações importantes para o preenchimento de formulários e orientações sobre o início do período letivo.

Marcos Cristhyam, 18 anos, aprovado em segundo lugar para o curso de Bacharelado em Administração, concluiu o ensino médio no próprio IFMG, formando-se em técnico em metalurgia. “Vi na administração uma oportunidade de aprender um pouco mais sobre a comunicação empresarial”, nos conta.

Julia Carolina, 18, caloura do curso de Sistemas de informação, veio acompanhada da mãe, Cristina.  “Sempre quis fazer um curso superior na área de informática. Conheci o IFMG Campus Ouro Branco por meio de uma amiga que estuda Administração aqui e que elogiou bastante a qualidade do ensino e estrutura do campus”, afirma a jovem que mora em Conselheiro Lafaiete. A mãe nos conta que estava ansiosa pela aprovação de Julia no SiSU e completa: “Estou feliz porque ela não vai para muito longe e vai poder continuar morando comigo”

Jonatas de Carvalho, 20, aprovado para o curso de Administração, é natural de ouro branco e foi aprovado pelo processo seletivo. “Fiz o ensino médio aqui no IFMG e me formei em técnico em informática”, diz Jonatas. Ele nos conta que ficou em dúvida entre Sistemas de Informação e Administração e que viu na administração uma área muito ampla, com boas oportunidades de trabalho.  “Gosto muito do empreendedorismo e acredito que com o meu curso técnico poderei ter melhores oportunidades de trabalho. Em relação a qualidade de ensino, já conheço a excelência do instituto e confesso que estou bastante ansioso para estudar no novo prédio didático”, finalizou.

Novas ferramentas de comunicação

por Fernando Cintra publicado 31/01/2019 16h51, última modificação 31/01/2019 16h51

O campus Ouro Branco passará a contar com novas formas de comunicação, sobretudo no que diz respeito à divulgação de suas notícias. No mês de janeiro foi produzido o primeiro informativo mensal. Em um formato sintético e objetivo, ele reunirá algumas das principais notícias e acontecimentos do campus e será veiculado no final de cada mês. O informativo será encaminhado por e-mail aos servidores e alunos. Outra novidade é o uso da ferramenta/aplicativo Whatsapp. De maneira simples é possível participar do grupo e ficar à par de todas as novidades.

 

Para o diretor geral, Prof. Lawrence de Andrade M. Gomes, “o campus precisa estar em consonância com todas as ferramentas e alternativas de comunicação modernas e com isso facilitar o acesso às informações e ampliar a transparência das ações”.

 

Tais ferramentas se somam aos já disseminados usos do site, Facebook, Instagram e demais meios tradicionais.

Capa da primeira edição do Informativo

 

Divulgação do Whatsapp do campus

Campus avança na identificação visual

por Fernando Cintra publicado 31/01/2019 16h46, última modificação 31/01/2019 16h46

Com o objetivo de ampliar e facilitar sua identificação, o campus instalou no início do mês de janeiro novas placas próximas aos portões de acesso. As placas contam, inclusive, com refletores que se acendem através de sensores e com isso destacam a logo do Instituto Federal no período noturno. O campus que já contava com letreiros internos e sinalização viária em alguns pontos da cidade deu mais um importante passo para a identificação de sua localização.

Para o servidor Fernando Fernandes Cintra, atual responsável pela área de comunicação, “esta iniciativa fortalecerá ainda mais a marca do IFMG Campus Ouro Branco e não deixará mais dúvidas a quem pertence o imponente bloco didático”.

Placa bandeira de 6 metros de altura instalada próximo ao portão de acesso da Av. Intendente Câmara

 

Letreiros instalados próximo ao portão de entrada na rua Afonso Sardinha

 

Letreiros internos

 

 

Sinalização viária

Finalização e início de obras

por Fernando Cintra publicado 31/01/2019 16h32, última modificação 05/02/2019 10h05

Após a inauguração do Bloco Didático em 2018, o campus não parou o processo de melhoria de sua infraestrutura. Iniciada no primeiro semestre de 2018, a obra que abrigará a cantina da unidade se encontra em fase de finalização. É possível visualizar tanto internamente no bloco administrativo, quanto em frente ao bloco didático o novo espaço que contará com áreas de preparação dos alimentos e de atendimento aos usuários. A previsão de conclusão é para o mês de fevereiro. Em paralelo, será aberto um edital para a seleção de uma empresa do ramo que prestará os serviços na nova cantina.


Para o gerente acadêmico-pedagógico dos cursos integrados, Wander Donizete Bebiano, “a expectativa é que a nova cantina facilite o dia-a-dia de estudantes e servidores e que ofereça produtos e refeições de qualidade, com preços mais acessíveis que os da concorrência externa ao campus”

Imagens da nova cantina do campus

Outra importante obra, mas que teve início no fim de janeiro deste ano, é a expansão da biblioteca do campus. O projeto desenvolvido pela coordenadora de infraestrutura, Clarissa Campos, contou com a participação dos servidores da biblioteca e dos diretores do campus. A biblioteca ocupará integralmente um dos pavilhões do bloco administrativo e poderá assim ampliar os espaços de acervo e áreas de estudo. A previsão de conclusão é de cerca de 3 meses.

O diretor de administração e planejamento, Paulo Henrique de Carvalho, destaca ainda que está sendo avaliada a instalação de um sistema de segurança a ser implantado após a mudança para o novo espaço.

Pavilhão que abrigará a nova biblioteca

Seleção da Assistência Estudantil agora é 100% digital no IFMG

por Fernando Cintra publicado 29/01/2019 13h13, última modificação 29/01/2019 13h13

O Instituto Federal de Minas Gerais começa o ano de 2019 inovando no processo de candidatura aos benefícios oferecidos pelo Programa de Assistência Estudantil (PAE). A partir de agora, todas as etapas são 100% digitais com a implantação do Sistema de Seleção da Assistência Estudantil (SSAE).

Os estudantes já podem acessar a página da Diretoria de Assistência Estudantil e conferir uma série de videos tutoriais sobre como preencher as informações no sistema. Segundo o  diretor de Assistência Estudantil, Paulo César Lourenço da Silva, o sistema deverá entrar em funcionamento a partir da primeira semana de fevereiro. "É importante que os estudantes já acessem os tutoriais e providenciem a documentação necessária para participar dos processos da assistência estudantil", disse ele.

Acesse os tutoriais clicando aqui

Documentação

Para participar, os candidatos devem digitalizar os documentos pessoais, bem como, do núcleo familiar e fazer o upload desses documentos no sistema. Os formatos aceitos são PDF, JPG e PNG. Segundo o diretor de Assistência Estudantil, a automatização do sistema garantirá agilidade nas análises socioeconômicas. “A vantagem de um sistema automatizado está na redução da lentidão na análise dos pedidos de bolsas socioeconômicas. Com o upload dos documentos exigidos em edital no sistema, os estudantes podem acompanhar em tempo real o status da solicitação. Com isso, o processo ficará muito mais dinâmico e irá fornecer o perfil do estudante atendido pelo IFMG”, disse Lourenço.

A lista completa dos documentos exigidos pode ser acessada aqui.

Auxílio Socioeconômico

O IFMG oferta quatro categorias de bolsa permanência baseado em critérios socioeconômicos. As bolsas variam de R$150 a R$400 e podem ser utilizadas para cobrir custos com moradia, alimentação e transporte. Estes auxílios visam reduzir os índices de evasão, de retenção e o baixo desempenho acadêmico decorrentes da insuficiência de condições financeiras, sendo concedidos aos estudantes dos níveis técnicos e de graduação na modalidade presencial, conforme critérios estabelecidos por instrução normativa.

O edital será lançado de acordo com o cronograma de cada campus. Dúvidas, basta procurar o setor de Assistência Estudantil do seu campus.

Sistema de Seleção da Assistência Estudantil - SSAE

por Fernando Cintra publicado 29/01/2019 13h10, última modificação 12/02/2019 16h12

O Sistema de Seleção da Assistência Estudantil gerencia as candidaturas dos estudantes do IFMG aos benefícios oferecidos pelo PAE. O processo é 100% digital e acontece em duas etapas: primeiramente, você deverá fazer o seu cadastro no SSAE, disponível em ssae.ifmg.edu.br, preencher o questionário eletrônico com dados pessoais, dados familiares e dados sobre veículos. Também é necessário fazer o upload de todos os documentos de comprovação. Após o cadastro, você já poderá se candidatar aos Editais vigentes no sistema.

Precisa de ajuda? Acesse a galeria de vídeos com tutoriais sobre todo o processo de inscrição.

 

 

RESULTADO da Segunda Chamada para os cursos Técnico-Integrados

publicado: 25/01/2019 19h32, última modificação: 25/01/2019 19h32

Leia mais…

RESULTADO FINAL da primeira chamada para os cursos superiores

por Fernando Cintra publicado 24/01/2019 15h32, última modificação 24/01/2019 15h32

Bacharelado em Administração - Aprovados

Bacharelado em Engenharia Metalúrgica - Aprovados

Bacharelado em Sistemas de Informação - Aprovados

Licenciatura em Pedagogia - Aprovados

Os candidatos que não tiverem o nome na lista de aprovados devem acessar a nota na área do candidato.

Arquivo para download: documentação para matrícula (retificação 11-01-2019)
INFORMAÇÕES SOBRE MATRÍCULAS E PRÓXIMAS CHAMADAS.

 

CURSOS TÉCNICOS
Resultado Final: ACESSE AQUI (publicado em 15/01/19)
Arquivo para download: 
documentação para matrícula (retificação 11-01-2019)
INFORMAÇÕES SOBRE MATRÍCULAS E PRÓXIMAS CHAMADAS:

Divulgado resultado preliminar do processo seletivo para cursos superiores

por Fernando Cintra publicado 18/01/2019 15h05, última modificação 18/01/2019 15h05
Nota do Enem utilizada pode ser conferida on-line na "Central do Candidato". O prazo para recursos vai até o dia 22 de janeiro.

O IFMG disponibilizou nesta sexta-feira, dia 18, o resultado PRELIMINAR do processo seletivo para os cursos de graduação com entrada no primeiro semestre de 2019. As informações podem ser conferidas na Área do Candidato

O processo seletivo baseia-se na nota do Enem e a nota utilizada como base na classificação pode ser conferida na Central do Candidato, por meio do botão "Resultado". Aqueles que discordarem da nota utilizada têm até dia 22/1 para interpor recurso, via formulário on-line (acesse aqui). Após a análise dos recursos a Instituição divulgará o resultado final.

Ao todo, são 51 cursos de graduação, ofertados em 16 cidades mineiras.

 CONFIRA O RESULTADO

Alunas da Pedagogia promovem ações de Educação Patrimonial na região

por Fernando Cintra publicado 18/01/2019 13h03, última modificação 24/01/2019 15h55

 

 

Alunas do quarto período da Licenciatura em Pedagogia do IFMG Ouro Branco promoveram, ao longo do segundo semestre de 2018, ações de Educação Patrimonial em escolas de ensino fundamental de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete e Congonhas. As ações de intervenção pedagógica foram pensadas para promover o conhecimento e preservação do patrimônio material e imaterial do Alto Paraopeba e atingiram cerca de duzentas crianças.

O início do projeto ocorreu em 18 de setembro com a conferência de Ana da Cruz Alcântara Campos Vieira, secretária executiva da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.  A palestra foi realizada no Salão de Convenções do IFMG e integrou a Semana do Patrimônio de Ouro Branco-MG. Em seguida, as discentes foram orientadas a planejar atividades específicas tendo por base essa temática. Nessa fase, elas foram orientadas pelo professor Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos, da disciplina “Fundamentos Metodológicos do Ensino de História”.

Foram elaboradas diversas atividades como jogos, dinâmicas, brincadeiras pedagógicas e aulas expositivas. As intervenções pedagógicas variaram de acordo com cada grupo e versaram sobre temas como a cerâmica saramenha, a tradição da festa da Batata, o conjunto paisagístico e histórico da Serra de Ouro Branco e o patrimônio cultural de Congonhas e Conselheiro Lafaiete.

As atividades foram realizadas na Escola Estadual de Educação Especial Maria Correa Coutinho (Ouro Branco) e nas Escolas Municipais: Geraldo Marino, Maria Auxiliadora Torres, Livremente, Lucas Estevão Pinto (Congonhas) e Professora Nilce Moreira (Conselheiro Lafaiete). Agradecemos aos responsáveis por essas instituições que abriram suas portas e gentilmente apoiaram o projeto.

 

Divulgado o resultado final do Processo Seletivo para os cursos técnicos

por Fernando Cintra publicado 18/01/2019 12h52, última modificação 18/01/2019 12h52
Veja lista de documentos para matrícula e cronograma

Já está disponível o resultado final do Processo Seletivo 2019/1 para ingresso nos cursos técnicos do IFMG. A lista completa com os convocados para matrícula, após o prazo de recursos, pode ser acessada na área do candidato, seção "Arquivos para Download".

Agora, os classificados em primeira chamada devem ficar atentos aos prazos. A matrícula deve ser realizada no campus onde o curso que o candidato escolheu é ofertado. Confira o cronograma, dias e horários clicando aqui.

Para garantir a vaga, é necessário providenciar uma série de documentos, que são obrigatórios para o ato de matrícula. Veja a relação: 
- Foto recente 3x4;
- CPF (original e cópia);
- Carteira de Identidade (original e cópia);
- Certidão de nascimento (original e cópia);
- Se maior de 18 anos, título de eleitor com comprovante de votação (1º e 2º turnos) ou documento oficial de justificativa por não ter votado;
- Certificado militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos (original e cópia);
- Certificado e histórico escolar de conclusão do ensino Fundamental ou Médio, conforme o caso, (original e cópia) sem dependência. Caso não tenha, apresentar a Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio, conforme o caso, sendo que, no prazo máximo de trinta dias, o candidato deverá apresentar o Histórico Escolar;
- Comprovante de residência (original e cópia - são aceitos conta de água, luz, telefone ou contrato de aluguel).

Manifestação de interesse e lista de espera

Conforme item 12.1 do Edital Geral, após a matrícula dos candidatos selecionados na primeira chamada, os CANDIDATOS EXCEDENTES deverão comparecer ao campus para entregar o Termo de Interesse em Ocupação de Vaga, manifestando presencialmente o interesse em participar da lista de espera. O documento para assinatura poderá ser retirado na secretaria do campus no dia ou então entregue já assinado. 

Os candidatos que estão como excedentes na lista de classificação devem acompanhar pelo site do campus para o qual concorreu a convocação paras próximas chamadas, as datas e demais documentos necessários do processo.

Resultado Edital 20/2018 - Estágio obrigatório em Eng. de Telecomunicações

por Fernando Cintra publicado 16/01/2019 16h34, última modificação 16/01/2019 16h34

Foi concluída a etapa de seleção do edital 20/2018 para Estágio Obrigatório em Telecomunicações.

Clique aqui para acessar o resultado. 

ATUALIZAÇÃO 27/2: Matrícula - Processo Seletivo 2019.1 (técnico e superior)

por Fernando Cintra publicado 14/01/2019 15h22, última modificação 27/02/2019 18h14

CURSOS TÉCNICOS

 

Matrículas - 1ª Chamada:

Data: 22/01/2019 à 24/01/2019 
Horário: 15h às 20h
Local: IFMG Ouro Branco - Rua Afonso Sardinha, 90, bairro Pioneiros, Ouro Branco/MG.

 

Matrículas - 2ª Chamada:

Data: 28/01/2019 à 29/01/2019 
Horário: 15h às 20h

Local: IFMG Ouro Branco - Rua Afonso Sardinha, 90, bairro Pioneiros, Ouro Branco/MG.

 

Matrículas - 3ª Chamada:

Data: 04/02/2019 à 05/02/2019 
Horário: 8h às 13h
Local: IFMG Ouro Branco - Rua Afonso Sardinha, 90, bairro Pioneiros, Ouro Branco/MG.

 

Matrículas - 4ª Chamada:

Data: 07/02/2019 à 08/02/2019 
Horário: 8h às 12h
Local: IFMG Ouro Branco - Rua Afonso Sardinha, 90, bairro Pioneiros, Ouro Branco/MG.
-
-
-
Matrículas - 5ª Chamada:

Data: 13/02/2019 à 14/02/2019 
Horário: 8h às 12h
Local: IFMG Ouro Branco - Rua Afonso Sardinha, 90, bairro Pioneiros, Ouro Branco/MG.
.
.
.
Matrícula - 6ª Chamada:

Data: 18/02/2019 
Horário: 8h às 14h
Local: IFMG Ouro Branco - Rua Afonso Sardinha, 90, bairro Pioneiros, Ouro Branco/MG.

 

CURSOS SUPERIORES (Processo seletivo e SISU) 

 
1ª Chamada:
 
Cursos: Administração e Sistemas de Informação
Data: 31/01/2019 à 01/02/2019 
Horário: 15h às 20h
Local: IFMG Ouro Branco - Rua Afonso Sardinha, 90, bairro Pioneiros, Ouro Branco/MG.
 
 
Cursos: Engenharia Metalúrgica e Pedagogia
Data: 04/02/2019 à 05/02/2019
Horário: 15h às 20h
Local: IFMG Ouro Branco - Rua Afonso Sardinha, 90, bairro Pioneiros, Ouro Branco/MG.
 

 

2ª Chamada Processo Seletivo e SISU:
 
Cursos: Administração e Sistemas de Informação
Data: 11/02/2019 à 12/02/2019 
Horário: 15h às 19h
Local: IFMG Ouro Branco - Rua Afonso Sardinha, 90, bairro Pioneiros, Ouro Branco/MG.
 
Cursos: Engenharia Metalúrgica e Pedagogia
Data: 13/02/2019 à 14/02/2019
Horário: 15h às 19h
Local: IFMG Ouro Branco - Rua Afonso Sardinha, 90, bairro Pioneiros, Ouro Branco/MG.
-
-
 
 
ATENÇÃO: Meses analisados para comprovação de renda (somente para alunos que se enquadram nesta modalidade):
 
- Processo Seletivo IFMG: Julho, Agosto e Setembro
- SISU: Outubro, Novembro e Dezembro
.
.

ATENÇÃO!  

Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Branco convoca os candidatos excedentes dos cursos superiores para a manifestação presencial de interesse na ocupação das vagas disponíveis para 3ª chamada, relativa ao Processo Seletivo 2019/1 e SISU (Previamente inscritos na lista de espera).
 
Ressaltamos que a manifestação de interesse presencial não assegura ao candidato o direito à ocupação da vaga, mas apenas a expectativa de direito para qual a manifestação foi efetuada, estando sua matrícula condicionada ao atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares.
 
Data de Entrega do Termo: 18/02 à 19/02
Horário: 10h às 20h
Local: IFMG Ouro Branco - Rua Afonso Sardinha,90, Pioneiros - Ouro Branco/MG
.
.
.
.
___________________________________________________________________________________________
Candidatos em lista de espera do SISU que poderão efetuar a manifestação de interesse presencial:
___________________________________________________________________________________________
.
.
.
.
.
3ª Chamada Processo Seletivo e SISU (Após manifestação de interesse presencial):
 
Cursos: Administração e Sistemas de Informação
Data: 25/02/2019
Horário: 15h às 19h
Local: IFMG Ouro Branco - Rua Afonso Sardinha, 90, bairro Pioneiros, Ouro Branco/MG.
 
Cursos: Engenharia Metalúrgica e Pedagogia
Data: 26/02/2019
Horário: 15h às 19h
Local: IFMG Ouro Branco - Rua Afonso Sardinha, 90, bairro Pioneiros, Ouro Branco/MG.
 
ATENÇÃO: Meses analisados para comprovação de renda (somente para alunos que se enquadram nesta modalidade):
 
- Processo Seletivo IFMG: Julho, agosto e setembro
- SISU: Outubro, novembro e dezembro
-
.
.
.
4ª Chamada Processo Seletivo e SISU:
 
Data: 28/02/2019 à 01/03/19
Horário: 15h às 19h
Local: IFMG Ouro Branco - Rua Afonso Sardinha, 90, bairro Pioneiros, Ouro Branco/MG.
ATENÇÃO: Meses analisados para comprovação de renda (somente para alunos que se enquadram nesta modalidade):
 
- Processo Seletivo IFMG: Julho, Agosto e Setembro
- SISU: Outubro, Novembro e Dezembro
.
.
.

 

Certificação do Ensino Médio - ENCCEJA

por Fernando Cintra publicado 11/01/2019 14h37, última modificação 11/01/2019 14h37

Os certificados do ENCCEJA estão prontos para retirada no IFMG Campus Ouro Branco. O titular do certificado deve comparecer à Secretaria de Registro e Controle Acadêmico, de segunda à sexta, entre as 14h e 20h, portando documento com foto para efetuar a retirada. Caso o titular não possa comparecer, outra pessoa poderá fazê-lo com a devida procuração e identificação. 

Certificados do ENCCEJA já estão disponíveis para retirada no IFMG

publicado: 11/01/2019 13h47, última modificação: 11/01/2019 13h47

Leia mais…

Edital 20/2018 - Estágio obrigatório em Eng. de Telecomunicações

publicado: 20/12/2018 08h16, última modificação: 20/12/2018 08h16

Leia mais…

Em clima natalino, I Cantata de Natal emociona público presente no IFMG

por Fernando Cintra publicado 13/12/2018 18h12, última modificação 14/12/2018 07h41
Quatro corais ouro-branquenses fizeram espetáculo no pátio do prédio didático.

Com o objetivo de incitar e celebrar o espírito natalino, na noite de ontem, 12, o IFMG Campus Ouro Branco promoveu a I Cantata de Natal. O pátio do prédio didático foi o palco do espetáculo apresentado pelos corais Vozes de Ouro, Vozes da Serra, Vinha de Luz e Ministério de Jesus, regidos pelo maestro Cássio Marcelo Leal e Silva.

Ao todo, cerca de 45 coralistas apresentaram sete canções com temas natalinos, com destaque para a música “Paz”, uma versão de “Heal The World”, de Michael Jackson, com participação especial da solista Michele Lima. 

“Foi um evento de grande relevância, por unir várias vozes de corais diversos para um único propósito: fazer a união e praticar a paz que tanto cantamos”, ressaltou Cássio.

O evento, que foi beneficente, arrecadou brinquedos que serão destinados a alguma instituição que atenda crianças em condições de vulnerabilidade social, ainda não definida pela organização.

  

 "É muito gratificante ver tantos membros da comunidade externa presentes num evento do campus. Nossa escola deve se consolidar como uma instituição plural e com o devido espaço para manifestações artísticas e culturais"

Ato Ecumênico

O representante da Aliança Municipal Espírita, Igor Boggione, concedeu um breve ato ecumênico, ofertando uma palavra de paz e união. Padre Luciano, da Paróquia Sagrada Família de Ouro Branco, não pôde comparecer por motivos de agenda. Os organizadores do espetáculo não conseguiram contactar o Pastor Gláucio.

Durante a cerimônia de abertura, o Diretor Geral do IFMG Campus Ouro Branco, Lawrence Andrade, ressaltou a importância da realização de eventos artísticos no IFMG: "é muito gratificante ver tantos membros da comunidade externa presentes num evento do campus. Nossa escola deve se consolidar como uma instituição plural e com o devido espaço para manifestações artísticas e culturais".

 

Coffee-break comunitário

E não parou por aí. Alguns expectadores contribuíram com o coffe-break disponibilizado pelo IFMG, trazendo de casa biscoitos, bolos e salgadinhos. Ao final do evento, as comunidades interna e externa puderam trocar experiências sobre o espetáculo, num momento de confraternização e solidariedade. 

Para o coordenador do projeto de extensão “Coral Vozes de Ouro IFMG” e um dos organizadores do evento, Carlos Eduardo de Souza, “A Cantata de Natal 'Um Canto para Paz' teve uma construção muito especial, desde a sua concepção até o espetáculo em si. A escola é por excelência plural. É importante que as diferentes manifestações artísticos culturais possam ser acolhidas por nossa instituição. As demandas de nossos alunos e projetos devem ser sempre observadas com carinho e respeito. Foi  muito gratificante receber um público tão grande e tão especial. Acumulamos experiência muito exitosas com esse projeto e queremos seguir nessa direção. Portanto, só posso desejar vida longa a nossa cantata", conclui o professor.

 Veja as fotos: 

 

Mais de 10 mil candidatos realizam prova de seleção para os cursos técnicos

por Fernando Cintra publicado 11/12/2018 17h09, última modificação 11/12/2018 17h09
Gabarito e caderno de provas estão disponíveis para consulta. Resultado preliminar será divulgado em 07/01

Cerca de 10,3 mil candidatos realizaram as provas do Processo Seletivo 2019 para ingresso nos cursos técnicos do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). O exame foi aplicado no último domingo, 9 de dezembro, entre 14h e 17h, em quatro regiões do estado onde a instituição possui campus. A taxa de comparecimento foi de 86%, de acordo com a Diretoria de Avaliação Educacional. O caderno de provas e o gabarito preliminar já estão disponíveis e podem ser acessados na Área do Candidato.

Morador de Congonhas, o estudante Nícolas Coli prestou o Vestibular para o curso Técnico em Mineração. Ele contou que sua vontade em estudar no IFMG é um sonho que nutre desde pequeno. “Escolhi o IF porque tem uma estrutura boa, é muito bem falado, é uma instituição federal e foi indicada pelos meus professores. É um sonho meu estudar aqui também, pois tenho vontade de fazer o curso de Mineração desde cedo”, declarou.

Aplicado em 20 municípios diferentes, o exame abrangeu 50 questões objetivas de conteúdos relacionados à Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da natureza e Ciências Humanas. Em Conselheiro Lafaiete, devido à grande procura pelo Vestibular, os candidatos foram divididos em dois locais de prova, sendo um a sede do campus, no bairro São Dimas, e o outro a Escola Municipal Doriol Beato, no bairro Angélica.

Após conferirem o gabarito, os candidatos que desejarem interpor recurso devem fazê-lo, nos dias 11 e 12 de dezembro, por meio do acesso na Área do Candidato. O resultado preliminar da seleção está previsto para o dia 7 de janeiro, quando será divulgada a classificação. Já a lista final dos aprovados será publicada no dia 15 do mês que vem.

O exame de seleção foi destinado exclusivamente para os candidatos inscritos nas vagas de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e cursos subsequentes. No total, estão em disputa 2809 vagas em 62 cursos. No caso de candidatos que se inscreveram para concorrer às vagas de graduação, a seleção será feita por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).