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por Brasil última modificação 17/05/2018 14h51

Processo Eleitoral do Conselho Acadêmico: informações aos discentes

por Fernando Cintra publicado 02/09/2019 17h14, última modificação 02/09/2019 17h14

Prezados discentes,

 

A votação para escolha dos representantes discentes para o Conselho Acadêmico será realizada por meio de votação presencial no dia 04/09/2019, quarta-feira, no hall de entrada do prédio acadêmico. Os horários de votação serão os seguintes:

 

- Horário de votação para os cursos integrados: 8h às 12h

- Horário de votação para os cursos superiores: 17h às 21h

 

Os candidatos elegíveis são:

 

Cursos Integrados:

- David Matheus Sabino Cheloni

- Heloísa de Souza Rocha

- José Roberto M. Costa Júnior

- Kaleb Leonardo Lopes Rocha

- Ruan Mateus de Rezende Gomes

- Vitória Werneck Viana

 

Cursos Superiores:

- Amanda Aparecida da Silva Ferreira

- Charles Alício Melquíades V. Barbosa

- Gustavo Assis Isaac

- Vinícius Silva Máximo

 

--

Atenciosamente,

Comissão Eleitoral

Está aberto o Processo Seletivo para Monitores para o segundo semestre do ano letivo de 2019

por Fernando Cintra publicado 29/08/2019 17h09, última modificação 29/08/2019 17h09

O Programa Institucional de Monitoria consiste na concessão de Bolsas para estudantes de Cursos de Graduação, selecionados por mérito acadêmico, tendo como objetivos: oferecer oportunidades de apoio escolar; contribuir para redução dos índices de repetência e evasão; ampliar a motivação e o interesse dos estudantes, através da participação na vida acadêmica, preferencialmente com atividades extraclasse.

As bolsas de Monitoria serão distribuídas entre os alunos dos cursos de Sistemas de Informação, Administração, Sistemas de Informação, Pedagogia e Engenharia Metalúrgica. 

Para participar do processo de seleção de monitores, os alunos interessados em se candidatar deverão imprimir e preencher a ficha de inscrição, entregando-a na Secretaria de Registro e Controle Acadêmico do campus, no período de 29/8/2019 a 02/09/2019.

O processo de seleção de monitores ocorrerá no período de 03/09/2019 a 06/09/2019 e a classificação final será divulgada no site no dia 10/09/2019.

Clique aqui para acessar o edital.

Clique aqui para acessar os anexos. 

Comunicado aos alunos dos Cursos Técnicos Integrados

por Fernando Cintra publicado 29/08/2019 14h33, última modificação 29/08/2019 14h33

COMUNICADO

Comunicamos que a partir da próxima segunda-feira, dia 02/09/2019, o acesso ao campus para o início das aulas do turno da manhã será apenas pelo portão da Avenida Intendente Câmara. Desse modo, todos os alunos e servidores irão entrar por este acesso, ficando fechado o portão da Rua Afonso Sardinha até às 7h15min. Tal medida é provisória e, neste momento, se faz necessária pelo fato de termos apenas um vigilante em serviço e nos preocuparmos com a segurança. Tão logo tenhamos novamente o quadro de vigias composto, o acesso ao campus, pela manhã, voltará ao normal.

Inscrições abertas para realização de exame de Proficiência em Língua Estrangeira

por Fernando Cintra publicado 20/08/2019 17h56, última modificação 20/08/2019 17h56

Estão abertas as inscrições para realização de exame de Proficiência em Língua Estrangeira para alunos do Curso de Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação.

A inscrição deverá ser efetuada, exclusivamente, na Secretaria de registro e Controle Acadêmico, no período de 20 a 26 de agosto de 2019, considerando os horários de atendimento da secretaria.

O exame será aplicado anualmente, e poderá ser realizado SOMENTE no dia 30/08/2019, sexta-feira, no horário de 20h50min às 22h, não havendo segunda chamada.

Clique aqui para acessar o edital. 

Você tem ideias criativas e quer impactar o mundo?

por Fernando Cintra publicado 20/08/2019 17h49, última modificação 20/08/2019 17h49
Inscrições abertas para a FEBRACE 2020! Faça já seu cadastro inicial e envie o relatório ou artigo de projeto até 30 de outubro de 2019.

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, abre inscrições para a 18a edição da mostra de projetos, maior evento do gênero no país. Os projetos podem ser submetidos até o dia 30 de outubro de 2019, pelo site (www.febrace.org.br/submeter), utilizando o sistema de submissão eletrônica.

 

O principal objetivo da FBRACE é despertar o interesse pelas disciplinas científicas e de engenharia em jovens que ainda não chegaram à universidade, por meio do desenvolvimento de projetos de ciências investigativos, realizados pelos próprios jovens.

 

Podem participar estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou técnico de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Os estudantes têm que ter no máximo 20 anos. Podem realizar projetos individuais, ou em grupos de até 3 pessoas, com a participação obrigatória de um professor orientador. Os projetos submetidos devem enquadrar-se nas áreas das Ciências (Exatas, da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias.

 

Nessa primeira etapa de seleção, aproximadamente 150 professores da USP e de universidades parceiras avaliam os projetos e escolhem cerca de 300 finalistas para participarem da mostra, em março de 2020, na Universidade de São Paulo. Os critérios utilizados são: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; maneira como foram levantados os dados e conduzido o projeto; profundidade da pesquisa e clareza de apresentação na documentação do projeto.

 

Durante a mostra, os estudantes são avaliados por um corpo de mais de 300 professores mestres e doutores, que identificam os primeiros, segundos, terceiros e quartos lugares de cada categoria, estes são contemplados com troféus, medalhas e certificados. Diversas instituições públicas e privadas também oferecem prêmios, como: estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em outras feiras nacionais e internacionais.

 

O grande destaque fica para o prêmio da Society for Science, que oferece credencial para os estudantes de 9 projetos selecionados representarem o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a ISEF (Internacional Science and Engineering Fair), que em 2020 acontecerá no mês de maio, em Anaheim, Califórnia, nos Estados Unidos.

 

A FEBRACE envolve, a cada ano, mais estudantes e professores no desenvolvimento de projetos investigativos. Em sua primeira edição, em 2003, foram enviados 300 projetos, e selecionados 93 finalistas. Na última edição, em março de 2019, a FEBRACE envolveu diretamente mais de 72.000 estudantes de 25 estados do Brasil, que desenvolveram projetos investigativos e os submeteram diretamente ou através de uma das 116 feiras afiliadas. Foram selecionados para a mostra 332 projetos, apresentados por 751 estudantes finalistas acompanhados por 477 professores orientadores/coorientadores.

 

Sobre a FEBRACE

 

A FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica (fundamental, média e técnica), e seus principais objetivos são estimular novas vocações em Ciências e Engenharia e induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

 

O estímulo a novas vocações é realizado por meio do desenvolvimento pelos estudantes de projetos criativos, inovadores e significativos para eles e para a sociedade. Práticas pedagógicas inovadoras proporcionam situações e orientações para que estudantes concebam e desenvolvam projetos investigativos.

 

A FEBRACE propicia também a aproximação entre escolas e universidades e a interação espontânea entre estudantes, professores, profissionais e cientistas, criando espaços de trocas de experiências, de novas oportunidades e de ampliação das fronteiras do conhecimento. Inserida no contexto de diversas ações de formação e disseminação voltadas à identificação, valorização e desenvolvimento de novos talentos, a FEBRACE anualmente realiza, desde 2003, um grande evento que reúne jovens talentos pré-universitários em Ciências e Engenharia na Universidade de São Paulo (USP).

 

O MCT, MEC, CNPq, UNESCO, PETROBRAS, SAMSUNG, Instituto 3M, Rede Globo, TV Cultura, já apoiaram e continuam incentivando esta iniciativa, acreditando na educação como forma prática de transformar o país e oferecer qualidade de vida aos seus habitantes.

 

A FEBRACE é organizada por uma associação sem fins lucrativos, mantida com o apoio e financiamento de seus parceiros.

 

 

Sobre o LSI

 

A FEBRACE é promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI - EPUSP), fundado pelo Prof. Dr. João Antônio Zuffo, em 1975. Pioneiro em desenvolvimento de tecnologia no Brasil, o Laboratório atua nos mais diversos segmentos, como microeletrônica, realidade virtual, saúde digital, tecnologia para a educação, entre outras áreas de pesquisa e desenvolvimento.

 

O LSI conta hoje com centenas de publicações científicas e tecnológicas, e tem orgulho de ter formado um grande número de profissionais de destaque no mercado, graças ao constante incentivo à criatividade e capacidade de inovação de seus professores, pesquisadores e colaboradores. Além disso, transferir as tecnologias desenvolvidas no LSI para a indústria de forma a torná-las úteis também para a sociedade, sempre foi uma importante missão do Laboratório.

 

Acompanhe a FEBRACE

www.febrace.org.br

www.febrace.org.br/inspiradores

https://www.facebook.com/febrace

https://www.flickr.com/photos/febrace/collections/

https://www.youtube.com/user/FEBRACE

 

Atendimento à imprensa:

 

Elena Saggio
elena@lsi.usp.br, 3091-4248
Giovani Ruiz

giovani.ruiz@lsitec.org.br

Campus realiza eleições para o Conselho Acadêmico

publicado: 19/08/2019 18h33, última modificação: 19/08/2019 18h33

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Etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica acontece no IFMG Campus Ouro Branco

por Fernando Cintra publicado 13/08/2019 13h56, última modificação 13/08/2019 13h56

O IFMG Campus Ouro Branco receberá neste sábado (17/08) e domingo (18/08) a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição, que tem a etapa regional coordenada pelos docentes do IFMG, Édilus Penido e Márcio Miranda, deve reunir 54 equipes e cerca de 200 estudantes da região. O time campeão irá para a Etapa Estadual, marcada para os dias 14 e 15 de setembro, em Divinópolis.

A OBR é uma olimpíada científica que tem como objetivo estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover intercâmbio entre as escolas. Participam estudantes de escolas públicas e particulares de Ensino Médio e Técnico. Posteriormente, haverá a modalidade teórica da competição, com a aplicação de uma prova nas escolas

As competições de nível 0 e 1 têm início no IFMG Campus Ouro Branco, no sábado (17), a partir das 9h00, com o credenciamento das equipes. A primeira rodada está marcada para as 9h45. No domingo, acontecem as disputas do nível 2, com o credenciamento das equipes às 9h e a primeira rodada às  9h45. O evento é aberto a todos os interessados. 

Confira a programação:

IFMG promove sétima edição das Noites Astronômicas

por Fernando Cintra publicado 12/08/2019 15h10, última modificação 15/08/2019 16h23
Evento organizado pelos professores de Ciências da natureza envolve alunos, servidores e comunidade externa em quatro noites de muita ciência.

Nos dias 21 e 28 de agosto, 4 e 11 de setembro, o IFMG Campus Ouro Branco, por meio dos professores de Ciências da Natureza, realiza a sétima edição do projeto Noites Astronômicas.

O evento, que acontece no próprio campus e que tem foco no universo sideral e nos corpos celestes,  terá diversas palestras, sendo aberto para toda a comunidade do IFMG. 

Confira a programação: 

Nota à comunidade

por Fernando Cintra publicado 09/08/2019 16h28, última modificação 09/08/2019 18h24
IFMG manifesta preocupação com a manutenção do contingenciamento de recursos orçamentários pelo Governo Federal e informa à sociedade sua grave situação financeira.

Diante da imprevisibilidade orçamentária que enfrenta, devido à manutenção do contingenciamento de recursos pelo Governo Federal, anunciado em 30 de abril, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) vem a público manifestar preocupação e externar a grave situação financeira na qual se encontra. Apesar de inúmeros esforços políticos e técnicos para reverter a situação, realizados desde o mês de maio, como reuniões na  Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e manifestação via Ofício nº 285/2019/Gabinete/Reitoria/IFMG, a instituição está agora buscando as últimas alternativas para manter seu funcionamento até o final do exercício, em dezembro.

Do orçamento que não foi contingenciado, o IFMG possui R$ 5.848.725,00 dentro de seus limites de empenho destinados a arcar com todas as despesas de custeio em seus 18 campi e na Reitoria até o término de 2019. Entretanto, o valor necessário para a instituição manter a qualidade em seu funcionamento é de R$ 23.831.020,00. Se não houver, ainda no mês de agosto, a reversão dos 32% do orçamento bloqueado, medidas críticas deverão ser tomadas.

Nesta semana, uma série de reuniões da gestão da Reitoria com os gestores dos campi foi iniciada para decidir quais ações prioritárias serão mantidas para não comprometer o calendário de aulas. Já está definida a suspensão, por tempo indeterminado, de concessões de diárias, passagens, pedidos de transporte, visitas técnicas e eventos acadêmicos. Também serão suspensos parte dos contratos de serviços, de aquisição de materiais e de terceirização. A Pró-reitoria de Administração e Planejamento, juntamente com as Diretorias de Administração e Planejamento dos campi, está analisando todos os empenhos a liquidar para sanear possíveis despesas obrigatórias.

Entre o que será mantido, por enquanto, mas com restrições, estão somente as atividades ligadas diretamente à assistência estudantil e ao Vestibular e Processo Seletivo 2020/1; o pagamento de despesas como água, luz, internet, limpeza, vigilância e alimentação dos animais nas fazendas-escola; o funcionamento dos restaurantes; e as ações de pesquisa, extensão, inovação e capacitação empenhadas dentro do limite de despesas até o dia 7 de agosto.

Desde 2015, o IFMG vem otimizando a alocação de recursos e realizando vários ajustes em contratos. Tanto que a instituição ocupou a 9ª posição, no quesito custeio administrativo, no Raio-X da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional, numa  listagem de 184 órgãos e entidades analisados. Com o contingenciamento em abril, esses esforços foram intensificados para buscar alternativas e reduzir o impacto.

No entanto, essa situação orçamentária é uma nova realidade que precisa ser compartilhada com toda a comunidade acadêmica. A instituição acredita que um momento crítico como esse só será superado com a cooperação entre nossas unidades acadêmicas, por meio de nossos servidores e estudantes, e o apoio da sociedade civil por uma educação pública de qualidade.

O impacto do contingenciamento no IFMG é de R$ 20,6 milhões (cerca de 32% do orçamento previsto em lei para o ano 2019). Com o funcionamento de nossa instituição comprometido, está em jogo a formação profissional de 17 mil alunos e a manutenção de toda a nossa estrutura de ensino, pesquisa e extensão. São 192 cursos ofertados, que chegam a cinco regiões de Minas Gerais, atingindo uma população de aproximadamente 2,5 milhões de pessoas.

A redução drástica das atividades afeta não somente a comunidade acadêmica, como também os municípios onde estamos. Temos unidades na periferia de grandes cidades e no interior, em regiões nas quais a economia gira em torno do IFMG. Nossos cursos são bem avaliados pelo Ministério da Educação e existem muitos projetos voltados à sociedade. Educação é um bem público, garantido pela Constituição Brasileira a todos. Mais do que ensinar, o IFMG leva oportunidades a quem precisa, forma cidadãos e realiza sonhos. Somente com o exercício da cidadania se constrói um país justo.

Acesse este endereço e veja todos os dados relacionados à nossa execução financeira e orçamentária.

Belo Horizonte, 9 de agosto de 2019.

Acesse a Nota à Comunidade em PDF

Resultado Final - Curso de Formação Continuada em Estatística Aplicada à Engenharia

publicado: 08/08/2019 11h58, última modificação: 08/08/2019 12h03

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Processo seletivo simplificado para Professor Substituto

por Fernando Cintra publicado 06/08/2019 14h21, última modificação 08/08/2019 17h38

O IFMG Campus Ouro Branco anuncia um novo edital (nº 20/2019) de processo seletivo destinado à seleção de candidatos para contrato como Professor Substituto nas áreas de Letras/Libras e Pedagogia.

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre o período de 02/08/2019 a 15/08/2019, exclusivamente por via eletrônica através do sítio www.ifmg.edu.br. A taxa de inscrição está fixado em R$50,00 (cinquenta reais).

Clique aqui para acessar o Edital.

Clique aqui para acessar os Anexos.

Retificação nº 01.

Retificação nº 03.

Campus Ouro Branco instala usina solar fotovoltaica

publicado: 05/08/2019 21h20, última modificação: 07/08/2019 17h12

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Campus realiza eleições para o Conselho Acadêmico

por Fernando Cintra publicado 05/08/2019 17h13, última modificação 05/08/2019 21h27

O IFMG Campus Ouro Branco convoca alunos, técnicos administrativos e docentes a participarem das eleições para o Conselho Acadêmico. 

Serão eleitos 2 representantes titulares de cada uma das 3 categorias: Docentes, técnicos administrativos e discentes/alunos. Cada categoria terá ainda 2 suplentes. Na categoria discentes/alunos, será eleito um titular e um suplente matriculado em curso técnico e um titular e um suplente matriculado em curso de graduação/pós-graduação.

As inscrições estarão abertas entre os dias 05/08 até o dia 12/08.

Poderão candidatar-se para compor o Conselho Acadêmico todos os servidores do quadro permanente e em efetivo exercício do IFMG Campus Ouro Branco, bem como os discentes regularmente matriculados no IFMG Campus Ouro Branco, não concluintes no ano corrente, e que tenham, no mínimo, dezesseis anos completos. 

O Conselho Acadêmico é o órgão consultivo e deliberativo máximo presente em cada um dos Campi do IFMG, que tem a finalidade de colaborar com a correta execução das políticas da Instituição. Sendo assim, compete ao Conselho Acadêmico: subsidiar o Diretor Geral com informações da comunidade, relativas a assuntos de caráter administrativos de ensino, pesquisa e extensão; propor e/ou aprovar políticas referentes ao ensino, pesquisa, extensão, administração e ao planejamento, no âmbito do Campus; avaliar as diretrizes e metas de atuação do Campus e zelar pela execução de sua política educacional; aprovar o calendário acadêmico de referência do Campus, além de opinar sobre questões submetidas a sua apreciação.  

Informações completas podem ser consultadas clicando aqui.

Participem!


Confira o Cronograma das Eleições:

ATIVIDADE LOCAL DATA
Divulgação do Edital Quadro de Avisos / Site do Campus / E-mail Institucional 05/08/19
Período de Inscrição Secretaria de Registro e Controle Acadêmico - Inscrições entre (09:00 e 21:00). 05/08/2019 a 12/08/2019
Homologação das Inscrições Quadro de Avisos / Site do Campus / E-mail Institucional 13/08/2019
Campanha dos Candidatos ao Conselho   14/08/2019 a 25/08/2019
Votação Votação online 26 e 27/08/2019
Até às 23:59
Apuração e publicação dos resultados provisórios Quadro de Avisos / Site do Campus / Email Institucional 28/08/2019
Até às 23:59
Interposição de recursos contra os resultados provisórios Email institucional (encaminhado aos membros da comissão) 29/08/2019

Divulgação dos resultados finais Quadro de Avisos / Site do Campus / Email Institucional 02/09/19

Nota de Falecimento

publicado: 01/08/2019 21h06, última modificação: 01/08/2019 21h38

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Comunidade vai avaliar infraestrutura e políticas acadêmicas do IFMG

por Fernando Cintra publicado 01/08/2019 16h06, última modificação 01/08/2019 16h06
Entre 01/08 e 30/09, CPA disponibiliza questionário para a avaliação institucional, que poderá ser feita com a participação de estudantes e servidores.

A partir desta quinta-feira, 1º de agosto, servidores e alunos do IFMG poderão participar da avaliação institucional. Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), a pesquisa é uma das formas do Instituto Federal avaliar suas unidades acadêmicas, observando estruturas e serviços ofertados. Os resultados ajudam na tomada de decisões para o aprimoramento institucional em processos da Reitoria e dos campi.

Nesta etapa do processo, estarão sob avaliação os eixos de infraestrutura e políticas acadêmicas. O questionário a ser respondido abordará questões em quatro dimensões: políticas para ensino, pesquisa e extensão; comunicação com a sociedade; atendimento aos discentes; e estrutura física. Os interessados em participar deverão acessar a página www.ifmg.edu.br/pesquisa-cpa (entre 01/08 e 30/09), onde terão acesso às perguntas.

O questionário apresenta sete opções de resposta por questão. Cinco delas equivalem a uma escala de notas que variam entre um e cinco. A menor nota representa o “péssimo”, enquanto a maior significa “ótimo”. Também é possível preencher respondendo com as opções de “não tenho conhecimento suficiente para avaliar” e “inexistente”.

No fundo do mar

Para mobilizar a comunidade, foi criada uma campanha de divulgação, cujo tema aborda os parâmetros utilizados no questionário da pesquisa. De acordo com o presidente da CPA Institucional, Alessandro Almeida Schwonke, para ilustrar os critérios, foram criadas situações imaginárias. “A campanha faz alusão ao fundo do mar e aos animais que habitam esse ambiente, tem o intuito de fazer com que a participação na avaliação institucional seja uma atividade lúdica. Também foi proposta a impressão de adesivos com as sete situações de avaliação possíveis e sua numeração para que estudantes e servidores possam simular, presencialmente, a avaliação, utilizando as figurinhas de forma consciente e responsável”, explica Schwonke. A divulgação será feita pelas redes sociais do IFMG e por cartazes que ficarão expostos em locais de maior visibilidade dos campi.

A CPA tem o propósito de colher informações da comunidade acadêmica para analisá-las com o intuito de sugerir melhorias à gestão do IFMG. A comissão é responsável pela redação de um relatório anual, no qual é apresentado um conjunto de eixos diferentes a cada ano, repetindo-os ao final de um ciclo de três anos. Dessa forma, é possível comparar os eixos avaliados no decorrer de cada ciclo.

Eixos de avaliação

Em 2018, os eixos avaliados foram desenvolvimento institucional e políticas de gestão. Nessa etapa, a comunidade acadêmica pôde discorrer sobre cinco dimensões avaliativas: missão e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); responsabilidade social; políticas de pessoal; organização e gestão; além de sustentabilidade financeira. Já em 2020, o eixo a ser abordado será planejamento a avaliação institucional.

Formada por técnicos administrativos, professores, alunos e membros da comunidade externa, a CPA se reúne periodicamente para discutir a metodologia e a melhor maneira de fazer a sensibilização para a aplicação dos questionários. Ao participar da avaliação institucional, o estudante ou servidor pode opinar sobre a infraestrutura, a qualidade dos cursos, a organização administrativa, os serviços prestados entre outros temas.

Acesse a página da CPA

Responda ao questionário da Avaliação Institucional (disponível até 30/09)

Fonte: Comunicação Reitoria

Edital e inscrições para o curso de brigadista florestal voluntário

publicado: 25/07/2019 15h56, última modificação: 07/08/2019 17h18

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Campus Ouro Branco na final da 11ª Olimpíada Nacional de História do Brasil

por Fernando Cintra publicado 18/07/2019 14h39, última modificação 01/08/2019 13h42

A equipe “WISE, do Instituto Federal de Minas Gerais, campus Ouro Branco participará da etapa final da 11ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). O evento, organizado pela Unicamp, acontecerá nos dias 17 e 18 de agosto de 2019, em Campinas.

A equipe se destacou entre as 18.505 inicialmente inscritas e participará da última etapa junto a outras 313, compostas por alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares de todo o país.

O grupo é composto pelos alunos Arthur de Andrade e Gileade Lopes, do 1º ano do Curso Técnico em Informática e Lucas de Oliveira, do 1º ano do Curso Técnico de Administração.  O trio foi orientado pela prof. Aline Presot.

Esse é o terceiro ano consecutivo em que o campus participará da final da competição. Contudo, devido aos cortes de verbas impostos à educação pelo Governo Federal, o Instituto não poderá arcar com todos os custos da viagem a Campinas. Para ajudar a cobrir os gastos com hospedagem, alimentação e transporte na cidade, os alunos criaram uma “vaquinha virtual”. Clique aqui para participar.  

 

Edital 017/2019 - Curso de Formação Continuada em Estatística Aplicada à Engenharia

por Fernando Cintra publicado 16/07/2019 14h31, última modificação 18/07/2019 14h54

Estarão abertas, no período de 17/07/2019 a 30/07/2019, as inscrições para a seleção de candidatos para vagas no Curso de Formação Continuada em Estatística Aplicada à Engenharia.

O(a) candidato(a) deve possuir idade mínima de 18 anos, estar cursando ou ter concluído cursos de graduação em Engenharia ou Administração, de qualquer instituição de ensino superior no país, e que tenha pelo menos uma disciplina de Estatística com ementa e carga horária compatíveis em pelo menos 75% da carga horária e também da ementa do curso.

Da inscrição e do resultado

A inscrição para o Curso de Formação Continuada em Estatística Aplicada à Engenharia será gratuita e será feita por formulário disponível em meio eletrônico, no período de 17/07/2019 a 28/07/2019 CLICANDO AQUI  ou presencialmente, para aqueles que por algum motivo tiverem dificuldades em acessar o endereço eletrônico, no período de 29/07/2019 a 30/07/2019, no Gabinete de Engenharia Metalúrgica, 2o andar, sala 05, do campus Ouro Branco, das 13:30 às 18h.

Da matrícula

A matrícula será realizada no IFMG Campus Ouro Branco nos dias 08/08/2019 e 09/08/2019, de 13:30h às 18h, no Gabinete de Engenharia Metalúrgica, 2o andar, sala 05, onde deverão ser entregues toda a documentação para conferência.

Clique aqui para acessar o Edital.

Clique aqui para acessar o Anexo I.

Clique aqui para acessar o Anexo II. 

ERRATA:

 - item 4.3: 

onde lê-se "aqui sendo o termo Memorial compreendido pela composição de todas as documentações obrigatórias solicitadas e também pelo questionário a preenchido no ato da inscrição ao processo seletivo", 

 leia-se: "aqui sendo o termo Memorial compreendido pela composição das cópias de todas as documentações obrigatórias solicitadas (e que devem ser entregues impreterivelmente pelos candidatos ou seus representantes entre os dias 29 e 30 de julho no Gabinete de metalurgia no campus Ouro Branco, 2º andar, sala 05, das 13:30 às 18h) e também ter preenchido o questionário eletrônico no ato da inscrição ao processo seletivo (não é necessário imprimí-lo). Os originais deverão ser apresentados apenas no ato da matrícula."

  

Sobre os cursos FIC

Os cursos de Educação Profissional na modalidade Formação Continuada (FIC), visam capacitar o aluno a utilizar métodos matemáticos e estatísticos, com ou sem o apoio de planilhas eletrônicas ou softwares estatísticos (Calc, Excel, Minitab, RGui, etc.) para avaliar os processos produtivos, a estruturar a gestão científica do processo de melhoria de produtos e processos, de forma quantitativa e qualitativa, estatisticamente embasada, explorando as principais variáveis que os impactam, de forma a permitir uma atuação metodologicamente estruturada nos indicadores nos projetos que atue.

Jogos Interclasse 2019 começam amanhã

por Fernando Cintra publicado 09/07/2019 16h49, última modificação 09/07/2019 16h49

Nos dias 10, 11 e 12 de julho, o Campus Ouro Branco dará início aos jogos interclasse. Trata-se de competições entre as turmas de todos os anos dos cursos técnicos integrados, envolvendo várias modalidades esportivas, como basquetebol, handebol, futsal, voleibol, tênis de mesa, xadrez e jogos eletrônicos. Além dos jogos, haverá apresentações artísticas e culturais durante o evento.

Nas modalidades tênis de mesa, xadrez e jogos eletrônicos, as inscrições poderão ser realizadas por qualquer estudante do IFMG até minutos antes do início das disputas. 

A cerimônia de abertura está programada para as 7h30 da quarta-feira, 10, no Bloco Didático, com a participação dos coordenadores do evento, Prof. Breno Ferreira e Prof. Carlos Eduardo. 

Clique aqui para acessar as tabelas de jogos. 

Confira a programação:

 

 

UNIF 2019 promove simulações de comitês da ONU

por Fernando Cintra publicado 05/07/2019 17h34, última modificação 05/07/2019 17h35

 

Nos dias 28, 29 e 30 de junho o IFMG campus Ouro Branco sediou pela terceira vez a UNIF, evento de Simulação Intercolegial organizado pelos membros do Grupo de Relações Internacionais do IFMG (GRIIF) coordenado pela professora Maria Virgínia Maciel Jordana.

O evento é destinado a alunos secundaristas e, este ano, contou com a participação de cerca de 180 delegados, estudantes de distintos campi de nosso Instituto e de colégios convidados das cidades de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto e Belo Horizonte. Também cabe destacar o retorno de diversos ex-alunos de nosso campus que compõem mesas diretoras de destaque todos os anos.

O propósito por trás das Simulações Intercolegiais é de ampliar e aprofundar, de forma interdisciplinar, conhecimentos adquiridos em distintas disciplinas do cotidiano escolares. Durantes as sessões de Simulação, os delegados aplicam parte do conteúdo curricular ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades como a oratória e a negociação. Nestes encontros, os participantes são expostos a um contexto que enaltece os valores necessários à formação cidadã e à cultura da paz.

A edição deste ano trouxe os seguintes comitês:

UNASUL - Biopirataria, Narcotráfico e internacionalização da Amazônia

OEA- Imigração e segurança nacional: políticas de controle, soberania e implicações socioeconômicas dos refugiados

ACR: Alto Comissariado da República- Abertura Política na Ditadura Militar

Agência de Comunicação: Brasil, ame-o ou deixe-o!

CCJC (Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania) - "Práticas inovadoras para combater o feminicídio e o assassinato de Marielle Franco"

CSPCCO - A atuação das UPPs nas comunidades do Rio de Janeiro

CDHM - Sistema Carcerário no Brasil.

 

O evento é integralmente organizado e gerenciado por um Secretariado que este ano foi formado pelas estudantes:

Secretária Geral – Sofia Bastos (ADM 3)

Secretária Acadêmica – Tamíres Lana (MET 3)

Secretária de Logística – Francyellen Lage (INFO 3)

Secretária de Marketing – Isabella Freitas (INFO 3)

Secretária Administrativa – Rebeca Nunes (ADM 2)

Secretária Tesoureira – Roberta Leitão (ADM 2)

  

Fotos do Evento:

 

 

Napnee seleciona bolsista para para atuação no projeto “Atendimento Educacional Especializado

por Fernando Cintra publicado 03/07/2019 15h10, última modificação 03/07/2019 15h16
Será oferecida bolsa na modalidade de Colaborador Externo

Estão abertas, do dia 03/07/2019 ao dia 07/07/2019, as inscrições para bolsistas do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnee). Os interessados devem se inscrever mediante preenchimento do Formulário de Inscrições. Além do formulário preenchido, os candidatos devem entregar à Comissão no dia da entrevista: cópia do diploma de graduação ou comprovante de conclusão de curso para o candidato que concluiu algum curso superior); comprovante de matrícula (para o candidato que estiver cursando uma graduação);  e currículo vitae simplificado. 

Podem se candidatar os licenciados em Pedagogia e, também, alunos que estejam regularmente matriculados a partir do 3º período de Licenciatura em Pedagogia.

O resultado final da seleção será divulgado a partir do dia 10 de julho, por meio de documento oficial.

Mais informações podem ser obtidas no edital, disponível AQUI.

Clique aqui para acessar o Anexo I.

Clique aqui para acessar os anexos II, III e IV. 

Divulgado resultado do Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional - Turma 2019

por Fernando Cintra publicado 02/07/2019 13h49, última modificação 02/07/2019 13h53

EDITAL, CRONOGRAMA, INSCRIÇÕES E RESULTADOS

 

ATIVIDADE DATAS
Data de publicação do Edital 20/12/2018
Recursos ao Edital 21/12/2018
Resultado dos recursos ao Edital 22/12/2018
Inscrições 02/02/2019 a 07/03/2019
Período de solicitação de isenção 02/02/2019 a 11/02/2019
Resultado das solicitações de isenção 18/02/2019
Recursos ao resultado das solicitações de  isenção 19/02/2019
Resultado final das solicitações de isenção 25/02/2019
Data limite para pagamento da inscrição 12/03/2019
Divulgação das inscrições homologadas 15/03/2019
Recursos ao resultado das inscrições homologadas 18/03/2019
Resultado final das inscrições homologadas 21/03/2019
Resultado das solicitações de condições especiais 29/03/2019
Recurso ao resultado de condições especiais 02/04/2019
Resultado final de condições especiais 09/04/2019
Divulgação do local de realizaçao do ENA 29/04/2019
Realização do Exame Nacional de Acesso 05/05/2019
Divulgação do gabarito 06/05/2019
Recursos ao gabarito 07/05/2019
Divulgação do gabarito Final 24/05/2019
Divulgação da nota individual 03/06/2019
Recursos à nota individual 04/06/2019 e 05/06/2019
Resultado final 19/06/2019
Matrículas* Junho, julho e agosto de 2019
Início do semestre letivo* Agosto de 2019

* Cada instituição divulgará o período de matrícula e início do semestre específicos.

 

PROVA E GABARITO

Gabarito Final - divulgado em 24/05/2019

Gabarito oficial - divulgado em 06/05/2019

Caderno de Prova - divulgado em 06/05/2019

Prova em Libras - divulgado em 07/05/2019

 

EDITAL

Edital (formato .pdf - tamanho 1.18 KB) - retificado em 17/06/2019
Alteração no cronograma - evento de divulgação do Resultado Final

Edital (formato .pdf - tamanho 1.18 KB) - retificado em 04/06/2019
Alteração no cronograma - evento de recursos ao resultado individual da prova objetiva

Edital (formato .pdf - tamanho 1.15 KB) - retificado em 28/03/2019
Alteração no cronograma - evento de recursos aos pedidos de condições especiais

Edital em Libras - divulgado em 26/12/2018

Edital (formato .pdf - tamanho 1,180 KB) - divulgado em 20/12/2018

 

RESULTADOS

Resultado Final - Aprovados (formato .pdf - tamanho 1,018 kb) - divulgado em 19/06/2019

Resutado Final - Lista Geral (formato .pdf - tamanho 2,308 kb) - divulgado em 19/06/2019

Resultado Final das Inscrições Homologadas (formato .pdf - tamanho 2,209 kb) - divulgado em 21/03/2019

Resultado das Inscrições Homologadas (formato .pdf - tamanho 2.304 kb) - divulgado em 15/03/2019

Resultado dos pedidos de isenção - divulgado em 18/02/2019

Resultado dos recursos ao Edital (formato .pdf - tamanho 483 kb) - divulgado em 22/12/2018 

 

INSCRIÇÃO

Clique aqui

Divulgado resultado de vagas remanescentes para ingresso no segundo semestre de 2019

por Fernando Cintra publicado 28/06/2019 15h25, última modificação 28/06/2019 16h16

O IFMG Campus Ouro Branco divulgou hoje, 28, o resultado das vagas remanescentes do vestibular 2019. No total, foram disponibilizadas 31 vagas em 4 cursos oferecidos pelo Instituto. Os aprovados deverão realizar a matrícula presencial entre os dias 3 e 4 de julho, das 16h às 21h, na Secretaria de Registro e Controle Acadêmico, portando a documentação exigida para matrícula. 

Clique aqui para acessar o resultado. 

Clique aqui para acessar o edital.

Exposição "De cara com a arte" abre inscrições para retrato artístico

por Fernando Cintra publicado 27/06/2019 15h50, última modificação 27/06/2019 15h56

Os integrantes do projeto Ateliê Aberto, coordenado pela Profª. Denise Perdigão, convidam toda Comunidade Acadêmica do IFMG - Campus Ouro Branco a se inscrever para ser retratado artisticamente pelo grupo na exposição "De cara com a arte".

Serão realizados retratos em modalidades diversas, como desenho realista, caricatura, mangá, etc. Para participar, basta que seja preenchido o formulário abaixo. Serão sorteadas cerca de 25 pessoas para serem representadas. Os resultados dos trabalhos serão expostos na Semana de Ciência e Tecnologia deste ano. 

Clique aqui para preencher o formulário.

Parceria disponibiliza software gratuito a professores e alunos do IFMG

por Fernando Cintra publicado 27/06/2019 14h00, última modificação 27/06/2019 14h00

Que tal acessar e editar textos, planilhas, vídeos e apresentações de forma compartilhada entre estudantes e professores, tudo online e de graça? Pois essa realidade já está ao alcance de toda a comunidade acadêmica do IFMG. Basta acessar o site https://www.office.com/, efetuar o login utilizando o nome de usuário acrescido de @academico.ifmg.edu.br(nome.sobrenome@academico.ifmg.edu.br) e fazer a sua solicitação.

O acesso a essas ferramentas tornou-se possível devido a uma parceria  entre o Instituto e a Microsoft para disponibilizar o pacote Office 365 online, um conjunto de softwares voltados para atividades educacionais. “A Microsoft oferece os serviços de forma gratuita a instituições de ensino, permitindo o uso para alunos e professores. Fizemos o cadastro do IFMG, e passamos a ter os serviços sem nenhum custo ou investimentos em infraestrutura, pois eles rodam em `nuvem´ da própria Microsoft”, explica Fernando César Alves, assessor da Diretoria de Tecnologia da Informação

Outra praticidade do sistema é o acesso do usuário, tanto docente quanto aluno, a uma conta de e-mail integrada, com espaço de armazenamento de 1 terabyte (equivalente a 1.024 gigabytes) de espaço.  Isso possibilita que todos os conteúdos do Office 365 online estejam disponíveis em qualquer lugar, sendo necessária apenas uma conexão de internet para acessá-los. Esse recurso permitirá, por exemplo, a cooperação e interação entre alunos e professores, otimizando as atividades acadêmicas com diversos recursos.

Clique aqui para conhecer o tutorial de acesso ao Office 365 

CAPES promove acesso remoto ao Portal de Periódicos

por Fernando Cintra publicado 26/06/2019 14h23, última modificação 26/06/2019 14h23

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) promove o acesso remoto ao Portal de Periódicos para os usuários vinculados às instituições participantes da rede da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).


Clique aqui para acessar as orientações e procedimentos para o usuário autenticar-se e obter o acesso remoto via CAFe ao Portal.

NAP (IFMG Ouro Branco) promove palestra com o Sociólogo Rudá Ricci

por Fernando Cintra publicado 26/06/2019 13h53, última modificação 26/06/2019 13h58

O Núcleo de Aprofundamento Político (NAP), do IFMG, Campus Ouro Branco, convida a todos (as) para participarem da segunda palestra do Projeto: “Leituras da Política Contemporânea”, dia 2 de julho, às 15 horas, no Salão de Convenções do Campus.

A Palestra terá como tema “Caminhos e Possibilidades da Política no Brasil atual”, proferida pelo renomado Sociólogo, Consultor Político e Professor Rudá Ricci.

Rudá Ricci é sociólogo, mestre e doutor em Ciências Sociais pela Unicamp. Diretor do Instituto Cultiva, começou sua trajetória na área educacional como membro da equipe de Paulo Freire. É autor de dezenas de livros e artigos técnicos sobre educação publicados no Brasil, Argentina, México. Costa Rica, Portugal e Espanha, entre outros e foi condecorado com a Medalha Grande Mérito Educacional de Minas Gerais.

 Sobre o NAP 

O Núcleo de Aprofundamento Político (NAP), é grupo de estudo composto por professores e estudantes do IFMG, Campus Ouro Branco para estudo, discussão, pesquisa e publicação de temas relacionados à Ciência Política, Direito Internacional e Políticas Públicas. Mais informações pelo e-mail nap.ourobranco@ifmg.edu.br.

 

Fique por dentro das eleições para Reitor e Diretores-Gerais no IFMG

por Fernando Cintra publicado 11/06/2019 15h09, última modificação 11/06/2019 15h09

Teve início o processo eleitoral de consulta à comunidade para a escolha dos novos gestores do IFMG. Os próximos gestores exercerão mandato entre os anos 2019-2023. Serão eleitos servidores para os cargos de reitor e de diretores-gerais dos campi Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ouro Branco, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.

 

Campanha

As campanhas estão autorizadas no período de 1º a 17 de junho. Os candidatos deverão seguir as normas do regulamento, que permite propaganda eleitoral através dos seguintes meios: palestras, entrevistas, debate, materiais gráficos, e-mail, sites e redes sociais. A formas de divulgação têm regras específicas definidas pela Comissão Eleitoral.

 

Eleições

A votação para o cargo de reitor do IFMG e de diretores-gerais dos campi ocorrerá no dia 18 de junho de 2019, de 8h às 21h, em locais a serem especificados e divulgados pela Comissão Eleitoral Central até 14 de junho. Tem direito a voto os servidores (docentes e técnicos administrativos) em exercício na data do pleito, mesmo em gozo de férias ou afastamento, assim como os alunos regularmente matriculados.

O discente poderá votar apenas uma vez, independentemente da quantidade de matrículas em cursos e campi do IFMG. Já o servidor que se encontrar também na condição de discente terá direito a voto apenas na condição de servidor. Não poderão participar do processo professores substitutos ou temporários e funcionários contratados por empresas terceirizadas, além de ocupantes de cargos de direção sem vínculo permanente com o Instituto.

O voto é facultativo, não podendo ser efetuado por correspondência ou procuração.

 

O voto

No ato da votação, todos os votantes deverão apresentar um dos seguintes documentos de identificação com fotografia nítida: carteira de identidade; carteira nacional de habilitação; carteira de trabalho e previdência social; certificado de dispensa de incorporação ou passaporte.

Nos processos de consulta, será atribuído o peso de 1/3 (um terço) para manifestação dos servidores docentes, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico administrativos e de 1/3 para a manifestação do corpo discente, em relação ao total de eleitores aptos a votar em cada segmento.

O voto é facultativo, não podendo ser efetuado por correspondência ou procuração. 

 

Resultados

Na apuração dos votos, será atribuído o peso de um terço para manifestação dos servidores docentes, um terço para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e um terço para a manifestação do corpo discente, conforme equação matemática informada no regulamento. O processo de apuração será iniciado após o encerramento da votação. Os resultados serão divulgados pela Comissão Eleitoral Central no dia 19 de junho.

Após o prazo de recursos, toda a documentação referente ao pleito será encaminhada ao Conselho Superior do IFMG, que terá até 9 de julho para homologar o resultado das eleições. 

 

Propostas

Ouro Branco - Diretor geral | Lawrence Gomes

REITORA | Ana Elisa Novais

REITOR | Fabrício Carvalho

REITOR | Kléber Glória

 

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