Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Últimas notícias
conteúdo

Últimas notícias

por Brasil última modificação 17/05/2018 14h51

ProfEPT realiza mais um evento importante em nosso Campus

publicado: 05/06/2019 18h49, última modificação: 05/06/2019 18h49
Seminário vai reunir profissionais do IFMG e do CEFET/MG para debater sobre a Educação Profissional e Tecnológica

Leia mais…

Campus comemora o Mês do Orgulho LGBT+

por Fernando Cintra publicado 05/06/2019 17h20, última modificação 05/06/2019 18h25
Em junho, o IFMG Campus Ouro Branco realiza uma série de ações em celebração ao Mês do Orgulho LGBT+

 

O Mês do Orgulho LGBT+ no IFMG teve início nesta terça-feira, 4, e segue até o final do mês com palestras, mesas-redondas e performances organizadas por alunos da instituição, além de atividades de lazer, com música e interação com a comunidade.

A iniciativa é do Grêmio A Resistência e do Coletivo Matricarias, em parceria com o NEPGRES - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade; NAEE - Núcleo de Apoio ao Educando e ao Educador; GRIIF - Grupo de Relações Internacionais do IFMG; Projeto IFEmpodera e com o Projeto de Comunicação Não Violenta.

Entre os assuntos debatidos no evento, estão "Os desafios e resistências LGBTs e feministas no cenário atual" e  a "História das homossexualidades no Brasil".

Confira a programação:

Confira a programação da Semana Acadêmica Unificada dos Cursos de Graduação

por Fernando Cintra publicado 05/06/2019 15h36, última modificação 05/06/2019 15h36

Reunião de Pais e Mestres acontecerá no dia 11 de junho

por Fernando Cintra publicado 31/05/2019 13h58, última modificação 31/05/2019 20h37

Prezados pais e responsáveis, 

Comunicamos que a reunião de pais e mestres, referente à 1ª etapa letiva, será realizada no dia 11/6/2019. 

O encontro acontecerá às 19h, no salão de convenções, do bloco didático. Na ocasião, os pais de todos os alunos dos cursos técnico-integrados terão oportunidade de conversar com os docentes sobre o desempenho acadêmico de seus filhos.

A presença de todos é de fundamental importância, uma vez que grande parte do sucesso escolar dos nossos alunos reside no compartilhamento da responsabilidade pelo desenvolvimento acadêmico entre família e escola.

Cordialmente,

Prof. Lawrence de Andrade Magalhães Gomes

Diretor Geral

Publicado o regulamento eleitoral de consulta para os cargos de Reitor e Diretor-geral

publicado: 24/05/2019 20h07, última modificação: 24/05/2019 20h07

Leia mais…

Campus se prepara para receber a instalação de usina fotovoltaica

por lawrence.andrade publicado 24/05/2019 15h59, última modificação 26/05/2019 23h36

painel fotov

No caminho da sustentabilidade o IFMG tem investido em propostas para promover uma rotina que satisfaça as necessidades atuais da instituição sem comprometer a capacidade de suprir as mesmas necessidades no futuro. Uma das ações que vai ao encontro dessa tendência sustentável é a instalação de usinas de painéis fotovoltaicos nos campi, iniciada em 2017 na gestão do Reitor Kléber Gonçalves Glória. E chegou a vez do Campus Ouro Branco receber a sua usina que converterá energia solar em energia elétrica.

Uma vistoria foi realizada no dia 09/05 e a empresa Solens - vencedora da ata e, portanto, responsável pela nova etapa de implementação do projeto nos campi – deve iniciar o trabalho no Campus Ouro Branco a partir da chegada dos equipamentos e placas, agendada para a primeira semana do mês de junho. A usina terá um inversor de 20 KVa e receberá 63 placas fotovoltaicas que serão instaladas no telhado do Bloco Didático ainda no mês de junho, cuja produção estimada de energia é de 2.500 a 3.000 KWh por mês, garantindo maior eficiência energética e economia.  A implantação será acompanhada pelas equipes da Diretoria de Infraestrutura da Reitoria e do Setor de Infraestrutura do Campus; e conta também com o apoio da Comissão Local de Sustentabilidade.  

De acordo com matéria da Revista Galileu, especialistas consideram as condições geográficas do Brasil favoráveis à utilização de energia solar, especialmente pela incidência de sol superior à de países que investem muito mais nesse tipo de energia, como a Alemanha, por exemplo. O IFMG, integrado à era da energia renovável, contempla seus campi através de processo monitorado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) que, em 2015, emitiu portaria aos órgãos da administração pública, ressaltando a necessidade do estabelecimento de boas práticas de gestão e uso de energia elétrica e água.

 

Outras ações sustentáveis no Campus Ouro Branco

Além da alternativa mais limpa de energia, o IFMG Campus Ouro Branco já promove outras práticas nos quesitos consumo consciente e reaproveitamento de recursos. São elas:

  • Substituição das lâmpadas do Campus por opções de LED;
  • Instalação de sensores de fotocélulas nas áreas externas;
  • Instalação de reservatório de aproveitamento de água de chuva e combate a incêndio;
  • Desenvolvimento de coleta de lixo eletrônico (principalmente pilhas e baterias);
  • Desenvolvimento de coleta de resíduos orgânicos para a produção de adubo em composteiras;
  • Desligamento programado de computadores institucionais, que são encerrados automaticamente às 23 horas; também há programação de desligamento de monitores e discos rígidos durante o expediente, após alguns minutos sem utilização; e, ainda, controle de impressões através de identificação de servidores por crachá ou login;
  • Adoção do Sistema Eletrônico de Informações - SEI que promoveu intensa redução de documentos impressos;
  • Projeto de soluções 4.0 para diversas finalidades;
  • Fornecimento de canecas personalizadas aos servidores para estimular a redução do uso de copos descartáveis;
  • Fornecimento de ecobags institucionais aos servidores para reduzir o uso de sacolas plásticas;
  • Promoção de estudos para a instalação de torneiras automáticas nos banheiros, bem como de sensores de presença nos banheiros e estacionamento;
  • O campus deve instalar, ainda no mês de maio, um coletor de óleo de cozinha vegetal.

Vem aí o Primeiro Seminário sobre a História de Ouro Branco

por Fernando Cintra publicado 23/05/2019 18h19, última modificação 23/05/2019 18h19

Na próxima terça-feira (28 de maio), os professores de História do campus Ouro Branco, Aline Alves Presot e Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos, promovem o Primeiro Seminário sobre a História de Ouro Branco-MG. O evento gratuito acontece a partir das 19 horas no Salão de Convenções (3º andar) e é aberto a toda comunidade.

Na ocasião, a professora Aline detalhará as entrevistas e as memórias dos antigos moradores levantadas em sua pesquisa acadêmica intitulada “Nós e os outros: memória e identidade na construção dos bairros industriais em Ouro Branco-MG (1976-1993)”. O professor Rodolpho apresentará o site Histórias de Ouro Branco (historias.ourobranco.ifmg.edu.br), que foi desenvolvido para divulgar informações sobre o passado do município e para promover ações de educação patrimonial na cidade e região.

Nos dois casos, participaram dos projetos alunos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Computação que compõem o Núcleo de Pesquisas sobre a História e Memória de Ouro Branco-MG (NUPHMOB). Eles contaram com bolsas de pesquisas (CNPq) obtidas em editais internos e via reitoria.

Entre os alunos participantes estão: Flávia Vecchi Ferreira Ribeiro, Geazi Oliveira da Fonseca, Maria Raquel Honorata de Oliveira, Paloma Cristina Gonzaga de Oliveira, Sabrina Vieira de Oliveira Martins e Viviane de Cássia Gomes.

 

 

 

IFMG Campus Ouro Branco abre Edital de vagas remanescentes nos cursos de graduação

por Fernando Cintra publicado 23/05/2019 16h55, última modificação 05/06/2019 18h56

transferência

Notícia boa para os estudantes de graduação que desejam mudar de curso ou transferir os estudos para o IFMG Campus Ouro Branco! Está aberto o processo seletivo para preenchimento de vagas remanescentes dos Bacharelados em Administração, Engenharia Metalúrgica e Sistemas de Informação e da Licenciatura em Pedagogia ofertados aqui.

 

Com vagas limitadas, o Edital 014/2019 oportuniza o ingresso para o 2º semestre deste ano através das modalidades transferência interna, transferência externa e obtenção de novo título. Isso significa que podem participar do processo discentes regularmente matriculados em curso do IFMG Campus Ouro Branco que decidiram mudar o rumo profissional; estudantes de outros campi do IFMG ou de outras Instituições de Ensino Superior que almejam estudar conosco e, ainda, candidatos que já possuem diploma de graduação e querem um novo título.

  

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 31 de maio e 07 de junho, das 14 às 20 horas, na Secretaria do Campus Ouro Branco, localizada na rua Afonso Sardinha, nº 90, Bairro Pioneiros, Ouro Branco-MG.

Clique aqui para acessar o edital. 

Clique aqui para baixar o formulário de inscrição.

Campus Ouro Branco oferta prática de capoeira por meio de Projeto de Extensão

por Fernando Cintra publicado 23/05/2019 16h35, última modificação 24/05/2019 10h48
São 25 vagas para pessoas com idade mínima de 6 anos

A partir de junho o IFMG Campus Ouro Branco irá ofertar práticas de capoeira gratuitas à comunidade. Com início agendado para 05/06, o projeto “Capoeira Angola no Campus” -  coordenado pelo professor Carlos Eduardo de Souza, em parceria com o professor Daniel Matos - é uma ação extensionista que visa disseminar a modalidade e valorizar a cultura popular brasileira. São 25 (vinte e cinco) vagas destinadas a pessoas com idade mínima de 6 anos, que devem se inscrever através de formulário eletrônico, até 31/05. A seleção será feita por ordem de registro e os encontros serão semanais, sempre às quartas-feiras, de 18h às 19h30, na Unidade 1.

 

A Capoeira Angola é uma manifestação afro-brasileira, que se apresenta como instrumento de resgate histórico, contribuindo para o fortalecimento identitário. Através de especificidades como canto, musicalização, corporeidade, ritualidade e ludicidade, a prática proporciona interação social, desenvolvimento de potencialidades e o empoderamento da população local.

 

As práticas ofertadas no Projeto “Capoeira Angola no Campus” serão compostas por treinos, construção de instrumentos musicais, debates sobre a cultura afro-brasileira e o papel da Capoeira Angola na sociedade, divulgação das atividades na região, integração das propostas com ações das demais localidades e projetos desenvolvidos pelo Grupo Iúna de Capoeira Angola, além da promoção de eventos semestrais abertos à comunidade com participação do Mestre Primo (fundador do Grupo Iúna) e convidados.

 

Clique aqui para se inscrever.

 

Prestação de contas: Relatório de Gestão - setembro de 2015 a fevereiro de 2019

publicado: 22/05/2019 19h14, última modificação: 22/05/2019 19h14

Leia mais…

1º Encontro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do IFMG (GEDUC)

por Fernando Cintra publicado 20/05/2019 17h07, última modificação 20/05/2019 17h07

Convidamos a comunidade acadêmica para participação no 1º Encontro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do IFMG (GEDUC), a ser realizado dia 22/05/2019.  Local: Reitoria IFMG-BH. 

O evento inaugura a proposta de organização de encontros presenciais do GEDUC-IFMG. O encontro é aberto a todos os profissionais e estudantes interessados no debate e reflexão acerca da Educação. 

‘Os desafios do Educar: Educação em tempos difíceis’ é o tema da palestra que será ministrada pelo sociólogo Rudá Ricci. O tema é propício para o debate e reflexão acerca da Educação pública, gratuita e laica, nos tempos atuais. 

 

O encontro será composto por três momentos:

- primeiro momento: Palestra de Rudá Ricci - ‘Os desafios do Educar: Educação em tempos difíceis’;

- segundo momento: roda de conversa sobre a Educação no cenário atual;

- terceiro momento: organização e discussão acerca do registro e publicação de um texto sobre o evento. 

Programação:

09h - Recepção

10h - Palestra com o Prof. Rudá Ricci - "Os desafios do educar: a educação em tempos difíceis."

12h30min - Intervalo

14h - Roda de conversa

15h - Registro e Produção de texto sobre o evento

16h - Encerramento

Local: Auditório da reitoria.

 

Para realizar sua inscrição acesse:

https://www.even3.com.br/1encontrogeducifmg/

Divulgada a programação da semana de recuperação para os cursos técnicos integrados

por Fernando Cintra publicado 17/05/2019 14h10, última modificação 17/05/2019 14h10

Na próxima semana, conforme previsto em calendário acadêmico, ocorrerá a semana de recuperação, para os cursos técnicos integrados, referente à 1ª etapa.

Clique aqui para acessar a programação. 

Coordenação de TI promove treinamento para docentes

por Fernando Cintra publicado 17/05/2019 13h50, última modificação 17/05/2019 13h50

No dia 8 de maio a Coordenação de Tecnologia da Informação realizou um treinamento para os professores do campus poderem utilizar a lousa digital em suas aulas. Esse recurso tecnológico está disponível a todos que precisarem na sala multimídia do bloco acadêmico. A lousa permite uma interação e imersão maior do professor em suas aulas e pode também ajudar a despertar o interesse dos alunos.

A Coordenação de TI informa que está à disposição para realizar novos treinamentos aos que tiverem interesse e a reserva do espaço está disponível de acordo com os fluxos da gerência de ensino.

Na foto temos a Júnia Pereira apresentando o recurso aos professores do campus.

 

FOTO 1 - Júnia apresentação. 

Estudantes do IFMG promovem evento beneficente

por Fernando Cintra publicado 14/05/2019 17h06, última modificação 14/05/2019 17h06

Noite di Buteco é um evento organizado por estudantes do IFMG e sendo beneficente em prol do instituto Miguel Fernandes Torres - Projeto Vem Ser.

O evento é open-food, comidas de boteco, acontecerá no dia 18 de maio de 2019, no horário de 19h as 23h no clube AEA bairro Siderurgia. Os shows ficam por conta de Acauã Iannini e Franciele Karen. Além das atrações musicais contará com bingos e sorteios, e para a criançada brinquedos como pula-pula, piscina de bolinha e outras formas de entretenimento.

Realizado pelos alunos do 3° período do curso superior em Administração do IFMG Campus Ouro Branco em parceria com o Clube AEA Siderurgia, apoios e patrocínios de empresas de Ouro Branco e região.    

Para mais informações, acesse nosso perfil no instagram: @noitedibuteco

O Instituto Miguel Fernandes Tôrres, Projeto Vem Ser, é uma instituição é filantrópica, que funciona com o auxílio da Prefeitura Municipal de Ouro Branco e doações. Atualmente são atendidas 300 crianças e adolescentes (7 a 17 anos) oriundos da zona urbana e rural que estão matriculados em uma rede de ensino.

O Projeto tem por missão prover transformação na vida dessas crianças e adolescentes e auxiliar no crescimento ensinando-lhes valores, dando oportunidades e realizando atividades de integração, desenvolvimento pessoal, educacional, sociocultural e socioambiental.

Nota à comunidade do IFMG Campus Ouro Branco sobre o bloqueio de recursos

publicado: 13/05/2019 21h16, última modificação: 13/05/2019 23h11

Leia mais…

Resultado do Edital de Monitoria 2019

publicado: 08/05/2019 19h37, última modificação: 08/05/2019 19h37

Leia mais…

Informações sobre o Exame de Acesso ao Mestrado (PROFEPT)

publicado: 03/05/2019 20h10, última modificação: 07/05/2019 00h15

Leia mais…

Campus Ouro Branco promove palestra sobre Ciência Política

publicado: 02/05/2019 21h20, última modificação: 02/05/2019 21h29

Leia mais…

Resultado - Curso FIC de Libras

publicado: 29/04/2019 20h20, última modificação: 29/04/2019 20h20

Leia mais…

Campus Ouro Branco abre edital para programa institucional de monitoria - 2019

publicado: 26/04/2019 21h02, última modificação: 26/04/2019 21h02

Leia mais…

Nota de falecimento

publicado: 26/04/2019 19h05, última modificação: 26/04/2019 19h09

Leia mais…

Campus Ouro Branco abre inscrições para curso FIC de Libras - Nível básico

publicado: 23/04/2019 04h21, última modificação: 23/04/2019 21h20

Leia mais…

Vem aí o II Seminário de Libras do IFMG Ouro Branco

publicado: 17/04/2019 01h25, última modificação: 17/04/2019 01h49

Leia mais…

Inscrições para Comissão Eleitoral do Campus Ouro Branco

publicado: 16/04/2019 20h31, última modificação: 16/04/2019 20h31

Leia mais…

Consulta pública: demanda para o curso de brigadista florestal voluntário

por Fernando Cintra publicado 09/04/2019 16h19, última modificação 09/04/2019 16h19

O IFMG Campus Ouro Branco está fazendo um levantamento acerca de preferência popular para o curso de brigadista florestal voluntário, a ser ofertado a partir de Maio/2019, em parceria com a brigada Carcará, a partir do projeto de extensão “PESOBear, PESOBeando, edital 18/2018.

Clique aqui para preencher o formulário. 

Divulgado resultado final do Programa de Assistência Estudantil 2019

por Fernando Cintra publicado 08/04/2019 18h32, última modificação 08/04/2019 18h37

Clique aqui para acessar o resultado. 

Equipes do IFMG fazem bonito nos Jogos Estudantis de Ouro Branco

publicado: 05/04/2019 19h22, última modificação: 05/04/2019 19h22
Equipes se tornaram campeãs em todas as modalidades nas quais o campus disputou

Leia mais…

Campus selecionou participantes para vários projetos nos últimos meses

por Fernando Cintra publicado 02/04/2019 10h24, última modificação 02/04/2019 10h24

Confira as seleções para projetos do campus que ocorreram no último mês: 

Projeto Bate Tambô 

Cursinho Popular Integrar

Coral IFMG Ouro Branco

Projeto Robótica nas Escolas

Curso FIC de Espanhol