Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Área Pedagógica divulga os ganhadores do concurso de cartazes “Trote não rola!”

Área Pedagógica divulga os ganhadores do concurso de cartazes “Trote não rola!”

publicado: 06/02/2020 13h37, última modificação: 06/02/2020 13h50

A Área Pedagógica divulga os três cartazes vencedores do concurso “Trote não rola!”, que tinha o intuito de promover o acolhimento dos alunos novatos com a colaboração criativa dos veteranos, que participaram enviando os cartazes.

Cada aluno poderia participar com até duas propostas de artes visuais (design, fotografia, artes plásticas ou quadrinhos) sendo uma individual e uma coletiva. As inscrições foram realizadas até o dia 30 de janeiro na Área Pedagógica.

Confira os ganhadores e suas propostas

1º lugar: Érika Cecília da Silva - Curso Técnico Integrado em Administração

(Prêmios: headphone, livro de literatura, 1 pizza gigante com refrigerante de 2 litros)

“O cartaz tem como objetivo mostrar como o aluno que está ingressando no Instituto Federal de Minas Gerais, se sente após sofrer um trote vindo dos alunos veteranos. Com isso, uma brincadeira que pode ser considerada simples, é capaz de machucar e traumatizar alguém pelo resto da vida, prejudicando-a principalmente na vida acadêmica.”

2º lugar: Érika Cecília da Silva; Elaine Cristina Amâncio Moreira; Maria Cecília da Silva Gonçalves  - Curso Técnico Integrado em Administração

(Prêmios: Pen drive, livro de literatura, 1 açaí de 1 litro com 4 acompanhamentos)

“O trote é uma ação que apesar de muitos acharem que é uma simples brincadeira passageira, pode trazer consequências graves para quem é vítima. Aquele que sofre acaba vivendo no ambiente escolar com medo, repressão e até mesmo trauma. Sendo assim, o cartaz tem como objetivo mostrar que essa atitude pode prejudicar a vida de quem sofre, e esta pode não conseguir esquecer, convivendo com essa triste lembrança no seu cotidiano.”

3º lugar: Pedro Francisco de Paulo e Paula -  Curso Técnico Integrado em Mineração

(Prêmios: Calculadora científica, livro de literatura, 1 lanche)

“A ideia do cartaz é passar o combate ao trote como principal aliado a tecnologia, dessa forma ele poderia ser divulgado não somente em cartazes pela escola, mas também online, por meio do site e perfis nas redes sociais do IFMG, marcando a campanha pela hashtag (#TROTENÃOROLA). O desenho mostra uma mão segurando um celular, aberto na câmera do Instagram, possibilitando os dois jovens presentes utilizar um efeito de realidade virtual (tecnologia de reconhecimento facial, muito utilizada em campanhas e marcas, por atrair o público jovem).”

Confira abaixo os cartazes premiados.

1º lugar

2º lugar