Você está aqui: Página Inicial > Informativo coronavírus > Boletim do Comitê Interno de Prevenção ao Coronavírus | n°01 | 20/03/2020
conteúdo

Boletim do Comitê Interno de Prevenção ao Coronavírus | n°01 | 20/03/2020

por . publicado 20/03/2020 18h07, última modificação 20/03/2020 18h07

Banner comitê 

Como lidar com a terminologia da pandemia COVID19?

O volume de informações que recebemos hoje é muito intenso. Novos termos estão sendo incluídos em nosso vocabulário cotidiano, e, muitas das vezes, temos pouca compreensão sobre eles. Pensando nessa questão, o Comitê Interno de Prevenção ao Coronavirus do IFMG-Ouro Preto preparou um pequeno glossário, com os principais termos com os quais temos que lidar para enfrentar esta crise com fundamento e informação de qualidade.

Coronavírus: os coronavirus (CoV) são uma grande família viral, conhecida desde meados dos anos 1960, que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavirus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. A maioria das pessoas se infecta com os coronavirus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem

Fonte: www.saude.sp.gov.br

 

COVID-19: COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo mais recente coronavirus descoberto. O vírus e a doença eram desconhecidos antes do surto iniciado em Wuhan, na China, em dezembro de 2019. Os sintomas mais comuns da COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Há relatos de sintomas gastrointestinais (náusea, vômito e diarreia) antes da ocorrência de sintomas respiratórios, mas esse é principalmente um vírus respiratório. Alguns pacientes podem também apresentar dores, congestão nasal, coriza e dor de garganta. Os sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. A maioria das pessoas que fica doente se recupera do COVID-19. O tempo de recuperação varia e, para pessoas que não estão gravemente doentes, pode ser semelhante ao período de duração de uma gripe comum. Pessoas que desenvolvem pneumonia podem levar mais tempo para se recuperar (dias a semanas).

Fonte: www.unimed.coop.br

 

Epidemia: ocorrência de um agravo de uma doença acima da média (ou mediana) histórica de sua ocorrência. O agravo causador de uma epidemia tem geralmente aparecimento súbito e se propaga por determinado período de tempo em determinada área geográfica, acometendo frequentemente elevado número de pessoas. Quando uma epidemia atinge vários países de diferentes continentes, passa a ser denominada pandemia. No Brasil, o incremento de casos de dengue no período chuvoso do ano é comum, mas em alguns locais ocorre aumento excessivo de casos, resultando em uma situação epidêmica

Fonte: www.nescon.medicina.ufmg.br

 

Pandemia: é quando uma epidemia atinge vários países de diferentes continentes, passa a ser denominada pandemia. No Brasil, o incremento de casos de dengue no período chuvoso do ano é comum, mas em alguns locais ocorre aumento excessivo de casos, resultando em uma situação epidêmica.

Fonte: www.nescon.medicina.ufmg.br

 

Transmissão local: a transmissão local de uma doença é quando as autoridades conseguem rastrear o caminho da infecção: o paciente é infectado por outra pessoa que testou positivo ou esteve em um país onde o vírus está em circulação.

Fonte: www.metropoles.com

 

Transmissão comunitária: a transmissão é considerada comunitária, é quando as autoridades não conseguem rastrear o caminho da infecção: pessoas que não estiveram em contato com alguém sabidamente infectado e que não estiveram em outras localidades recentemente, procuram a rede de saúde e o resultado do exame dá positivo.

Fonte: www.metropoles.com

 

Isolamento social: o isolamento social ocorre quando um grupo ou um indivíduo, seja de forma involuntária ou voluntária, afasta-se, evita o contato ou a interação, ou é privado pelos demais de ter contato ou de manter relações com esse grupo, sendo excluído do ambiente comum. Nos países em que o isolamento social é promovido com eficiência e rapidez, os índices de transmissão do vírus são menores.

Fonte: mundoeducacao.bol.uol.com.br

 

Isolamento domiciliar: ocorre quando uma pessoa da família é suspeita ou confirmada de estar infectada com o vírus e precisa ser isolada dos demais membros da família, para evitar a transmissão. As recomendações de como fazer esse isolamento vão depender das condições de cada família e residência. O ideal é que a pessoa contaminada fique isolada em um único cômodo da casa, com banheiro privado, com portas fechadas mas janelas abertas e que tudo que seja manipulado por ela seja mantido separado e/ou esterilizado. Caso não seja possível fazer isso a pessoa deve interagir ao mínimo com os demais restringir ao máximo sua mobilidade dentro da residência, portar máscaras e higienizar tudo que manipular. Cuidados especiais devem ser tomados com utensílios de cozinha e com os banheiros.

Fonte: g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/17/guia-do-isolamento-domiciliar-como-preparar-sua-casa-para-conviver-com-suspeitos-de-infeccao-por-coronavirus.ghtml

 

Material elaborado e compilado a partir das fontes descritas em cada verbete.
Organização: Comitê Interno de Prevenção ao Coronavirus – IFMG-OP
Validação: Setor de Saúde do IFMG-OP

 

 

Acompanhe as publicações do Comitê no site institucional do IFMG-Ouro Preto e nas redes sociais oficiais do campus