Você está aqui: Página Inicial > Informativo coronavírus > Informativo 15: como lidar com o estresse durante a pandemia do coronavírus (covid-19)?
conteúdo

Informativo 15: como lidar com o estresse durante a pandemia do coronavírus (covid-19)?

por . publicado 31/03/2020 16h28, última modificação 31/03/2020 16h29

Diante da atual situação que o mundo e, em específico, o Brasil enfrentam com o isolamento social e outros impactos na rotina das pessoas, em virtude das medidas de contenção da Covid-19, é normal se sentir triste, estressado, confuso, com medo, tendo em vista tantas informações e mudanças acontecendo ao mesmo tempo e de maneira tão intensa.

Neste momento, é de suma importância seguirmos as devidas recomendações em prol da nossa segurança e do controle da doença, como também, cuidarmos da nossa saúde mental, para que possamos superar tudo isso da melhor forma possível.

Por isso, seguem algumas dicas para auxiliar o bom estado mental de sua saúde:

  • Procure manter o contato, conversar (mesmo a distância) com as pessoas em quem você confia (familiares, amigos).
  • Mantenha hábitos de vida saudáveis, mesmo ficando em casa: alimentar-se de maneira adequada e balanceada, praticar atividades físicas regularmente, dormir bem etc.
  • Evite o uso de álcool, cigarros e outras drogas, incluindo medicamentos sem orientação médica, como meio para enfrentar suas emoções. Caso esteja se sentindo sobrecarregado, procure por ajuda profissional.
  • Cuidado com o excesso de informações. Tente não ficar conectado o tempo todo com as notícias e acontecimentos. É fundamental sabermos filtrar as informações e as fontes confiáveis e o momento de darmos um tempo e mexer com outros assuntos que nos geram bem-estar.
  • Aproveite o tempo disponível em casa para organizar suas coisas (como aquele armário que há tempos precisa de arrumar) e estabeleça uma rotina, isso é, continue fazendo suas coisas (trabalho, refeições, autocuidado) nos mesmos horários de costume.
  • Caso tenha crianças em casa, algumas orientações mais específicas devem ser consideradas, uma vez que elas tendem a responder de diferentes maneiras a esses momentos difíceis. De modo geral:

o   responda à criança de uma forma carinhosa e solidária, compreendendo suas preocupações e, se possível, reserve um tempo “extra” para estar ao lado delas, criando oportunidades de brincadeiras e relaxamento;

o   procure manter a rotina da criança e seus horários o máximo possível (estudos, brincadeiras, sono, refeições etc.);

o   não esconda os fatos, fornecendo informações claras e com a linguagem adequada para cada faixa etária sobre os cuidados necessários, os riscos de contaminação da doença, por exemplo;

o   caso haja necessidade de separação de seus cuidadores / responsáveis devido à uma hospitalização, garanta contato regular desde que observadas todas as recomendações de proteção.

  • As pessoas idosas e/ou com doenças crônicas precisam de cuidados redobrados. Ser paciente, respeitoso e ofertar apoio emocional nessas horas é fundamental para elas compreenderem toda a situação, sem que isso lhes cause mais ansiedade e isolamento.

 

Fonte: unimed.me/coronavirus