Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Graduação > Licenciatura em Geografia
conteúdo

Licenciatura em Geografia

por Comunicação Social publicado 22/04/2016 16h41, última modificação 07/07/2023 15h59
Geografia Turno: Noturno
Duração: 4 anos
Vagas:  40 (20 vagas SISU + 20 vagas Processo Seletivo IFMG)
Ingresso: Vestibular; transferência (interna e externa) e Obtenção de novo título.

Apresentação

A Licenciatura em Geografia do IFMG Campus Ouro Preto tem como objetivo geral licenciar professores em Geografia para atuar no Ensino Médio e no Ensino Fundamental, mediante aquisição de competências relacionadas com o desempenho da prática pedagógica, preparando-os para o exercício crítico e competente da docência, pautado nos valores humanísticos e princípios éticos. Procura contribuir, ainda, para a melhoria das condições do desenvolvimento da Educação Básica e das regiões onde atuarão os licenciados formados na Instituição.

Perfil Profissional

O licenciado em Geografia atua de forma ética, crítica, autônoma e criativa. Possui autonomia intelectual, respeita a pluralidade inerente aos ambientes profissionais e atua de maneira propositiva na busca por soluções de questões colocadas pela sociedade. É capaz de compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia e de aplicar esse conhecimento no desenvolvimento social. Domina e busca de forma permanente o aprimoramento das abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico.

Mercado de Trabalho

O licenciado em Geografia poderá atuar como professor do Ensino Fundamental e Médio ou mesmo em Universidades, após a realização do seu curso de pós-graduação em qualquer subárea da Geografia ou áreas afins. Poderá elaborar projetos de ensino de Geografia, de Turismo, de Educação e Gestão Ambiental, ou realizar planejamentos considerando os ambientes Urbano e Agrário, com o auxílio das Geotecnologias.

Dentre suas competências gerais, o profissional também está habilitado a: identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento; articular elementos empíricos e conceituais, concernentes ao conhecimento científico dos processos espaciais; reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fatos, fenômenos e eventos geográficos; planejar e realizar atividades de campo referentes à investigação geográfica; dominar técnicas laboratoriais concernentes à produção e aplicação do conhecimento geográfico; propor e elaborar projetos de pesquisa e executivos no âmbito de área de atuação da Geografia; utilizar os recursos da informática e trabalhar de maneira integrada e contributiva em equipes multidisciplinares.

Requisito

Ensino Médio Completo.

Reconhecimento do Curso

Reconhecido por meio da portaria nº 133, de 27/07/2012, publicada no DOU de 30/07/2012.

Documentos

Projeto Pedagógico de Curso (PPC) 2023

Matrizes para as turmas em andamento no período letivo de 2020.1

NOTURNO - Matriz Licenciatura em Geografia 2020.1 (discentes ingressantes de turma regular de 1° período)

NOTURNO - Matriz Licenciatura em Geografia 2019.1 (discentes ingressantes de turma regular de 3° período)

NOTURNO - Matriz Licenciatura em Geografia 2018.1 (discentes ingressantes de turma regular de 5° período)

NOTURNO - Matriz Licenciatura em Geografia 2017.1 (discentes ingressantes de turma regular de 7° período)

registrado em: