Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Graduação > Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade
conteúdo

Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade

por - publicado 22/04/2016 16h41, última modificação 07/02/2020 15h12
Administração Turno: Noturno
Duração3 anos
Vagas: 36
Ingresso: Vestibular; transferência (interna e externa) e Obtenção de novo título.

 

Apresentação

O curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade tem por objetivo formar profissionais vinculados à área de Gestão, especialistas na elaboração e implantação de sistemas de gestão nas organizações, adotando, em suas atividades, uma concepção abrangente e ampliada de tais sistemas, sendo capaz de incorporar e integrar, harmonicamente, elementos teóricos, práticos e metodológicos de Sistemas de Gestão da Qualidade, da Saúde e Segurança no Trabalho e do Meio Ambiente.

Perfil Profissional 

O Tecnólogo em Gestão da Qualidade é um profissional vinculado à área de Gestão e Negócios, especialista na elaboração, implantação, desenvolvimento e avaliação de sistemas gestão nas organizações, adotando, em suas atividades, concepção abrangente e ampliada de tais sistemas, sendo capaz de incorporar e integrar, harmonicamente, elementos teóricos, práticos e metodológicos de gestão de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente.

Essencialmente, o profissional Tecnólogo em Gestão da Qualidade será apto a implementar Sistemas de Gestão, por meio da prática de Consultorias e Auditorias de todos os modelos de gestão, articulando e mediando com os mais diversos segmentos do setor econômico, contribuindo para o estabelecimento de políticas de empresas, e executando ações para promover continuamente a melhoria contínua do desempenho dos sistemas de gestão.

É uma de suas principais responsabilidades assessorar a alta direção da organização quanto ao desempenho desta em relação às necessidades de todas as partes que interagem com a empresa: clientes, empregados, comunidade, acionistas, fornecedores.

Mercado de Trabalho

O campo de atuação de trabalho é vastíssimo, pois, toda empresa que necessita ajustar seus processos e demandas operacionais pode encampar a contratação desse profissional, seja no comércio, na indústria, na área de saúde ou ainda em empresas que atuam na área ambiental. Ele pode, ainda, prestar consultoria em processos administrativos, operacionais, ambientais e de segurança, entre outras atividades.

Requisitos de acesso

O curso será ofertado àqueles que concluíram o ensino médio. O processo de seleção será objeto de edital próprio do IFMG, disponibilizado em época oportuna, bem como poderão ser aceitas transferências internas e/ou externas ou obtenção de novo título, desde que hajam vagas ociosas.

Reconhecimento do Curso

Reconhecido por meio da portaria nº 163, de 23/02/2011, publicada no DOU de 25/02/2011. Retificação da Portaria de Reconhecimento publicada no DOU de 13/05/2011.

Informações Gerais

Denominação do Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade
Modalidade oferecida: Tecnologia
Título acadêmico conferido: Tecnólogo em Gestão da Qualidade
Modalidade de ensino: Presencial 
Regime de Matrícula: Semestral por disciplina
Tempo de Integralização: 06 semestres 
Total de Vagas Anuais: 36 vagas 
Turno de Funcionamento: Noturno
Carga Horária Total do Curso: 1825 horas 
Endereço do Curso: Rua Pandiá Calógeras, 898 – Bauxita – Ouro Preto – MG
Forma de ingresso: o acesso ao curso ocorrerá mediante processo seletivo, conforme previsto em Edital Público, bem como por processo de transferência interna ou externa. 
Coordenador de Curso / E-mail: Prof. Nélio Aloísio de Moura /

Documentos

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
Matriz Curricular 
Trabalhos de Conclusão de Curso