Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Legislação e normas de ensino > Momento Normativo > Edição nº04 - Estudos orientados
conteúdo

Edição nº04 - Estudos orientados

por Tatiana Toledo Ferreira publicado 17/06/2019 11h44, última modificação 17/06/2019 12h11
Para você, que é aluno dos cursos Técnicos Integrados do IFMG – Campus Ouro Preto, seguem algumas informações importantes sobre os Estudos Orientados.

 

Estudos Orientados

Os alunos dos 1os e 2os anos dos cursos Técnicos Integrados do IFMG podem progredir para os 2os e 3os anos, respectivamente, mesmo sendo reprovados em uma ou duas disciplinas.

O aluno em progressão parcial (progredir nos estudos na série seguinte) deverá cursar, no ano letivo subsequente, as disciplinas da série para a qual foi progredido e as disciplinas nas quais foi reprovado.

 

Como poderão ser cursadas as disciplinas em que houver reprovação no campus?

Essas disciplinas poderão ser cursadas “em turmas regulares, em turmas de dependência ou na forma de estudos orientados”. (IFMG, Anexo da Resolução nº46 de 17/12/2018, grifo nosso).

Em nosso Campus, em 2019, as disciplinas dos 1os e 2os anos são cursadas na forma de estudos orientados e as disciplinas do 3º ano em turmas regulares.

 

 Quais as instruções para a oferta de disciplinas na forma de Estudos Orientados?

A regulamentação da oferta de disciplinas na forma de estudos orientados deverá observar as seguintes condições:

  1. percentual mínimo de 20% (vinte por cento) da carga horária da disciplina em encontros presenciais;
  2. horário díspar das aulas do período letivo regular do discente;
  3. mesmo Sistema de Avaliação adotado no curso regular. (IFMG, Anexo da Resolução nº46 de 17/12/2018).

A organização para o desenvolvimento das disciplinas ofertadas na forma de estudos orientados para o ano letivo de 2019 no Campus Ouro Preto foi realizada pela Diretoria de Ensino e coordenações de cursos e áreas.

 

Informações importantes para os alunos

  1. Se você é aluno do 1º ano, está se adaptando à escola, conhecendo seu funcionamento, suas normas, aproveite para conhecer também como tem sido as disciplinas ofertadas na forma de estudos orientados – como são desenvolvidas as atividades, como os alunos são avaliados, quais têm sido os índices de aprovação nos últimos anos. É importante ressaltar que essas disciplinas não são trabalhadas superficialmente, elas requerem dos alunos dedicação, esforço, estudo, assim como as disciplinas regulares.
  2. O número de disciplinas anuais nas matrizes dos 1os, 2os e 3os anos variam entre 12 e 18. Observe o quadro com o número total de disciplinas por série e por curso:

Curso 1º ano 2º ano 3º ano
Administração 13 17 18
Automação 13 15 16
Edificações 12 16 16
Metalurgia 12 18 17
Mineração 13 15 16

 Nos 2os e 3os anos o número de disciplinas aumentam significativamente em decorrência da introdução dos componentes curriculares relacionadas à parte técnica do curso. Um aluno do 1º ano que progredir levando duas disciplinas, por exemplo, cursará, no 2º ano, entre 17 e 20 disciplinas (dependendo do curso). Neste sentido, é importante ficar atento e se esforçar para evitar a progressão parcial.

  1. Durante o ano letivo, mesmo que esteja com dificuldades em alguma disciplina, não deixe de frequentá-la pensando na possibilidade de cursá-la no ano subsequente na forma de estudos orientados, pois poderá ter dificuldades ainda maiores. Nos estudos orientados, geralmente, é feita uma revisão dos conceitos e são propostas atividades (pois pode ser trabalhado no limite mínimo de 20% da carga presencial). Se o aluno não viu o conteúdo no ano anterior e não possui base conceitual, deve-se dedicar ainda mais neste momento.
  2. Se cursar alguma disciplina na forma de estudos orientados, frequente todos os encontros presenciais, procure fazer as tarefas propostas, busque apoio nas monitorias, tire as dúvidas com o professor.
  3. As provas em bloco da primeira etapa das disciplinas regulares estão chegando aí (29/06 a 06/07)! Fique atento! Estude agora para evitar os Estudos Orientados depois!
  4. Em caso de alguma dúvida relacionada, procure o Setor de Legislação e Normas de Ensino ou Funcionamento Escolar para esclarecê-las.

 

Para saber mais

 

Edições anteriores:

EDIÇÃO JANEIRO 2019 - Estágio Supervisionado

EDIÇÃO FEVEREIRO 2019 - Regulamentação de Ensino nos cursos Técnicos e de Graduação

EDIÇÃO ABRIL 2019 - Atividades complementares

 

O Momento Normativo é uma publicação da Diretoria de Ensino, em parceria com a Coordenação de Comunicação Social, que tem como objetivo esclarecer e orientar os membros da comunidade acadêmica do IFMG - Campus Ouro Preto no que diz respeito a tópicos relacionados ao ensino que impactam a rotina do campus.
Busca-se dar referência às legislações e normas institucionais vigentes, no sentido de trazer recortes com um olhar particular para um determinado assunto, ora num sentido multiplicador, ora num sentido processual (indicando os procedimentos/fluxos), sendo o mesmo publicado a cada mês (tendo de uma a duas edições, de acordo com o que é demandado/vivenciado pela comunidade).