Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Legislação e Normas de Ensino > Momento Normativo > Edição nº05/2019 - Projetos de Ensino > Edição nº05/2019 - Projetos de Ensino
conteúdo

Edição nº05/2019 - Projetos de Ensino

por Tatiana Toledo publicado 07/08/2019 12h21, última modificação 07/08/2019 12h36
O Momento Normativo deste mês apresenta informações importantes sobre normas relacionadas à submissão e ao acompanhamento de Projetos de Ensino no âmbito do IFMG – Campus Ouro Preto.


Normas relacionadas a Projetos de Ensino

O Programa Institucional de Bolsas de Ensino do IFMG, em conformidade com o que prevê a Resolução CONSUP nº 43, de 07 de dezembro de 2018, e com as Instruções Normativas (INs) 01/2019 e 02/2019, ambas da Pró-reitoria de Ensino (PROEN) do IFMG, é voltado para o desenvolvimento do ensino, envolvendo servidores e estudantes do IFMG.

 

O que são Projetos de Ensino?

Projetos de ensino são atividades temporárias de desenvolvimento educacional que visam à reflexão e à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem nos cursos, desenvolvidas em momentos distintos daqueles destinados à carga horária regular das disciplinas dos cursos, e devem ser desenvolvidos sob a responsabilidade e orientação de docente ou de técnico-administrativo, podendo ser executados no âmbito do campus ou de forma multicampi.

Conforme Instrução Normativa nº 2, de 23 de janeiro de 2019, no âmbito do IFMG, são considerados projetos de ensino:

I) Projetos interdisciplinares e/ou integradores;

II) Práticas inovadoras de ensino;

III) Proposição de metodologias e materiais pedagógicos inovadores;

IV) Estudos direcionados para as práticas educacionais;

V) Estudos correlacionados aos processos de ensino e aprendizagem.

 

Qual o objetivo?


O objetivo é de fomentar o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem, bem como proporcionar ao discente uma formação integral, além de contribuir para a melhoria contínua da qualidade dos cursos ofertados pela Instituição.

 

Quem pode submeter?


Os requisitos básicos para o proponente de projetos de ensino são:

I) Ser servidor efetivo do IFMG – Campus Ouro Preto.

II) Possuir titulação mínima de graduação, obtida em curso reconhecido pelo MEC.

III) Não estar prestes a se licenciar e/ou estar licenciado/afastado do IFMG, por qualquer motivo, por período que exceda 60 dias durante a vigência do projeto.

IV) Ter cumprido com os seus compromissos junto à Instituição, independentemente do tipo de bolsa ou recurso (relatórios de monitoria, tutoria, pesquisa, extensão, visita técnica, etc.).

V) O coordenador/orientador do projeto ou programa não pode estar inadimplente com os Programas Institucionais no âmbito do campus.

VI) Em caso de editais de bolsas, selecionar o(s) aluno(s) para ser(em) bolsista(s)/voluntário, o(s) qual(is) deverá(ão) ter perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas, observando princípios éticos e ausência de conflito de interesses.

 

Como funciona o processo de submissão?

 
Projetos de ensino podem ser submetidos de duas formas em nosso campus:

a) Sem submissão de edital (fluxo contínuo): a qualquer momento ao longo do período letivo, não podendo ser requerido bolsista. Para este caso o projeto pode contar com a atuação de voluntários, desde que devidamente cadastrados. Segue abaixo o fluxo da submissão à certificação (ou clique aqui para baixar e visualizar o fluxograma em tamanho ampliado):

 

A documentação exigida neste formato segue abaixo e deverá ser encaminhada para o e-mail avaliacaoeprojetos.op@ifmg.edu.br:

I) Formulário de Submissão de Projeto identificado

II) Formulário de Submissão de Projeto não identificado

III) Formulário de Plano de trabalho para alunos voluntários (se necessário)

IV) Ficha de cadastro do Coordenador/Orientador

Em caso do projeto necessitar de atuação de aluno voluntário bem como colaboração externa seguem abaixo os formulários necessários a serem encaminhados pelo coordenador/proponente.

V) Ficha de cadastro do aluno voluntário

VI) Termo de Aceite Colaborador Externo

Em caso de projetos com participação direta de alunos seguem abaixo os formulários necessários.

VII) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

VIII) Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (alunos menores)

b) Com submissão via edital – com ou sem solicitação de bolsista/voluntário: em momentos oportunos com disponibilidade orçamentária para oferta de bolsas. Segue abaixo o fluxo da disponibilidade à certificação (ou clique aqui para baixar e visualizar o fluxograma em tamanho apliado):

 

A documentação exigida e a forma de submissão neste formato constará no edital de fomento.

Abaixo seguem normas relacionadas/mencionadas.

- Resolução CONSUP nº 43, de 07 de dezembro de 2018

- Instrução Normativa PROEN nº 01/2019

- Instrução Normativa PROEN nº 02/2019

 

Como se dá o suporte ao desenvolvimento e o acompanhamento dos Projetos de Ensino?

 No âmbito do IFMG-Campus Ouro Preto, esses projetos são acompanhados pela Diretoria de Ensino com a anuência da Comissão Avaliadora Permanente constituída pelo Comitê Interno de Ensino do campus.

 

Dúvidas?

Em caso de dúvidas sobre a temática do projeto, entre em contato pelo e-mail avaliacaoeprojetos.op@ifmg.edu.br ou pelo telefone (31)3559-2117.

 

Edições anteriores:

EDIÇÃO JANEIRO 2019 - Estágio Supervisionado

EDIÇÃO FEVEREIRO 2019 - Regulamentação de Ensino nos cursos Técnicos e de Graduação

EDIÇÃO ABRIL 2019 - Atividades complementares

EDIÇÃO JUNHO 2019 - Estudos orientados

 

Momento Normativo é uma publicação da Diretoria de Ensino, em parceria com a Coordenação de Comunicação Social, que tem como objetivo esclarecer e orientar os membros da comunidade acadêmica do IFMG - Campus Ouro Preto no que diz respeito a tópicos relacionados ao ensino que impactam a rotina do campus. 
Busca-se dar referência às legislações e normas institucionais vigentes, no sentido de trazer recortes com um olhar particular para um determinado assunto, ora num sentido multiplicador, ora num sentido processual (indicando os procedimentos/fluxos), sendo o mesmo publicado a cada mês (tendo de uma a duas edições, de acordo com o que é demandado/vivenciado pela comunidade).