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Solicitações acadêmicas e atualização de dados cadastrais de discentes

por Comunicação Social publicado 08/09/2020 10h07, última modificação 12/05/2021 14h38

PREZADA(O)

Para melhor atendê-lo(a) em suas demandas acadêmicas criamos essa via de acesso direto, dividida por tipos de solicitação e setores responsáveis para suporte devido.

TIPOS DE SOLICITAÇÕES A SEREM ATENDIDAS/PROTOCOLADAS JUNTO AOS SETORES DA DIRETORIA DE ENSINO

 

Recepção da Diretoria de Ensino

Tipos de solicitações previstas para o setor: Solicitações de alteração/atualização de senha e suporte a discentes sem acesso ao sistema acadêmico, intermediação e direcionamento de demandas aos setores pertencentes à Diretoria de Ensino, suporte a processos seletivos, entre outros.

Contatos: E-mail:
Telefone: (31) 99863-4840 (ligações e WhatsApp) - Teremos uma recepcionista de prontidão para melhor atende-lo/a no horário de 13 às 17 horas.

 

Supervisão de Ingresso e Certificação (SIC):

Tipos de solicitações previstas para o setor: Emissão de documentos (declarações de matrícula e frequência, histórico escolar, diplomas, certificados, etc.), transferências para outra instituição para discentes de cursos técnicos integrados, dúvidas sobre matrícula inicial, colação de grau para cursos de graduação, alteração de dados cadastrais, validação de documentos. Matrizes curriculares disponíveis em https://www.ifmg.edu.br/ouropreto, na aba cursos.

Contatos: E-mail: registroacademico.ouropreto@ifmg.edu.br

Telefones: (31) 3559 - 2156 e (31) 3559 - 2190

IFMG-Campus Ouro Preto - Pavilhão Central - Bloco I

Rua Pandiá Calógeras, 898, Bauxita. Ouro Preto/MG

Atendimento presencial para retirada de documentação, por agendamento (e-mail), no período de pandemia de COVID-19 (excepcionalidade): Terças, quintas e sextas-feiras, de 8:30 às 11:30 horas (registroacademico.ouropreto@ifmg.edu.br ). Estes estão relacionados diretamente à permissão de funcionamento dos serviços de atendimento no município e ao calendário do campus. Em caso de suspensão das atividades não essenciais no município, serão também suspensos os atendimentos, assim como não serão efetuados atendimentos durante os feriados e recessos previstos em calendário.

SINALIZE ABAIXO EM QUAL SITUAÇÃO VOCÊ SE ENQUADRA

Alteração e Atualização de Dados Cadastrais

DISCENTES ATIVOS (Matriculados ou trancados)

EGRESSO (Concluído/formado) ou EX-ALUNO (Evadido/abandonou o curso ou desligado)

PÚBLICO EXTERNO (Conclusão de Ensino Médio via ENCCEJA/ENEM)


 

Supervisão de Controle Acadêmico (SCA):

Tipos de solicitações previstas para o setor: Solicitações de informações sobre enturmação, ajustes de matrícula, renovação de matrícula, trancamentos (geral e em disciplinas), desligamento de matrícula, dilação de prazo máximo curricular, recurso processo de desligamento, alteração de notas/faltas, quebra de pré-requisito, Aproveitamento de Estudos (disciplinas), Aproveitamento de Conhecimentos e Experiências Anteriores (ACEA), validação de Atividades Complementares.

Como solicitar? Envie um e-mail especificando o que pretende para controleacademico.ouropreto@ifmg.edu.br (em breve disponibilizaremos uma ferramenta para melhor atendê-lo). Um servidor do setor irá lhe orientar e enviar os formulários específicos para preenchimento.

ACEA (Aproveitamento de Conhecimentos e Experiências Anteriores) 2020 para alunos de última série de cursos técnicos integrados

Para solicitações referentes a  clique no link do formulário a seguir. Além de preenchimento do formulário, encaminhe para o e-mail processosacademicos.ouropreto@ifmg.edu.br o comprovante de inscrição em processo seletivo (SISU ou próprios das instituições) para ingresso no Ensino Superior. Para tal, se identifique tanto no título do assunto do e-mail quanto no texto do e-mail com NOME COMPLETO E NOME DO CURSO (Ex.: JOÃO DA SILVA- CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL)

ACESSE O FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE ACEA AQUI

Para solicitações de ACEA (Aproveitamento de Conhecimentos e Experiências Anteriores) e AE (Aproveitamento de Estudos) para estudantes dos cursos Subsequentes e Graduação

Clique no link do formulário a seguir. Além de preenchimento do formulário, a documentação deve ser enviada no mesmo dia do preenchimento do forms para o email do controleacademico.ouropreto@ifmg.edu.br, seguindo o texto padrão: No assunto do e-mail se identifique: APROVEITAMENTO DE ESTUDOS ou ACEA: nome e curso. EX.: APROVEITAMENTO DE ESTUDOS: JOÃO DA SILVA - LICENCIATURA EM FÍSICA

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Solicitação de Aproveitamento de Estudos
Período:19/04/2021 a
 07/05/2021

Documento para ser assinado

Formulário para ser preenchido

Clique aqui para para Solicitação de ACEA
Período: 19/04/2021 a 07/05/2021

Documento para ser assinado

Formulário para ser preenchido

Trancamento (geral ou em disciplinas) para alunos de cursos técnicos subsequentes e de graduação

Clique em um dos links específicos abaixo:

Clique aqui para Trancamento geral (apenas para cursos técnicos subsequentes e de graduação): no periodo de 26/04/2021 a 30/05/2021.

Clique aqui para Trancamento em disciplinas (apenas para cursos técnicos subsequentes e de graduação): no período de 03/05/2021 a 30/05/2021


 

Gerência de Funcionamento e Logística Escolar (GFLE):

Tipos de solicitações previstas para o setor: Solicitações de segunda chamada, declarações de horário de aula, etc.

Como solicitar? Envie um e-mail especificando o que pretende para funcionamentoescolar.ouropreto@ifmg.edu.br (em breve disponibilizaremos uma ferramenta para melhor atendê-lo). Um servidor do setor irá lhe orientar e enviar os formulários específicos para preenchimento.

Disponibilizamos também o telefone 31-99821-4940 em que teremos uma recepcionista de prontidão para melhor atende-lo/a no horário de 13 às 16 horas.


 

Supervisão de Biblioteca:

Tipos de solicitações previstas para o setor: Solicitações de informações sobre empréstimos, devoluções, consulta acervo, nada consta, etc.

Como solicitar? Envie um e-mail especificando o que pretende para . Um servidor do setor irá lhe orientar!


 

Coordenação Pedagógica:

Tipos de solicitações previstas para o setor: Solicitações de revisão de avaliação, revisão de notas, regime excepcional, alteração de turma, demandas de Conselhos de Classe, contato com as famílias e demais questões pedagógicas em geral.

Como solicitar? Envie um e-mail especificando o que pretende para pedagogia.ouropreto@ifmg.edu.br (em breve disponibilizaremos uma ferramenta para melhor atendê-lo). Um servidor do setor irá lhe orientar e enviar os formulários específicos para preenchimento. Logo após, será encaminhado o formulário preenchido para a pedagoga responsável pelo seu curso para análise e resposta.


 

Supervisão de Avaliação e Normas:

Tipos de solicitações previstas para o setor: dúvidas em relação à monitoria e projetos de ensino.

Como solicitar? Envie um e-mail especificando o que pretende para avaliacaoeprojetos.op@ifmg.edu.br. Um servidor do setor irá lhe orientar!


 

Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE)

Tipos de solicitações previstas para o setor: atendimento de alunos com necessidades específicas.

Como solicitar? Envie um e-mail especificando o que pretende para napnee.ouropreto@ifmg.edu.br. Um servidor do setor irá lhe orientar!