Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Solicitações acadêmicas e atualização de dados cadastrais de discentes
conteúdo

Solicitações acadêmicas e atualização de dados cadastrais de discentes

por Comunicação Social publicado 08/09/2020 10h07, última modificação 14/09/2020 17h37

PREZADA(O) DISCENTE

Para melhor atendê-lo/a em suas demandas acadêmicas, principalmente nesse momento de excepcionalidade provocado pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), criamos essa via de acesso direto, dividida por tipos de solicitação e setores responsáveis para suporte devido.

Se atente aos canais de acesso:

Sistema Acadêmico: MeuIFMG (Portal de discentes)

Link: https://meu.ifmg.edu.br/

Forma de acesso: Login (número de Registro Acadêmico-RA) e Senha (individual)

Esqueceu sua senha ou para troca de senha, siga as instruções através do próprio link compartilhado acima. Para discentes novatos que tenham dificuldades em seu primeiro acesso, entre em contato através do e-mail geral da Diretoria de Ensino (diretoriadeensino.ouropreto@ifmg.edu.br).

Perguntas frequentes:

1°) Caso consiga acessar o portal “MeuIFMG” normalmente, mas não a plataforma Moodle, entre em contato com a Diretoria de Ensino pelo e-mail ere.ouropreto@ifmg.edu.br informando nome completo, curso e número do Registro Acadêmico (RA). Relate também o problema que está ocorrendo para que o NUTED possa acionar a Coordenação de Tecnologia da Informação para atendimento da demanda.  

2°) Caso não esteja conseguindo acessar também no portal do aluno MeuIFMG e já tentou trocar a senha mas o problema persiste, entre em contato pelo e-mail diretoriadeensino.ouropreto@ifmg.edu.br informando o nome completo, curso e login (número do Registro Acadêmico-RA).

3°) Se não está recebendo e-mails da instituição em sua caixa de entrada de e-mail:

a) Verifique sua caixa de “Spam”;

b) Se não há e-mails institucionais “chegando” também na caixa de “Spam”, pode ser que seu e-mail esteja incorreto/desatualizado. Neste caso, preencha o formulário disponível no link a seguir: https://requerimentos.ouropreto.ifmg.edu.br/plugins/formcreator/front/formdisplay.php?id=34. Este mesmo formulário deve ser utilizado também no caso de atualização de outros dados cadastrais

 

 

TIPOS DE SOLICITAÇÕES A SEREM ATENDIDAS/PROTOCOLADAS JUNTO AOS SETORES DA DIRETORIA DE ENSINO

 

Supervisão de Ingresso e Certificação (SIC):

Tipos de solicitações previstas para o setor: Emissão de documentos (declarações, histórico, diplomas, certificados, etc.), transferências para outra instituição para discentes de cursos técnicos integrados, dúvidas sobre matrícula inicial, colação de grau para cursos de graduação, alteração de dados cadastrais, etc.

Como solicitar? Envie um e-mail especificando o que pretende para registroacademico.ouropreto@ifmg.edu.br (em breve disponibilizaremos uma ferramenta para melhor atendê-lo). Um servidor do setor irá lhe orientar e enviar os formulários específicos para preenchimento.

Em caso de atualização/alteração de seus dados cadastrais informados no ato de matrícula inicial (e-mail, endereço, mudança de sobrenome, mudança de estado civil, inclusão de nome social, etc.) CLIQUE NO LINK A SEGUIR: https://requerimentos.ouropreto.ifmg.edu.br/plugins/formcreator/front/formdisplay.php?id=34).

 

Supervisão de Controle Acadêmico (SCA):

Tipos de solicitações previstas para o setor: Solicitações de informações sobre enturmação, ajustes de matrícula, renovação de matrícula, trancamentos (geral e em disciplinas), desligamento de matrícula, dilação de prazo máximo curricular, recurso processo de desligamento, alteração de notas/faltas, quebra de pré-requisito, Aproveitamento de Estudos (disciplinas), Aproveitamento de Conhecimentos e Experiências Anteriores (ACEA), validação de Atividades Complementares.

Como solicitar? Envie um e-mail especificando o que pretende para controleacademico.ouropreto@ifmg.edu.br (em breve disponibilizaremos uma ferramenta para melhor atendê-lo). Um servidor do setor irá lhe orientar e enviar os formulários específicos para preenchimento.

Em caso de solicitações de trancamento (geral ou em disciplinas) para alunos de cursos de graduação, clique em um dos links específicos abaixo:

Para Trancamento geral (apenas para cursos técnicos subsequentes e de graduação):  a qualquer tempo via formulário do FORMS

(link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfM6L8GnV5sOuJka4Sd3MLEmny7zl9Iy6YaJkxZcquTqnyUsA/viewform?usp=pp_url).

Para Trancamento em disciplinas (apenas para cursos técnicos subsequentes e de graduação): a qualquer tempo via formulário do FORMS

(link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSefMkZbRQL5jdx3q4ShwftjrMguv7W0zhvHbf22G04RhQbU-A/viewform?usp=pp_url)

 

Gerência de Funcionamento e Logística Escolar (GFLE):

Tipos de solicitações previstas para o setor: Solicitações de segunda chamada, declarações de horário de aula, etc.

Como solicitar? Envie um e-mail especificando o que pretende para funcionamentoescolar.ouropreto@ifmg.edu.br (em breve disponibilizaremos uma ferramenta para melhor atendê-lo). Um servidor do setor irá lhe orientar e enviar os formulários específicos para preenchimento.

Disponibilizamos também o telefone 31-99821-4940 em que teremos uma recepcionista de prontidão para melhor atende-lo/a no horário de 13 às 16 horas.

 

Supervisão de Biblioteca:

Tipos de solicitações previstas para o setor: Solicitações de informações sobre empréstimos, devoluções, consulta acervo, nada consta, etc.

Como solicitar? Envie um e-mail especificando o que pretende para biblioteca.ouropreto@ifmg.edu.br. Um servidor do setor irá lhe orientar!

 

Coordenação Pedagógica:

Tipos de solicitações previstas para o setor: Solicitações de revisão de avaliação, revisão de notas, regime excepcional, alteração de turma, demandas de Conselhos de Classe, contato com as famílias e demais questões pedagógicas em geral.

Como solicitar? Envie um e-mail especificando o que pretende para pedagogia.ouropreto@ifmg.edu.br (em breve disponibilizaremos uma ferramenta para melhor atendê-lo). Um servidor do setor irá lhe orientar e enviar os formulários específicos para preenchimento. Logo após, será encaminhado o formulário preenchido para a pedagoga responsável pelo seu curso para análise e resposta.

 

Supervisão de Avaliação e Normas:

Tipos de solicitações previstas para o setor: dúvidas em relação à monitoria e projetos de ensino.

Como solicitar? Envie um e-mail especificando o que pretende para avaliacaoeprojetos.op@ifmg.edu.br. Um servidor do setor irá lhe orientar!

 

Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE)

Tipos de solicitações previstas para o setor: atendimento de alunos com necessidades específicas.

Como solicitar? Envie um e-mail especificando o que pretende para napnee.ouropreto@ifmg.edu.br. Um servidor do setor irá lhe orientar!