Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Solicitações acadêmicas e atualização de dados cadastrais de discentes > Solicitações acadêmicas e atualização de dados cadastrais de discentes (EGRESSO ou EX-ALUNO)
conteúdo

Solicitações acadêmicas e atualização de dados cadastrais de discentes (EGRESSO ou EX-ALUNO)

por Comunicação Social publicado 22/02/2021 18h51, última modificação 13/09/2021 17h45

PREZADO/A EGRESSO (Concluído/formado) ou EX-ALUNO (Evadido/abandonou o curso ou desligado)

1) DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO

Objetivo do documento: Documento que comprova a conclusão de todos os componentes curriculares previstos no projeto pedagógico do curso. De caráter temporário, até a emissão do diploma.

Prazo para emissão (após protocolo do/a discente): 3 dias úteis

2) HISTÓRICO E DIPLOMA

Objetivo do documento: Solicitação para a emissão do histórico final e  do diploma. Podendo ser solicitada a 1ª via (primeira emissão), ou 2ª via (em caso de perda, roubo, dano ou extravio) desses documentos. Somente os egressos que concluíram TODOS os componentes curriculares do curso podem solicitar esta documentação. Caso tenha pendência em alguma disciplina, ou outro componente obrigatório, favor prosseguir para a solicitação de Certidão de Estudos Parcial.

Prazo para emissão (após protocolo do/a discente): 60 dias, prorrogável por igual período, mediante justificativa.

Arquivos: Tutorial - Solicitação e Histórico/Diploma.

3) CERTIDÃO DE ESTUDOS PARCIAL

Objetivo do documento: A certidão de estudos parcial é voltada aos egressos que não concluíram o curso na instituição (não obtiveram o aproveitamento em alguma disciplina ou outro componente obrigatório). Na certidão são listadas todas as disciplinas concluídas e seus respectivos aproveitamentos.

Prazo para emissão (após protocolo do/a discente):

- para aqueles vinculados até 2014: 20 dias úteis;

- para aqueles vinculados a partir de 2015: 5 dias útei;

4) CERTIDÃO DE TEMPO DE ALUNOS

Objetivo do documento: A Certidão de Tempo de Aluno é uma declaração que atesta os anos em que o ex-aluno esteve matriculado no curso relacionado neste formulário.

Vale ressaltar que as despesas ordinárias com os alunos da então Escola Técnica Federal de Ouro Preto, hoje Campus Ouro Preto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, sempre foram custeadas pela União, à conta do orçamento daquela então Autarquia, sem, haver necessariamente qualquer vínculo empregatício entre a Instituição e o ex-aluno.

Prazo para emissão (após protocolo do/a discente): 20 dias úteis;

(Para dúvidas envie um e-mail para registroacademico.ouropreto@ifmg.edu.br ).