Você está aqui: Página Inicial > Eventos > 2020 > Oficina de Jogos Teatrais de Roda

Oficina de Jogos Teatrais de Roda

publicado: 08/01/2020 16h30, última modificação: 08/01/2020 16h30

OFICINA DE JOGOS TEATRAIS DE RODA

Data: 09 de janeiro

Horário: 10 horas e 40 minutos

Local: Auditório Central

A partir da disposição em roda, tão tradicional na cultura brasileira, a estudante de Artes Cênicas, Lua Melo Franco, traz jogos teatrais utilizados por grupos teatrais como recurso de aquecimento, entrosamento entre participantes e pontapé inicial para a cena. Com tais jogos, os participantes da oficina poderão ter uma breve experiência sobre processo criativo cênico e preparação corporal para atores e não-atores. Ao final da oficina, os participantes terão dois desafios: uma composição de cenas rápidas e improvisadas em roda e um jogo de pura concentração.

PROPONENTE

Luana Melo Franco (ou Lua Melo Franco) é estagiária de Artes Cênicas pelo IFMG - Campus Ouro Preto e é responsável pela técnica de iluminação e som do Auditório Central. É bacharelanda em Interpretação Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com previsão de formação em 2020. Já trabalhou como monitora bolsista de Iluminação I, Iluminação II e Direção I e monitora voluntária de Caracterização, pela UFOP. Tem experiência como "oficineira" nas áreas de interpretação, iluminação e maquiagem artística. É iluminadora e atriz oficial das companhias de teatro "O Que Você Quer Dzi?", "Ajayô - Teatro em Pé" e "Cia Bem Te Vi". É iluminadora premiada pelo espetáculo "Amalgamor" pelo MOMU (evento produzido pela empresa "Multicultural") e "Correnteza" da Cia Bem Te Vi pelo Festival de Teatro de Ponte Nova. Já trabalhou como professora de teatro e maquiagem no CEFET MG - Unidade Curvelo e na sede da Cia Lamparina. Atualmente ela pesquisa performatividade da luz, o espectador ativo e a "atriz-caçadora" (termo criado pela pesquisadora Tatiana Motta Lima). Levou sua pesquisa em iluminação performativa ao Congresso "Luz em Cena - 9ª edição", no III Seminário de Estudos em Luz Cênica, na UDESC (Florianópolis, SC), em 2019, cuja mesa avaliadora foi composta por Eduardo Tudella, maior nome da pesquisa em luz cênica no Brasil atualmente.