Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Projetos > Outubro de 2016 a Julho de 2017 > Ciências Humanas > As estradas de Vila Rica à Cachoeira do Campo: dos antigos caminhos à estrada de dom Rodrigo José de Menezes. Instrumentos de salvaguarda e suas interfaces com a memória de São Bartolomeu, Ouro Preto.
conteúdo

As estradas de Vila Rica à Cachoeira do Campo: dos antigos caminhos à estrada de dom Rodrigo José de Menezes. Instrumentos de salvaguarda e suas interfaces com a memória de São Bartolomeu, Ouro Preto.

por thiago.gomes publicado 08/01/2018 16h10, última modificação 08/01/2018 16h10

O presente projeto visa, entre outras coisas, desenvolver um trabalho de sensibilização e educação patrimonial nas comunidades de São Bartolomeu, bem como em distritos vizinhos, ligados intrinsecamente à famosa Estrada de Rodrigo de Menezes, construída em 1782. Essa estrada, foco primordial de todo o trabalho, ligava o Palácio de Cachoeira do Campo (onde os governadores mantinham uma aprazível casa de campo) ao de Ouro Preto. Era uma estrutura soberba, com 20Km de extensão, com calçamentos, muros de arrimo, caneletas de escoamento de água e um belo chafariz. Pretendemos divulgar esse patrimônio nas localidades citadas, implementando um programa de palestras junto às escolas e comunidades. Cremos firmemente que, mais importante até que os processos de tombamento e guarda legal, a conscientização da população acerca de seus bens de valor histórico é de fundamental importância para a manutenção do próprio bem. E isso pode ser foco de um projeto como esse que se apresenta.

 

Grande Área: Ciências Humanas

Orientador: Alex Fernandes Bohrer