Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Projetos > Outubro de 2016 a Julho de 2017 > Matemática > Oficinas de química para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
conteúdo

Oficinas de química para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

por thiago.gomes publicado 09/01/2018 08h20, última modificação 09/01/2018 08h20

O presente projeto faz parte de um projeto de extensão maior denominado “Oficinas preparatórias para o ENEM” cadastrado na Diretoria de Inovação Pesquisa e Extensão (DIPE) do IFMG - Campus Ouro Preto, desde março deste ano, que vem ofertando na área de Matemática e suas Tecnologias oficinas em três turmas e com 120 alunos inscritos. Este foi criado pensando na dificuldade da preparação dos alunos de escolas como o IFMG – Campus Ouro Preto, que estudam em tempo integral e que, às vezes, pela falta de tempo ou dificuldades financeiras, não podem se preparar melhor para o tipo de prova nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O objetivo deste projeto é incluir oficinas de química buscando oferecer aos participantes uma melhor preparação para a prova do Enem, capacitando, assim, os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio (preferencialmente 3º ano) tendo em vista que esse é o principal instrumento utilizado pela maioria das instituições de ensino superior no Brasil para ingresso em seus cursos.

Serão realizadas, uma ou duas vezes por semana, oficinas com duração de uma hora, com foco principal em resolução de exercícios e provas anteriores do Enem a partir de material elaborado pelos próprios professores envolvidos neste projeto.

Pretendemos a inclusão de um bolsista para auxiliar na preparação dos materiais, organização do processo de avaliação, análise do trabalho desenvolvido e levantamento dos resultados

 

Grande Área: Ciências Exatas /Matemática

Orientador: Gabriella Alexandre Borges

Co-orientador: Cássio Luiz Vidigal, Marcos Dias da Rocha