Você está aqui: Página Inicial > Ingresso > Processo Seletivo 2021/2 > Graduação via SISU > Informações de Matrícula da Graduação via SISU

Informações de Matrícula da Graduação via SISU

por Comunicação Social publicado 13/08/2021 20h00, última modificação 09/09/2021 17h49

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na terça-feira, 10 de agosto, o resultado do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2021. A consulta pode ser feita na página do Sisu na internet. A matrícula está prevista para o período de 11 a 16 de agosto, conforme informações específicas definidas pelas instituições de ensino. No caso do IFMG, as matrículas serão realizadas on-line, no novo sistema da Instituição desenvolvido para esta finalidade.

Os candidatos que não conseguiram vaga na chamada regular podem participar da lista de espera. Para isso, o estudante deverá manifestar seu interesse por meio da página do Sisu na internet, no período de 10 a 16 de agosto. Quem foi selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado a matrícula na instituição. Os procedimentos para preenchimento das vagas não ocupadas na chamada regular serão definidos em edital próprio de cada instituição participante.

Matrícula do Sisu no IFMG - O Instituto disponibilizou um total de 76 vagas no Sisu 2021/2, para os cursos de Administração, Engenharia Mecânica, Tecnológicos em Gestão da Qualidade e em Processos Gerenciais, nos campi Congonhas, Ouro Preto e Ribeirão das Neves. Confira os períodos específicos de matrículas de cada campus:
Congonhas: 13 a 16 de agosto
Ouro Preto: 13 a 16 de agosto
Ribeirão das Neves: 11 a 16 de agosto

ACESSE O SISTEMA DE MATRÍCULAS ON-LINE

Relação de documentos básicos a serem providenciados:

a) Uma foto recente 3x4;
b) CPF próprio;
c) Carteira de Identidade (RG),
preferencialmente, ou Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira  Profissional ou Passaporte. Em qualquer caso, é obrigatória a apresentação de um documento oficial que contenha os dados do RG (número, órgão expedidor, unidade da federação). Caso o candidato seja menor de idade, a matrícula deverá ser realizada por um responsável legal munido de documento oficial de identificação.
d)
Certificado militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 a 45 anos.
e) Certificado e Histórico
Escolar de conclusão do Ensino Médio para Cursos de Graduação.
f) Caso não tenha os documentos solicitados
acima, anexar a Declaração de Conclusão do Médio, ou equivalente, sendo que, no prazo máximo de trinta dias, o candidato deverá anexar o Histórico Escolar nas condições citadas, ou seja, sem dependência.
Para os
candidatos selecionados por reserva de vagas, na declaração também deve constar que o candidato cursou todo o ensino Médio, ou equivalente, em escola pública. Caso o candidato apresente declaração que não conste as informações solicitadas, o mesmo deverá substituir a declaração apresentada por outra, contendo as informações solicitadas em até 5 (cinco) dias úteis após sua matrícula sob pena de, caso não promova a substituição, a mesma ser cancelada.
Toda a documentação referente às ações afirmativas e documentação
exigida conforme determinado na Lei n° 12711, de 29 de agosto de 2012, deverá ser anexada ao Sistema de matrículas do IFMG, juntamente com a documentação básica: link: matricula.ifmg.edu.br.
Os candidatos às
vagas A0-Ampla concorrência deverão anexar toda esta documentação básica solicitada para a matrícula.

Detalhes sobre a listagem de documentos, modelos de declarações e outras informações podem ser acessadas no Termo de Adesão do IFMG ao Sisu e também no edital 20/2021. Clique aqui para acessar essas publicações.

Anexo II - A - Termo de Escola Pública

Anexo II - B - Termo de Comprovação de Renda

Anexo II - C - Documentos para comprovação de renda

Anexo II - D - Declaração de Política de Reserva de Vagas