Você está aqui: Página Inicial > Inscrições abertas para o Planeta IFMG 2022

Inscrições abertas para o Planeta IFMG 2022

O maior evento virtual do IFMG será realizado entre os dias 23 e 25 de novembro, com todas as atividades gratuitas. Podem participar estudantes de todos os cursos e também a comunidade externa.
publicado: 26/10/2022 09h08, última modificação: 26/10/2022 09h08

A partir da próxima segunda-feira, 24 de outubro, começa o período de inscrições para o Planeta IFMG 2022, o maior evento virtual da instituição, que é gratuito e aberto a todos. Aqueles que tiverem interesse em participar de algumas atividades da intensa programação podem se inscrever por meio do site oficial (clique aqui). Serão realizadas palestras, mesas redondas, oficinas e os eventos anuais X Seminário de Iniciação Científica, III Seminário Saberes da Extensão, VII Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação e II Mostra de Projetos de Ensino.

A cerimônia de abertura está marcada para o dia 23 de novembro e terá a mesa redonda "Internacionalização do IFMG: relato da experiência de discentes". Além disso, as pró-reitorias estão preparando um pré-evento, que será uma mesa redonda "A construção da cultura de paz na educação", mediada pela doutora em Teoria do Direito, Juraciara Vieira Cardoso. Participarão como debatedores o professor Paulo Roberto Loyolla Kuhlmann e a doutora Roberta Holanda Maschietto.

Já na abertura do X Seminário de Iniciação Científica, haverá uma discussão sobre a "Iniciação Científica no Brasil: histórico e contribuições para a formação do universitário", que contará com a presença de Luciana Massi, pesquisadora sobre o tema da iniciação científica no Brasil. Para a abertura do Seminário Saberes da Extensão, a palestra ser "Dimensões da extensão nas políticas públicas, ações afirmativas e inclusão social", proferida pela doutora Patrícia Thoma Eltz.

No âmbito do Seminário dos Estudantes de Pós-graduação, a palestra "A ética em atividades de pesquisa, ensino e extensão" irá abordar os conceitos sobre ética e bioética com atividades realizadas com participantes de pesquisa. Também está programada, dentro do ecossistema "Inovação e Empreendedorismo", a participação da professora Janaína Carreira, que atuou no IFMG e fez sua trajetória pelos Emirados Árabes. A proposta é fazer um link entre inovação e internacionalização. Ao longo de todos dias do evento, serão realizadas ainda mostras de trabalhos e apresentações orais.

O que é Planeta IFMG?

O evento é a evolução do Planeta Inovação, realizado nos anos de 2018 e 2019. A partir de 2021, o formato foi repensado para agregar temas ligados aos três pilares: Ensino, Pesquisa e Extensão. Trata-se de um evento de natureza acadêmica destinado a dar amplo conhecimento às comunidades interna e externa do IFMG sobre as diversas ações realizadas por servidores e pelos estudantes.

A programação está dividida em oito ecossistemas, que abrangem temas relacionados às áreas de: Inovação e Empreendedorismo; Internacionalização; Pesquisa e Divulgação Científica; Sociedade e Inclusão; Extensão e Comunicação; Mundo do Trabalho; Ensino e Aprendizagem; Cultura, Esporte e Lazer.

Como participar?

Para participar, basta entrar no site e fazer o cadastro. Acesse a sua conta, vá em “Programação” e, depois, clique em “Realizar inscrição” nas atividades de sua escolha. As inscrições são gratuitas e abertas para toda a comunidade do IFMG e comunidade externa.

Acesse o site do Planeta IFMG

Fonte: Comunicação / Reitoria IFMG