Você está aqui: Página Inicial > Notícias do Campus > Notícias do Campus JAN-FEV 2020 > Campus integra comissão organizadora do 5º Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino

por Tatiana Toledo publicado: 28/02/2020 20h39, última modificação: 03/03/2020 15h15

“Inclusão, permanência e sucesso: como inovar para alcançar cada estudante?” será o tema do 5º Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico (CIM), realizado por meio de uma rede de colaboração entre universidades e Institutos Federais, entre eles, o IFMG - Campus Ouro Preto (por meio do Programa Diálogos – Área Pedagógica/DE), UFMG, UFLA, UFOP, IFNMG, UFVJM e UFG. O evento interinstitucional ocorrerá de 28 a 30 de abril, na Universidade Federal de Lavras.

O tema desta quinta edição propõe reflexões e debates sobre inovações metodológicas, de modelos e de práticas pedagógicas na busca pela inclusão, pelo sucesso e pela permanência dos estudantes no ensino superior e tecnológico de forma a promover uma formação mais holística, humanista, crítica, ética e cooperativa dos profissionais. A programação conta com debates, conferências, oficinas, minicursos, grupos de colaboração, mostra de núcleos de estudos, entre outras atividades.

A pedagoga Geralda Pena, coordenadora do Programa Diálogos e uma das integrantes da comissão organizadora do 5º CIM, fala sobre as expectativas para o evento: “A participação do Campus Ouro Preto nessa rede interinstitucional com outras universidades e Institutos Federais mostra a relevância do Programa Diálogos na promoção do desenvolvimento profissional docente e possibilita a ampliação dos espaços formativos para além IFMG, na construção de novas reflexões e ações que viabilizem práticas pedagógicas inovadoras que primem pela permanência e sucesso escolar dos alunos. O 5º CIM trabalha nessa direção”.

Pré-congresso

Em outubro de 2019, os programas Diálogos (IFMG – Campus Ouro Preto) e Sala Aberta (UFOP), iniciativas voltadas para o desenvolvimento profissional docente em suas respetivas instituições, promoveram o Pré-congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico, uma preparação para a construção do 5º CIM. Por meio de palestra, oficinas e socialização de práticas pedagógicas, a programação teve o propósito de ampliar as ações de ambos os programas, possibilitando aos professores mais um momento de reflexão, bem como de construção de conhecimentos e práticas sobre metodologias ativas e inovação no ensino.

Inscrições e programação

As inscrições para o 5º Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico estão abertas e podem ser realizadas pelo site do evento, onde também é possível conferir a programação completa: http://www.eventos.ufla.br/vcim/