Você está aqui: Página Inicial > Notícias do Campus > Retrospectiva 2020 > Retrospectiva 2020 | Outubro, novembro e dezembro
conteúdo

Notícias

Retrospectiva 2020 | Outubro, novembro e dezembro

Semana de Ciência e Tecnologia, professores e alunos premiados em eventos e competições, eleições para o conselho acadêmico e levantamento sobre o ERE no Campus movimentaram o último trimestre de 2020. Confira os destaques:
publicado: 10/12/2020 17h16, última modificação: 24/12/2020 13h48

retrospectiva 1

outubro

 

 

A abertura de inscrições para a 2ª Maratona de Programação Intercampi do IFMG abriu o calendário de atividades virtuais do último semestre do ano. Com o intuito de estimular o interesse pela Computação, a competição é destinada aos alunos regularmente matriculados em cursos técnicos ou superiores do IFMG. Para auxiliar na elaboração de videoaulas, o Núcleo de Tecnologias Educacionais Digitais e Educação a Distância (NUTED) criou um tutorial sobre o Shotcut, plataforma de edição de vídeos gratuita.

Atividades antes oferecidas presencialmente à comunidade foram adaptadas para o ambiente virtual. Foi o caso das oficinas de Kung Fu, Judô e Canto-coral. Neste mesmo mês, a DIPPE abriu turma para a oficina Estudos Musicais & Formação de Banda.

Em um formato totalmente novo, adaptado aos tempos de pandemia, a XIII Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Ouro Preto foi realizada de 19 a 23 de outubro, com o tema "Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira". Mais de 50 horas de atividades gratuitas, entre palestras, minicursos, mesas-redondas, eventos paralelos e culturais, transmitidos pelo Youtube, Google Meet e Moodle, levaram conhecimento, diversão e momentos de reflexão a estudantes, servidores e comunidade externa. O evento foi solidário e o público teve a oportunidade de fazer doações para entidades beneficentes de Ouro Preto e Mariana por meio de links e QR-Codes divulgados nas palestras e mesas-redondas. Um informativo com a cobertura do evento foi produzido pela Comunicação Social. Confira!

semana de ciencia - retrospectiva

semana de ciencia - retrospectiva 2

Conhecimento em um minuto: do Campus Ouro Preto para sua tela! Orientadores, pesquisadores e bolsistas do Campus abraçaram a ideia e dezenas de vídeos de até 60 segundos sobre projetos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos no Campus Ouro Preto invadiram as redes sociais durante a Semana de Ciência e Tecnologia - e esta ação não para por aí!  A DIPPE e a Coordenação de Comunicação Social permanecem com esta iniciativa, que passa a ser contínua. O resultado você confere nas contas oficiais da instituição no Facebook, Instagram e em breve no Youtube.

E por falar em pitchs... A Semana de Ciência e Tecnologia Virtual e Integrada do IFMG, que contou com a participação de praticamente todos os campi do Instituto, premiou pitchs que participaram da Sessão de Apresentação de Trabalhos. A atividade contou com 145 projetos de Ensino, Pesquisa/Inovação e Extensão inscritos. Trinta e três deles foram contemplados, por mérito científico e divulgação. O Campus Ouro Preto foi duplamente premiado com os projetos “Horta orgânica educativa IFMG” e "Chafariz da Glória Ouro Preto/MG”.

A empresa júnior do campus, Óculo Júnior, promoveu um ciclo de debates virtuais sobre patrimônio com profissionais e estudiosos. 

O IFMG, a Universidade Federal de Ouro Preto, a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal de Viçosa publicaram edital para fomento a projetos interinstitucionais de extensão em interface com a pesquisa para o enfrentamento da pandemia da COVID-19 e seus impactos nos municípios da Bacia do Rio Doce, afetados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG). Por integrar o comitê de assessoramento para destinação dos recursos provenientes de multa aplicada à Samarco Mineradora S.A., o Campus Ouro Preto foi a unidade do IFMG responsável por fazer a articulação com as demais instituições.  

novembro

 

 

Logo no início do mês, servidores, terceirizados e estudantes do Campus Ouro Preto foram convidados a compartilhar suas experiências e vivências durante a pandemia participando dos Grupos de Fala promovidos pelo GT de Saúde Mental da Fase 3 de Enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

O resultado final da eleição para representantes docentes, técnicos-administrativos e discentes no Conselho Acadêmico foi divulgado à comunidade acadêmica. Conforme o Regimento Geral do IFMG e o Regimento Interno do Conselho Acadêmico do Campus, o mandato será de dois anos, de novembro de 2020 a novembro de 2022. Confira a Portaria de nº 257 de 19 de novembro de 2020, que designa os novos membros do conselho.

Previsto para ser realizado presencialmente em abril deste ano, o 5º Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico (CIM) teve seu formato adaptado para o ambiente virtual em virtude da pandemia. O evento foi promovido por meio de uma rede de colaboração entre universidades e Institutos Federais, entre eles, o IFMG - Campus Ouro Preto (por meio do Programa Diálogos – Área Pedagógica/DE), UFMG, UFLA, UFOP, IFNMG, UFVJM e UFG. Com o tema “Inclusão, permanência e sucesso: como inovar para alcançar cada estudante?”, o CIM propôs reflexões e debates sobre inovações metodológicas, de modelos e de práticas pedagógicas.

O 8º Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade (SITRE) também precisou ser adaptado e foi realizado virtualmente. O Campus Ouro Preto foi uma das instituições organizadoras do evento, em parceria com APPOS, Cefet-MG e UFMG, com a proposta de promover uma reflexão sobre o atual estágio das pesquisas em trabalho e educação, em âmbito nacional e internacional.

O professor Luciano Miguel dos Santos, docente nos cursos técnicos em Metalurgia, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho do Campus Ouro Preto, foi premiado na 4ª edição do Prêmio MEI de Docência - Metodologias de Ensino Inovadoras, uma iniciativa do Curso de Pós-Graduação em Docência do IFMG - Campus Arcos. A iniciativa reconhece as melhores experiências na sala de aula que contribuem com o processo de ensino e aprendizagem nos diferentes níveis escolares. Na ocasião, Luciano Miguel recebeu o prêmio de melhor experiência no Ensino Médio com o projeto “Aprendizagem visível de siderurgia para estudantes do curso técnico em Metalurgia”, realizado com alunos do Campus Ouro Preto.

E tivemos mais premiações! No final de novembro foram conhecidos os vencedores da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF). Em sua 3ª edição, a competição foi realizada totalmente a distância em decorrência da pandemia e contou com duas fases: na primeira, os alunos inscritos realizaram a prova e, na segunda, discentes e docentes tiveram a oportunidade de participar de diversos cursos ofertados pelos professores de matemática dos IFs participantes. Alunos e alunas do Campus Ouro Preto conquistaram uma medalha de prata, duas de bronze e cinco menções honrosas.

Mesas-redondas, palestras e uma roda de samba integraram a programação da XIV Semana de Cultura Afro-brasileira do Campus Ouro Preto. As atividades, realizadas remotamente, proporcionaram ao público importantes reflexões, abordando temas como empoderamento das juventudes negras, barreiras ao acesso à saúde por parte da população negra, combate à violência contra a mulher negra, linguagem, memória e afrovisualidades, mulheres negras na tecnologia, entre outros.

dezembro

 

 

Os primeiros dias do último mês do ano foram marcados pela realização do 2° Simpósio Regional de Geografia, Educação e Mineiridade (SIRGEM), realizado remotamente. Sob a responsabilidade da Coordenadoria de Geografia (CODAGEO), o evento teve, como tema, "Desafios e perspectivas para o exercício profissional no século XXI". 

O Coral do IFMG, ação extensionista do campus, participou da 18ª edição do Vozes que Cantam - Encontro de Corais de Mariana. A ação promovida pela Prefeitura Municipal contou com apresentações de grupos de Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. 

A Diretoria de Ensino, com o intuito de investigar o Ensino Remoto Emergencial (ERE), verificar acertos, detectar problemas e pensar nas possibilidades e alternativas para as próximas etapas, realizou um levantamento sobre o ERE no Campus Ouro Preto, disponibilizando questionários para servidores e discentes.

Docentes das áreas de Linguagens e Humanidades trabalharam no Projeto Integrador, ao longo deste trimestre, a temática "Escravidão, Liberdade e Cidadania" em todos os anos e cursos técnicos integrados do Campus. As produções dos estudantes transparecem um pouco do que aconteceu em sala de aula e foram apresentadas na Semana Projeto Integrador.

O GEALI (Grupo de Estudos sobre Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura) promoveu a IX Jornada de Estudos do GEALI-IFMG. O grupo, criado em 2012 e ligado à Coordenadoria de Língua Portuguesa, vem realizando uma série de encontros virtuais nos últimos meses com docentes do campus e convidados. Neste ano, o tema do evento foi “O componente Língua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular: reflexões necessárias”. O encontro foi realizado de forma virtual.

O GEALI (Grupo de Estudos sobre Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura) promoveu no dia 15 de dezembro, a IX Jornada de Estudos. O tema deste ano foi "O componente Língua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular: reflexões necessárias".

A Comissão Própria de Avaliação do Campus Ouro Preto (CPA Local) divulgou o relatório parcial correspondente à Autoavaliação Institucional 2020, realizada de 1º a 31 de outubro deste ano.

E como parte das atividades do Projeto Integrador, os professores das áreas de Linguagens e Humanidades promoveram a Semana Projeto Integrador, com as produções do trimestre que teve a temática "Escravidão, Liberdade e Cidadania".

Tag retrospetiva 4

registrado em: