Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 06 de Abril Dia Mundial de Atividade Física
conteúdo

Notícias

06 de Abril Dia Mundial de Atividade Física

publicado: 06/04/2020 17h09, última modificação: 06/04/2020 17h09

O dia 6 de abril foi escolhido há anos como o Dia Mundial da Atividade Física. O objetivo é lembrar a todos que o sedentarismo é um alto fator de risco para a saúde.

O tema para o ano de 2020 é “Todo Passo Conta”, ressaltando que ninguém precisa de equipamentos especiais para se exercitar. É necessário apenas a disposição de abandonar a inatividade física. O combate ao sedentarismo é a estratégia número um na luta para diminuir a incidência das doenças crônicas não transmissíveis, por exemplo as doenças cardiovasculares e a diabetes.

A Organização Mundial da Saúde considera que 30 minutos de atividade física leve a moderada, cinco vezes por semana já são um ótimo começo para conseguir que os benefícios possam ser sentidos no organismo, no corpo e na mente das pessoas.

Se você está sedentário há algum tempo e tem receio de voltar a praticar alguma atividade física por não ter fôlego ou considerar não possuir disposição suficiente para isso, não se preocupe. Inicialmente você deve procurar uma atividade que lhe agrade e até convidar um amigo para participar. O profissional de Educação Física é a pessoa ideal para orientar sobre o assunto.

A prática regular de atividade física é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, ajudar a emagrecer, diminuir o risco de doenças cardíacas e fortalecer os ossos, por exemplo. Os idosos também podem fazer exercícios e os mais indicados são aqueles que estão de acordo com a funcionalidade do corpo. É também importante para melhorar a qualidade de vida e a disposição para realizar as atividades do dia-a-dia e, por isso, é importante as pessoas de todas as idades praticarem exercício.

Outros benefícios relacionados a atividade física são: melhorar a autoestima e promover a sensação de bem-estar; diminuir a depressão; diminuir o estresse e o cansaço; aumentar a disposição; melhorar a força e resistência muscular; melhorar a aparência da pele.

É importante que antes de começar ou voltar a praticar exercícios sejam realizados exames para verificar o estado geral de saúde para que seja indicado o melhor tipo de atividade física e/ou exercício, bem como a intensidade indicada, por exemplo. Além disso, o ideal é que você seja acompanhado por um profissional de educação física capacitado.

A professora de educação física Ana Paula, do IFMG Campus Ouro Preto, preparou algumas dicas para ajudar-nos nesse momento:

Atividade física é qualquer movimento feito pela musculatura que resulta em gasto energético. Exercícios físicos são atividades sistematizadas, com sequência de movimentos para alcançar um objetivo, geralmente ligado à saúde ou a estética.

A pandemia do novo coronavírus nos impôs uma nova rotina com o isolamento social. A OMS recomenda 150 minutos semanais de exercícios físicos leve ou moderado (cerca de 20minutos diários) ou, pelo menos, 75 minutos de exercícios de maior intensidade por semana (cerca de 10 minutos diários).

Nesses dias de isolamento social o mais importante é se movimentar, mesmo sem sair de casa. Algumas dicas:

  • Devemos iniciar com um exercício que seja de fácil execução e fazer o básico com baixa intensidade.
  • Procurar sempre fazer alongamentos para reduzir a probabilidade de desenvolver lesões musculares. Quanto mais se alonga um determinado músculo maior será o fluxo da articulação controlada por eles e melhor será a sua flexibilidade.
  • Ter cuidado importante com a hidratação, aquecimento e com o término do exercício (nunca terminá-lo abruptamente).
  • Lembrando sempre que o importante da atividade física é a regularidade e não a intensidade.
  • Algumas possibilidades:

o    pular corda, dançar, subir e descer escadas, ou com caixotes simular steps, montar circuitos dentro de casa utilizando elementos domésticos (vassouras, tapete, bancos, etc).

o    Séries de exercícios que podem ser feitas com o peso corporal: sequência de agachamentos, flexões de braço, corrida e ou caminhada estacionária e abdominal. 

Agora é usar a criatividade e movimentar- se!!!!