Você está aqui: Página Inicial > Notícias > "TRI como uma nova tendência de avaliação para além do ENEM” é tema de workshop promovido por Elojob Education

publicado: 05/03/2021 17h15, última modificação: 05/03/2021 17h24

A Elojob Education, empresa júnior do Campus Ouro Preto, realizará na próxima quarta-feira, 10 de março, às 19 horas, workshop online com o tema “TRI como uma nova tendência de avaliação para além do Enem”. O objetivo é apresentar uma releitura da Teoria de Resposta ao Item a partir da análise dos trabalhos de Pasquali, Luckesi e Vigotski.

O evento é voltado para professores e profissionais da educação que buscam melhorar suas técnicas de avaliação, algo que, com o ensino remoto e híbrido, torna-se mais necessário que nunca.

A Teoria de Resposta ao Item é a base do algoritmo usado pelo Enem para corrigir e dar nota às questões da prova, legitimando a prova e os conhecimentos dos alunos que a fazem. É, também, uma forma de impedir o “chute”.

Entretanto, a TRI pode também auxiliar o professor na identificação de falhas na aprendizagem, na construção de contextos de ensino e também na atribuição de uma nota numérica compatível com o processo de ensino-aprendizagem do estudante.

Durante o workshop, os participantes terão a oportunidade de tirar dúvidas e, ao mesmo tempo, praticar o desenvolvimento de questões de avaliação em suas respectivas áreas. E o melhor: será possível aprender a fazer tudo isso sem depender de longos estudos estatísticos sofisticados, de forma a viabilizar uma avaliação de sucesso e humanizada.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas em: www.even3.com.br/workshopeje2021

Saiba mais sobre a Elojob Education em: https://elojob.ouropreto.ifmg.edu.br