Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 21º Congresso Mundial de Ciências do Solo
conteúdo

Notícias

21º Congresso Mundial de Ciências do Solo

publicado: 03/09/2018 10h26, última modificação: 05/09/2018 18h53

Dos dias 12 a 17 de agosto foi realizado o 21º Congresso Mundial de Ciência do Solo, no Rio de Janeiro, e contou com a participação de três professores Henrique Amorim Machado, William Fortes Rodrigues e Elizene Veloso Ribeiro e três alunos João Lucas Ferreira, Ronaldo Ferreira de Souza e Vanderlei Nonato Ladislau,  do curso de Geografia do IFMG – Campus Ouro Preto.

O nome do evento é “soil science: beyond food na fuel”, Ciência do solo: além de comida e combustível, tem como objetivo o estudo do solo em nossa sociedade e nas gerações futuras, que será o centro de discussões para produção de alimentos, conservação ambiental, qualidade da água, redução da pobreza, produção de energia renovável e intensificação sustentável são estratégias para respostas de perguntas importantes, como por exemplo: como alimentar um planeta faminto? Como abastecer o planeta de energia? Como saciar um planeta sedento? Essas são algumas indagações, além de muitas outras para sobrevivência da raça humana.

A Organização do Congresso esperou atender um público estimado de 7.500 participantes entre cientistas e indústrias de 140 países, uma oportunidade de intercâmbio de conhecimento em direção aos avanços tecnológicose oportunidade de negócios para empresas que lidam com áreas relacionadas à Ciência do Solo.

Para o Prof. William o congresso foi possível ter percepção dos demais profissionais envolvidos da área sobre o tema Solos. “Na minha carreira profissional acrescentará conhecimentos mais aprofundados e atualidades, sobre a temática.  Estou cursando o terceiro ano do Doutorado,  foi possível adquirir mais informações sobre o tema da minha pesquisa, além disso, como penso tentar um pós doc, foi possível observar as lacunas, necessidades de investigação e avanços na área de solos. Participar de um evento de porte internacional é de grande importância. Nele estavam profissionais qualificados, professores das mais renomadas instituições de ensino em Ciência do solo. Um dos maiores pontos positivos, foi abordagem na necessidade de sustentabilidade ambiental e produção agrícola em larga escala, sobretudo no Brasil, que pode ser considerado um dos "celeiros" do mundo. Nesta perspectiva, foi apresentado no Congresso o Programa Nacional de Solos do Brasil (PronaSolos)  que tem por objetivo  dedicar à investigação e interpretação dos dados de solos brasileiros, o que poderá contribuir para o desenvolvimento nacional”. Relata William Rodrigues. No seu projeto de doutorado, na pesquisa, desenvolve levantamento e mapeamento de solos criogênicos em uma ilha na Antártica Marítima.

Vanderlei Ladislau aluno do curso de Geografia falou que foi experiência única  que contribuirá para a vida acadêmica e, principalmente, por criar elos profissionais. “A oportunidade de participar de um evento a nível internacional representa muito quando são apresentados em um currículo. Poder trocar experiências com pessoas de vários lugares do mundo é algo fascinante, pois além das experiências particulares de cada pessoa, há contribuição na formação de uma nova fonte de conhecimento, a qual mesclam particularidades e coletividades”, declara Vanderlei.

Outro Professor participante da área de Geografia foi o Henrique Amorim, para ele o Congresso apresentou temáticas muito atuais e trouxe grandes pesquisadores, mas deixou a desejar quando não ofereceu tradução simultânea. “O congresso permitiu a ampliação do conhecimento específico na área além de ter proporcionado o encontro com profissionais de outras instituições, o que em breve poderá resultar em novas parcerias. Considero que o evento atingiu seu objetivo, possibilitando o contato com novas metodologias, abordagens, interpretações e tecnologias que tangem a temática de solos, assunto oferecido tanto aos alunos do curso técnico integrado quanto aos alunos da Graduação. O Congresso Mundial de Ciência do Solo é o mais importante evento para a área, onde representantes de mais de 90 países e também de instituições como a ONU participam trazendo suas contribuições e experiências”. Relata Henrique Amorim. Desenvolve com seus alunos na CODAGEO trabalhos de conclusão de curso diretamente relacionadas com a Ciência do Solo. Atualmente é orientador de três monografias que se utilizam da Ciência do Solo como fundamento.

 Para Ronaldo Souza, aluno do curso de Geografia, foi a primeira participação em um congresso, e ainda mais em um congresso internacional, experiência positiva, pois além do desenvolvimento acadêmico adquirido através da quantidade de informações obtidas, teve a oportunidade de ter o contato com estudantes e profissionais de diversas culturas. “Principalmente no enriquecimento do meu currículo através de aprimoramento do conhecimento alcançado, decorrente de diversos trabalhos qualificados que nos foram apresentados, o que possibilita compartilhar esse conhecimento com outras pessoas, além da ampliação da minha visão de áreas de atuação”. Declara Ronaldo. Em uma avaliação do evento. “permitiu-me adquirir experiência e conhecimento através da possibilidade de interação com estudantes e profissionais, no sentido de obtenção de novas informações e verificação de novas tecnologias, e ainda, não ficando restritos os estudos somente em sala de aula. Finalizando, acredito que todo aluno de graduação deveria ter a oportunidade de participar de eventos dessa espécie”.

 Para o aluno João Lucas Basílio foi a primeira experiência e participação em um congresso internacional, onde teve contato com apresentações de alto nível, estudantes, culturas e línguas do mundo todo. “Este congresso mostrou os pensamentos de grandes especialistas da área, além de toda tecnologia de ponta aplicada aos solos. Isto aponta um norte como uma expectativa de alcance na minha carreira profissional. Também possibilita a ampliação dos conhecimentos sobre alguns assuntos podendo atualizar, aprofundar e transmiti-los em sala de aula”. O WCSS é um evento de alto nível que reúne grandes nomes da área, dos quais muitos são usados na bibliografia do curso. Este congresso então tem uma grande importância na discussão de temas relacionados aos solos, meio ambiente e novas tecnologias fazendo com que acrescente e mostre outras opiniões sobre estes mesmos assuntos. “Isso tem uma relevância na minha vida acadêmica, pois amplia minha visão como futuro professor e sobre questões relacionadas aos solos e meio ambiente. Por fim acredito que foi uma excelente oportunidade ter participado deste evento, e desejo replicar esse conhecimento adquirido nele”, declara João Lucas.

Confira fotos do evento

soil_congress_0.jpg

topo1.jpg

WhatsApp Image 2018-08-12 at 16.34.34.jpeg

WhatsApp Image 2018-08-16 at 17.08.15.jpeg

 

registrado em: