Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 5 anos de um desastre: solidariedade para transformar

5 anos de um desastre: solidariedade para transformar

publicado: 05/11/2020 19h03, última modificação: 05/11/2020 19h03

Prezados cidadãos e cidadãs

Hoje completam 5 anos do rompimento da Barragem de Fundão, um desastre que provocou mortes e levou milhares de pessoas a modificarem seus modos de vida, e que colocou um marco na relação econômica e social da atividade mineral em nossa região, bem como no país. Como uma instituição nascida e fortalecida no setor minero-metalúrgico, mesmo com eixos mais diversificados atualmente, não nos furtamos das reflexões e ações para que o setor mineral possa reavaliar as práticas de exploração mineral e suas políticas de sustentabilidade. Sendo uma instituição de formação profissional, mas também, integrada e humanística, temos consciência da importância do nosso papel na formação de nossos alunos.

O IFMG Campus Ouro Preto registra eterna solidariedade às famílias que perderam entes queridos, que tiveram seus modos de vida abruptamente alterados, que ainda buscam recuperar sua história, sua memória e sua perspectiva de futuro. Lamentamos o processo conturbado e moroso, ocorrido ao longo desses 5 anos, e que ainda não tornou possível a dezenas de famílias retomarem um caminho de vida sócio e economicamente viável, e que os prendem a uma nova realidade, com muitas incertezas. Não ignoramos a complexidade de todas as questões que envolvem a relação público-privado no Brasil, nem mesmo a especificidade do caso, mas os prazos e as burocracias não podem preponderar sobre as necessidades humana e social. Como sociedade, precisamos da empatia para que dimensões técnicas e burocráticas, e interesses outros, possam convergir para soluções e ações céleres e assertivas.

Com olhar ambiental, também um dos eixos de formação profissional da nossa instituição, reiteramos a importância do fortalecimento de políticas e práticas ambientais de curto, médio e longo prazos, para que as cicatrizes deste desastre possam ser minimizadas dia após dia. A legislação ambiental precisa ser revista e aplicada junto às práticas mineradoras para haja sinergia entre produção e os impactos sociais e ambientais das regiões envolvidas.

Reforçamos também nossa preocupação com a preservação e valorização da memória das populações atingidas, seus modos de vida, sua história e seu patrimônio cultural. É preciso respeitar essa memória, e incluir essa dimensão nas ações de reparação e compensação. Essencial também buscar meios para que a memória do ocorrido não se perca, e para que o que aconteceu não se repita, como vimos em Brumadinho, pouco tempo depois.

Por fim, que os processos de reparação e compensação, as respostas e os resultados sejam mais ágeis, para que os prejuízos não se multipliquem, como a realidade hoje nos mostra.

O IFMG Campus Ouro Preto permanece disposto a contribuir para que dias “05 de novembro de 2015” não ocorram mais!

Solidariedade é nossa palavra para o dia de hoje!

Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto