Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 5º Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico tem início na próxima segunda, 16/11
conteúdo

Notícias

5º Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico tem início na próxima segunda, 16/11

por Tatiana Toledo publicado: 12/11/2020 15h25, última modificação: 12/11/2020 15h25

Terá início na próxima segunda-feira, 16, o 5º Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico (CIM), realizado por meio de uma rede de colaboração entre universidades e Institutos Federais, entre eles, o IFMG - Campus Ouro Preto (por meio do Programa Diálogos – Área Pedagógica/DE), UFMG, UFLA, UFOP, IFNMG, UFVJM e UFG. O evento, que seria realizado presencialmente em abril deste ano, teve seu formato adaptado para o ambiente virtual em virtude da pandemia.

Com o tema “Inclusão, permanência e sucesso: como inovar para alcançar cada estudante?”, o evento propõe reflexões e debates sobre inovações metodológicas, de modelos e de práticas pedagógicas na busca pela inclusão, pelo sucesso e pela permanência dos estudantes no ensino superior e tecnológico de forma a promover uma formação mais holística, humanista, crítica, ética e cooperativa dos profissionais.

Atividades abertas ao público

Embora o período de inscrições já tenha se encerrado, algumas atividades do evento são abertas ao público. São elas:

- 16/11, às 14h - Conferência de Abertura: “As práticas docentes e sua relação com a inclusão, permanência e sucesso na formação dos estudantes das universidades e institutos federais” (Para participar, acesse: https://www.youtube.com/user/uflabr)

- 18/11, às 9h - Painel Debate: “Inclusão, permanência e sucesso: como inovar para alcançar cada estudante?” (Para participar, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=hx_ThnyGsrQ)

A programação conta ainda com oficinas, minicursos, grupos de colaboração, mostra de núcleos de estudos, entre outras atividades.

Pré-congresso

Os programas de desenvolvimento profissional docente Diálogos (IFMG – Campus Ouro Preto) e Sala Aberta (UFOP) promoveram o Pré-congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico, uma preparação para a construção do 5º CIM. O evento foi realizado em outubro de 2019.

Saiba mais

Para mais informações, acesse o site do evento: http://www.eventos.ufla.br/vcim/