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Abertas as inscrições para seleção de Alunos Bolsistas para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Curso de Licenciatura em Geografia

por Hugo Pereira publicado: 27/06/2018 21h13, última modificação: 27/06/2018 21h13

Acesse o documento completo do Edital nº 034/2018

Inscrições: De 27 de Junho de 2018 a 04 de Julho de 2018, de 14h00min às 21h00min.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi lançado pelo Ministério da Educação - MEC, por intermédio da Secretaria de Educação Superior - SESu, a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, com vistas a fomentar a iniciação à docência de estudantes das Instituições Públicas de Educação Superior.

Para fins deste edital, serão selecionados 30 candidatos para o Cadastro de Reserva do Curso de Geografia do Campus Ouro Preto. As vagas somente serão distribuídas sob condição de aprovação dos Núcleos pela Instituição. O Cadastro de reserva não garante disponibilização de vagas aos campi.

A concessão de bolsas será mensal, com previsão de início em Agosto de 2018 e duração de 18 meses, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) para alunos de Iniciação à Docência.

O formulário de inscrição (ANEXO I) deste edital deverá ser preenchido e entregue na Gerência de Ensino Superior, (GES) do IFMG – Campus Ouro Preto, localizada no Pavilhão dos Inconfidentes, 2º andar.

O PIBID tem como objetivos:

 Incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica;

Contribuir para a valorização do magistério;

Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a educação superior e a educação básica;

 Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;

 Incentivar escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;

 Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura;

 Contribuir para que os estudantes de licenciatura se insiram na cultura escolar do magistério, por meio da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente.

 Proporcionar aos futuros professores formados pelo IFMG participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola.

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