Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberto edital para seleção de projetos para os Programas Institucionais de Bolsas de 2018 (PIBEX e PIBEX Jr.)

Destaques

As inscrições podem ser feitas de 20/12/2017 a 29/01/2018

por Hugo Pereira publicado: 20/12/2017 17h19, última modificação: 23/01/2018 15h07

Está aberta a seleção de projetos para os Programas Institucionais de Bolsas de 2018 (PIBEX e PIBEX Jr) do IFMG – Campus Ouro Preto. A iniciativa, que busca promover uma maior interação entre ensino, inovação, pesquisa e extensão, está com inscrições abertas até o dia 29 de Janeiro.

As submissões dos projetos devem ser realizadas exclusivamente pelo e-mail da Diretoria de Inovação, Pesquisa e Extensão – DIPE, presente no Edital completo. O resultado final será publicado no site do IFMG a partir do dia 28 de Fevereiro.

O programa estimula o desenvolvimento sustentável local e regional, com projetos que potencializam a transformação da realidade econômica, social e ambiental. Além de favorecer a complementação da formação social, humana, cultural, esportiva, científica, tecnológica e profissional dos envolvidos.

Os critérios de seleção dos projetos levam em conta a clareza dos objetivos, a relevância social e na formação do bolsista, a fundamentação teórica, a caracterização do público alvo, adequação da metodologia, cronograma proposto, adequação da infraestrutura, entre outros.

Bolsistas selecionados para o PIBEX terão uma carga horária de 10h semanais com uma bolsa no valor de R$ 400,00. Na modalidade Jr tanto a carga horária quanto a bolsa são reduzidas, de 5h semanais e R$200,00.

Para ser indicado como bolsista o aluno deve estar regularmente matriculado a partir do segundo período do curso superior no instituto, no caso do PIBEX, e no segundo ou terceiro ano dos cursos técnicos, no PIBEX Jr.

Acesse:

Edital 053/201- Programa Institucional de Bolsas de 2018 (PIBEX e PIBEX Jr)

ANEXO I - Calendário do Edital

ANEXO II - Roteiro para elaboração do projeto

ANEXO III - Modalidade, carga horária e valor da bolsa

ANEXO IV - Classificação de Áreas Temáticas (AT), Linhas de Extensão (LT) e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

ANEXO V- Carta de Anuência e Apoio ao Programa de Extensão pela Instituição Parceira

ANEXO VI - Cadastro do orientador de projeto de extensão

ANEXO VII - Plano de trabalho do bolsista