Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Campus Ouro Preto se destacam na redação do Enem 2020

Alunos do Campus Ouro Preto se destacam na redação do Enem 2020

por Tatiana Toledo publicado: 16/04/2021 16h51, última modificação: 16/04/2021 16h51

Motivo de ansiedade para muitos estudantes, a redação do Enem exige não apenas dedicação especial no momento da prova, mas também uma preparação construída ao longo do tempo. No Campus Ouro Preto, alunos dos cursos técnicos integrados comemoram o excelente desempenho obtido na última edição do exame, realizado em 2020. Na ocasião, os candidatos foram desafiados a elaborar um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema 'O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira'.

Conversamos com alguns estudantes que obtiveram 960 pontos na redação para saber como foi a preparação para o exame, que estratégias adotaram e como se deu a rotina de estudos mesmo em meio à pandemia.

Preparação

Além do empenho individual, o conhecimento adquirido no Campus, especialmente por meio das disciplinas de português e história, é apontado por alguns estudantes como diferencial em seus desempenhos na prova de redação. É o caso de Amanda Herculano Xavier, que vem se preparando desde o segundo ano do Ensino Médio. “O IFMG - Campus Ouro Preto contribuiu muito para a construção do meu repertório sociocultural, que é um ponto muito importante para a redação. O conhecimento que eu adquiri nas aulas de história foram fundamentais para as minhas produções de texto”, conta a aluna, que produzia, pelo menos, uma redação por semana, e reforçou o aprendizado com aulas particulares.

Laureni Martins de Oliveira concorda com a importância destas disciplinas para seu desempenho. “No primeiro ano, eu lia e escrevia muitos textos que meu professor de história, Fabiano, nos solicitava. No segundo ano, a professora de português, Elke, nos passou tópicos relacionados ao Enem, à estrutura de redação e afins. Por isso, digo que a instituição contribuiu, sim, para o meu resultado”, afirma.

Douglas Felipe Almeida Coelho salienta a importância dos docentes das disciplinas de Português I, II e III nesse processo. “Foram de extrema importância para conseguir a minha nota na redação. Quero dar destaque à professora Venúncia Emília Coelho, que foi primordial no tocante ao entendimento da construção textual com base no entendimento do tema e não da cópia e uso avulso de ideias e citações filosóficas nas redações”.

Associar o ensino do IFMG com aulas particulares foi a estratégia adotada por Agnes Silva:“No começo da minha preparação para o Enem, entrei em um cursinho de redação, para ter uma base. A partir daí, pude aprender várias estratégias que me ajudaram muito no dia da prova. Acredito que o IF contribuiu para esse resultado, por ter um ensino de qualidade”. Da mesma forma, Felipe Câmara Campos procurou associar o conhecimento obtido nas aulas a ferramentas externas à instituição, utilizando uma plataforma online de correções de redações. “Comecei a me preparar em maio de 2019. Eu fazia uma redação por semana, às vezes, duas. Em cada redação que fazia, eu encontrava algo para melhorar e fui me aperfeiçoando com meus erros. No fim deu tudo certo!”, explica o estudante.

Pandemia, persistência e superação

Um grande desafio enfrentado pelos estudantes foi o contexto de pandemia, que paralisou o calendário acadêmico do Campus por alguns meses. Durante esse período, a estratégia adotada por alguns deles foi aproveitar o conhecimento já adquirido nas aulas e reforçá-lo com atividades complementares.

Douglas Felipe, por exemplo, utilizou esse tempo para praticar sua escrita: “No ano letivo de 2020, em meio à pandemia da Covid-19, tive a oportunidade de conseguir intensificar os meus estudos para o exame, uma pena que tenha sido num contexto infeliz para o país e a humanidade”.

Foi o que também fez Laureni de Oliveira durante o período em que ficou sem aulas. “Comecei a me dedicar excepcionalmente a estudar a redação. Posso afirmar que foi um ano de altos e baixos, e que nem sempre eu me via disposta a estudar, já que tudo estava tão incerto. Mas com muita determinação eu continuei. Quando vi o resultado, fiquei sem reação, mas muito feliz. E para mim, sendo bem clichê, ele representa mais que uma nota, representa que eu posso alcançar tudo que eu almejo, já que mesmo com uma turbulência de acontecimentos e sentimentos, eu não desisti de fazer o que eu gosto”, comemora.

“Conseguir uma pontuação de 960 em uma redação do ENEM é muito gratificante e me deixa orgulhosa. É resultado de muito incentivo por parte da minha mãe e muita disciplina e dedicação que tive nesses dois anos de preparação”, celebra Amanda Xavier.

Nossos destaques

Confira, a seguir, a pontuação de alguns alunos e alunas do Campus que se destacaram na redação do Enem 2020:

Alice Pimenta Bonfioli - 900
Ariane Janaína Rocha - 880