Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do curso de Especialização em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural visitam a Casa de Cultura Negra
conteúdo

Notícias

Alunos do curso de Especialização em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural visitam a Casa de Cultura Negra

publicado: 28/09/2022 12h54, última modificação: 28/09/2022 12h54

Alunos do curso de Especialização em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural (linha de pesquisa Gestão do Patrimônio), visitaram, em 16 de setembro, a Casa de Cultura Negra, em Ouro Preto. 

O encontro foi iniciativa da professora Maria Cristina Simão e integrou parte das atividades propostas pela disciplina ministrada por ela, “Aspectos Legais da Proteção e Gestão do Patrimônio Cultural'', e contou com a presença de dois representantes de comunidades identitárias, Kedison Guimarães e Danilo Campos da Silva, membros da Diretoria de Promoção da Igualdade Racial. 

Segundo a professora Maria Cristina, a disciplina retrata diversas categorias do patrimônio cultural, entre elas o patrimônio imaterial, conceito que foi o tema central do encontro, perpassando principalmente por patrimônios ligados à matriz africana e indígena, e as possíveis formas de sua proteção e preservação. 

A Casa de Cultura Negra

Localizada no bairro Alto da Cruz, a Casa de Cultura Negra é um local que promove a visibilidade e o debate sobre os movimentos negros ouro-pretanos. Dessa maneira, o espaço propicia o fortalecimento da cultura e tradições do município com o compromisso de valorizar, preservar e divulgar a herança da cultura afro-brasileira em suas mais ricas e expressivas vertentes.

 

 

Texto: Isa Souza