Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos, professores e egressos apresentam trabalhos de importante aspecto social em Simpósio de Geografia Física Aplicada

por Tatiana Toledo publicado: 05/07/2019 08h49, última modificação: 05/07/2019 08h49

Foi expressiva a participação de estudantes, egressos (ex-pibidianos) e professores do curso de Licenciatura em Geografia do Campus Ouro Preto, além de alunos do Mestrado em Meio Ambiente e Sustentabilidade do IFMG, no Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, realizado entre os dias 11 e 15 de junho, em Fortaleza (CE). Entre banners e comunicações orais, foram apresentados 16 trabalhos no evento, que buscaram revelar a importância da Geografia Física Aplicada para a sociedade.

“Grande parte dos trabalhos que levamos para o simpósio tem uma aplicabilidade, seja para atender o mercado, seja para anteder direta ou indiretamente a sociedade. Muitos acreditam que, por se tratar de um curso de licenciatura, é somente lecionar. Não levamos apenas o nosso aluno para o mercado de trabalho lecionando. Queremos levá-lo a lecionar de uma forma que seja atrativa e, acima de tudo, fazer com que os alunos, em especial a criança e o adolescente, reconheçam que a Geografia está no dia a dia deles”, explica a professora de Geografia, Cecília Andrade.

Entre as apresentações, a professora destaca dois trabalhos de conclusão de curso de ex-alunas do Campus, que também foram bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). “Uma desenvolveu seu trabalho dentro de um eixo da Geografia Física Aplicada, utlizando de atividades lúdicas para o ensino da Geografia Física. A outra abordou um problema comum em Ouro Preto, que é o deslocamento de massas. Ela aplicou  geoindicadores no bairro Piedade, onde ela reside, ou seja, ela se preocupou em desenvolver uma pesquisa voltada para a comunidade onde mora. Já o trabalho os trabalhos dos mestrandos foram: no Morro São Sebastião, também utilizando geoindicadores, ´Susceptibilidade a erosões e voçoramento na área urbana de São Roque de Minas/MG´ e ´Morfologia antropogênica na duplicação de rodovias: um estudo de caso sobre um trecho da BR-381/MG´. Isso mostra como a Geografia Física tem aplicabilidade na área social”.

A professora ressalta, ainda, resultados positivos vindos do Programa de Residência, por meio do trabalho  apresentado por dois estudantes do Campus - João Lucas e Vanderlei Ladeslau, coma orientação do professor Henrique Machado - que  aplicaram a metodologia desenvolvida por eles nas escolas onde atuam. “Eles produziram monólitos de solos em miniatura como material didático. Isso foi muito bem recebido pelos avaliadores, por utilizarem novos métodos para o ensino da Geografia e fazerem uso de técnicas pelas quais os alunos da educação básica se sintam atraídos”, afirma.

Para Cecília Andrade, resgatar tais trabalhos e mostrar como eles estão envolvidos com demandas da sociedade foi de grande importância. “Conseguimos dar visibilidade à forma como a Geografia tem sido trabalhada, tornando público o que nós produzimos, até mesmo como forma de quebrar o preconceito existente com a educação, em especial, a pública”.

A 18ª edição do Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada foi organizado pela Universidade Federal do Ceará, por meio do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Ciências Marinhas Tropicais do Instituto de Ciências do Mar. O evento é realizado a cada dois anos.