Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aprovado regimento interno do Comitê de Ética em Pesquisa do IFMG
conteúdo

Notícias

Aprovado regimento interno do Comitê de Ética em Pesquisa do IFMG

publicado: 15/12/2021 11h06, última modificação: 15/12/2021 11h06

A aprovação do regimento interno pelo Conselho Superior do IFMG, ocorrida no final de novembro, marca o primeiro passo para a criação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Instituto. O CEP terá a função de defender os interesses dos participantes e contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos impostos pelas Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos . Trata-se de órgão interdisciplinar e independente, de caráter consultivo, deliberativo e educativo.

“A aprovação ainda não ocorreu. Os passos são muitos e o Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) é detalhista e exigente”, explica Fernanda Silva Torres, que é bióloga, doutora em Ciências, área de Concentração Bioquímica e pós-doutora em Bioquímica e Imunologia pela UFMG. Ela atua como professora visitante no IFMG e integra a  Comissão de Implantação do CEP, trabalhando especificamente para auxiliar a Reitoria nas demandas da implantação do Comitê. Essa comissão trabalha agora elaborando um edital para seleção dos membros do CEP, que serão selecionados por comissão própria e nomeados pelo reitor.

Fernanda explica que a presença do Comitê pode agilizar e garantir mais especificidade nas análises dos projetos da Instituição. “É de extrema importância que os pesquisadores entendam o CEP como um aliado, que traz segurança na realização de pesquisas com seres humanos no IFMG. O Comitê também realizará workshops sobre ética e disponibilizará modelos de documentos que vão auxiliar e direcionar os pesquisadores”, completa.

Acesse a Resolução 33/2021

Fonte: Comunicação Reitoria

registrado em: , ,