Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Atividade prática de matemática estimula o empreendedorismo e a inovação entre estudantes

por Tatiana Toledo publicado: 21/10/2019 12h46, última modificação: 01/11/2019 15h44

Alunos dos cursos técnicos integrados em Administração e Mineração participaram, nos dias 7 e 9 de outubro, de atividade prática de matemática orientada pelo professor Thiago Mendonça (CODAMAT). Este é o terceiro ano consecutivo em que o docente realiza a atividade. Neste ano, a iniciativa envolveu as turmas ADMI2D1, ADMI2D2, MINE2D2 e MINE2D3 e teve como principal objetivo incentivar o empreendedorismo e a inovação, além de aplicar conhecimentos matemáticos, em particular de geometria plana e espacial, aos específicos das áreas técnicas em questão.

Os alunos foram orientados a criar um objeto que pudesse ser usado em sua área, simular uma empresa com intuito de vender o seu objeto (produto) no mercado e apresentar um pitch (apresentação rápida de um produto ou um negócio, com a intenção despertar o interesse de potenciais investidores, clientes, sócios ou parceiros). Na sequência, foram questionados pelos clientes e investidores presentes na apresentação do pitch (representados por colegas de sala e convidados externos).

Os trabalhos apresentados foram: calendário agrícola manual; smartfoods em formatos variados; pirâmide organizacional; kit organizacional para palestrantes e professores; sala azul; assistente pessoal personalizado; projetor de holograma; gerador eólico; filtro de rejeito e prensa de tijolos; método anti-rasgo para esteiras; peneira; esteira imantada; prensador de tijolos; caminhão peneirador; escavadeira hidráulica à distância; britador de corrente.

Durante as apresentações, os alunos foram caracterizados de empresários na busca pela venda de seus produtos. “Percebeu-se uma notória preparação dos alunos quando defendiam suas ideias. Foi surpreendente. Além disso, os alunos estudaram termos técnicos que, quando questionados, eram bem explicados. O envolvimento e a participação dos alunos nessa atividade contribuíram para que a atividade fosse de excelência e com o êxito garantido”, conta o professor.

Ainda segundo Thiago Mendonça, nota-se que os alunos que ingressam hoje na Instituição estão sedentos por oportunidades que os levem a desenvolver competências e habilidades diferenciadas. “Quando se dá uma oportunidade como essa, eles demonstram um potencial até então não observado nas aulas, testes e provas. Fica o convite à comunidade para abraçar a ideia e desenvolver, quem sabe, um projeto integrador em todos os cursos técnicos que ofertamos na escola”, destaca.

Neste ano, a atividade contou com a presença das pedagogas Fabíula Pires e Clarice Alves, da professora Leila de Carvalho e de alunos do IFMG e da UFOP nas avaliações das apresentações.

registrado em: ,