Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Atualizações sobre uso do Google Meet para gravação de aulas online
conteúdo

Notícias

Atualizações sobre uso do Google Meet para gravação de aulas online

publicado: 16/09/2021 09h28, última modificação: 16/09/2021 09h28

Conforme amplamente divulgado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), há cerca de um ano o Google anunciou a restrição da disponibilização de alguns recursos avançados do Google Meet que haviam sido ofertados gratuitamente em função da pandemia. Entre as mudanças estava o encerramento do recurso de gravação e armazenamento de reuniões e aulas pelo Google Meet. A função, que ainda permaneceu disponível por vários meses, agora tem data certa para ser descontinuada: 9 de janeiro de 2022. 

Assim, conforme orientações anteriores, a DTI reforça que é necessário substituir o uso dessa ferramenta por outras alternativas - como o MS Teams, também apresentado na ocasião - a fim de evitar transtornos quando o Google efetivar a alteração.

O que mudou

Desde que o Google deixou de fornecer gratuitamente os recursos da versão "G Suite Enterprise for Education", o IFMG faz uso da versão "G Suite for Education", que permite a participação de até 100 pessoas em uma reunião, porém, a partir de janeiro de 2022, sem a opção de gravar e armazenar/ compartilhar. A realização de "lives" pela ferramenta também foi suspensa desde outubro passado.

A DTI informa que está avaliando a viabilidade e benefícios da aquisição de modalidade paga do Google Workspace. Novas informações serão repassadas à comunidade em momento oportuno.

MS TEAMS: alternativa para gravação de aulas e reuniões online

O Microsoft Teams ou MS Teams é um ambiente virtual e colaborativo que possui recursos para realização e gravação de aulas e reuniões online. Servidores e estudantes do IFMG já estão cadastrados na plataforma.

Como acessar o MS Teams?
A DTI e o Campus Congonha elaboraram um guia rápido sobre como acessar o ambiente de videochamada pelo MS Teams.

Clique aqui para conhecer o tutorial da ferramenta