Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus apresenta proposta de ações destinadas aos distritos atingidos por fortes chuvas à prefeitura de Ouro Preto
conteúdo

Notícias

Campus apresenta proposta de ações destinadas aos distritos atingidos por fortes chuvas à prefeitura de Ouro Preto

por Tatiana Toledo publicado: 30/10/2021 12h42, última modificação: 30/10/2021 12h55

De que forma o IFMG - Campus Ouro Preto pode contribuir com o executivo municipal para atendimento às demandas das comunidades atingidas por inundações na última semana, nos distritos de Amarantina e Cachoeira do Campo? Esta foi a pauta da reunião realizada na quinta-feira (28), na prefeitura de Ouro Preto. 

No encontro, servidores do Campus apresentaram propostas elaboradas a partir das demandas indicadas pela Defesa Civil durante visita realizada por uma equipe do Instituto a Amarantina, no dia 20 de outubro. 

A medida inicial seria a realização de um mapa falado de inundação, resultante de uma pesquisa a ser realizada com moradores da região afetada, que poderão descrever o efeito das águas em suas residências, assim como na localidade. “Com a tragédia recente na memória, eles têm condições de fazer este detalhamento com bastante precisão. Minuciosidades que somente quem presenciou todos aqueles acontecimentos consegue apresentar, já que, muitas vezes, quando agentes chegam ao local, o nível da água pode ter baixado e as marcas deixadas pela inundação podem ter sido limpas pelos moradores", explica o diretor-geral do Campus, Reginato Fernandes. A ação será coordenada pelo professor da área de Geografia e pesquisador, Jairo Rodrigues.

Além deste levantamento inicial, estão previstas ações de médio e longo prazo voltadas tanto para as regiões afetadas pela enchente do Rio Maracujá quanto para áreas de risco do município. Esta etapa contará com pesquisadores de diferentes áreas da Instituição. 

Por fim, foram expostas outras potencialidades do Campus, que poderão ser somadas aos esforços da prefeitura de Ouro Preto para atuação em outras frentes. “Vejo como exitosa a reunião, afinal, conseguimos apresentar, em um curto prazo, uma resposta para a demanda que nos foi apresentada. Espero que de fato possamos implementá-la com a agilidade necessária, para que a coleta de dados desta pesquisa seja, de fato, efetiva”, ressalta Reginato Fernandes .

Além do diretor-geral, estiveram presentes no encontro o diretor de Extensão, Esporte e Cultura, Hugo Nogueira, e professores da área de Geografia do IFMG - Campus Ouro Preto (Alex Carvalho, Cecília Andrade, Diego Oliveira, Elizene Veloso, Igor Torres e Jairo Rodrigues). Também participaram da reunião a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Crovymara Elias Batalha, o secretário municipal de Defesa Social, Juscelino Gonçalves, o secretário municipal de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, e o vereador Matheus Pacheco. 

Uma nova reunião está prevista para ocorrer em até 15 dias, quando haverá definição dos recursos disponibilizados para execução desta ação inicial.

 

Fotos: Assessoria vereador Matheus Pacheco