Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Preto celebra 76° aniversário com programação online
conteúdo

Destaques

Campus Ouro Preto celebra 76° aniversário com programação online

por Tatiana Toledo publicado: 14/05/2020 19h15, última modificação: 14/05/2020 19h15

No dia 15 de maio, o IFMG - Campus Ouro Preto celebra seu 76° aniversário. A data marca o início das atividades do então Curso Técnico de Mineração e Metalurgia de Ouro Preto, em 1944, a partir da aula inaugural proferida por Padre José Pedro Mendes Barros. 

Anos mais tarde, elevada à condição de autarquia federal, a instituição passou a denominar-se Escola Técnica Federal de Ouro Preto (Etfop), transformando-se posteriormente em Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto (Cefet/Ouro Preto). Atualmente, integra o Instituto Federal de Minas Gerais. 

Programação online

Devido ao contexto de pandemia relacionado à Covid-19, aglomerações de pessoas continuam proibidas, como medida protetiva. Por esta razão, todas as atividades presenciais comemorativas previstas foram adiadas e serão realizadas em momento oportuno. Contudo, pela importância da data, o Campus promoverá atividades alternativas às tradicionais cerimônias, durante as quais a participação de toda a comunidade acadêmica tornará este momento ainda mais especial.

Mensagens, vídeos, depoimentos e “causos”

Uma destas ações será a publicação de pequenos vídeos, nas redes sociais da Instituição, contendo depoimentos e “causos da Coteca”, gravados pelos ex-alunos que, neste ano, completam 25 e 50 anos de formados. Alunos, servidores e aposentados também serão convidados a relatar o papel que a Instituição exerce em suas vidas. 

Mensagens da Direção-Geral destinadas à comunidade acadêmica e aos egressos com 25 e 50 anos de formados, que seriam homenageados em sessão solene, reforçam a programação, que conta também com uma live interativa com professores de história do Campus e conteúdo especial preparado pela equipe do projeto CINE IF “no sofá”. Para encerrar a programação, um vídeo em homenagem à Instituição e à Ouro Preto tendo, como fundo, música de Tunai, cantor e compositor falecido em janeiro deste ano e que registrou passagem pelo curso de Metalurgia da Etfop entre os anos de 1968 e 1970.   

Acompanhe e participe das atividades pelos seguintes canais:

Instagram: @ifmgouropreto_oficial / @cineif.op
Facebook: www.facebook.com/ifmgcampusouropreto
Site institucional: www.ifmg.edu.br/ouropreto

 

Programação 76 anos