Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Preto conta com novo estúdio de gravações
conteúdo

Notícias

Campus Ouro Preto conta com novo estúdio de gravações

por Tatiana Toledo publicado: 27/08/2020 15h37, última modificação: 27/08/2020 15h37

Foram finalizadas na segunda-feira, 24 de agosto, as instalações do novo estúdio de gravações do Campus Ouro Preto. A nova estrutura visa atender não somente às demandas de gravações de videoaulas destinadas ao Ensino Remoto Emergencial, mas também de outras atividades relacionadas ao Ensino a Distância no âmbito da instituição. “Ele será utilizado para a oferta de cursos de formação continuada e de capacitação, além de gravação de videoaulas após o retorno do ensino presencial, já que alguns cursos possuem carga horária em Ead”, explica o Gerente de Estratégia Institucional, Cláudio Vita.

 A criação deste novo espaço atende às condições estabelecidas pela Pró-Reitoria de Extensão e pelo Núcleo de Apoio à Educação a Distância (Nead) da Reitoria, que pretendem realizar a montagem de estúdios em todas as unidades do IFMG. Reginaldo Luzaniro, servidor do Núcleo de Tecnologias Educacionais Digitais e Ensino a Distância (Nuted) responsável por conduzir as obras e ações necessárias para implantação do estúdio no Campus Ouro Preto, explica que o Nead norteou todos os procedimentos a serem adotados para efetivar a montagem e prestou auxílio, por meio de seu coordenador, Renan Inácio Ramos, com instruções de como realizar as intervenções estruturais necessárias nas salas, até a distribuição e instalação dos equipamentos, conforme um croqui idealizado pelo próprio Nead. “Trata-se de um layout padrão, a ser utilizado em todos os estúdios de gravação do IFMG”, destaca Luzaniro.

Com cerca de 16m2, o novo estúdio conta com câmera, teleprompter, tripé com cabeça hidráulica para câmera e teleprompter, televisor, iluminador fluorescente, kit de iluminação de LED, cabos, adaptadores e espumas acústicas. Os equipamentos foram adquiridos pela Pró-Reitoria de Extensão. As intervenções necessárias na sala onde o estúdio foi instalado foram realizadas por servidores do Campus e funcionários terceirizados. 

De acordo com o gerente de Estratégia Institucional, setor ao qual o Nuted está vinculado, o antigo estúdio do Campus não será desativado e deverá passar por reforma e atualização de equipamentos. “O Nuted, setor responsável pela gestão do estúdio, irá atender às demandas encaminhadas e as atividades no local deverão resguardar as condições de segurança sanitária necessárias para salvaguardar a saúde de servidores e usuários”, explica.