Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Preto passa a ofertar lanche aos alunos do Ensino Médio integrado

Campus Ouro Preto passa a ofertar lanche aos alunos do Ensino Médio integrado

por Tatiana Toledo publicado: 13/03/2020 14h21, última modificação: 13/03/2020 14h21

PNAE LancheAlunos dos cursos técnicos integrados do Campus Ouro Preto passarão a contar, a partir desta 2ª feira, 16 de março, com um reforço em sua alimentação: a oferta de lanches no período da manhã. A ação será viabilizada por meio de recursos provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por meio do qual o governo federal repassa valores de caráter suplementar a instituições públicas municipais, estaduais e federais, com o intuito de oferecer alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes da educação básica.

Frutas, iogurte, suco, achocolatado, barra de cereal, biscoitos, mel e produtos da agricultura familiar regional estão entre os itens que irão compor o cardápio, que será acompanhado e definido pela nutricionista do Campus e divulgado semanalmente. A distribuição aos estudantes ocorrerá no Restaurante Escolar, das 8h30 às 9h10, mediante a apresentação da carteira de identificação do estudante e ticket específico para o PNAE Lanche, que pode ser retirado no Setor de Apoio ao Educando (Identificação), das 7h30 às 10h e das 14h às 17h.

Recursos e esforços

Segundo o gerente de Estratégia Institucional, Cláudio Vita, atualmente o valor repassado pela União por dia letivo a cada aluno é definido de acordo com a etapa e a modalidade de ensino. No Campus Ouro Preto, o valor destinado aos estudantes dos cursos integrados é de R$ 1,07 por aluno, por dia letivo. “Com este valor o Campus deveria oferecer refeições gratuitas (almoço e jantar) a todos os alunos do ensino médio integrado. Considerando que o custo médio atual de cada refeição em nosso Campus é de aproximadamente R$ 9,50 e que os recursos de custeio são insuficientes para cobrir esta diferença, este recurso do PNAE, que é extraorçamentário, não tinha como ser utilizado e era, há anos, devolvido ao Governo Federal”, explica.

Um dos desafios da nova gestão foi encontrar uma alternativa para que tais recursos não fossem mais devolvidos e, ao mesmo tempo, oferecer melhores condições para os estudantes da Instituição. “A alternativa encontrada foi o PNAE Lanche. Sabemos que muitos de nossos alunos possuem baixa condição financeira e uma considerável parte acorda muito cedo para se deslocar de outros municípios ou distritos até o Campus, muitas vezes, não tendo tempo e condições de se alimentar adequadamente pela manhã para suportar a carga horária de aulas diárias”, destaca Vita.

Coube então à Gerência de Estratégia Institucional fazer a articulação entre setores do Campus, Serviço Social, Compras e Almoxarifado, e comunidade, incluindo instituições e organizações como UFOP, Emater e representantes da Agricultura Familiar, a fim de viablizar a oferta do lanche. “Foram cinco meses de trabalho, e não fosse o empenho de diversos servidores e áreas, dificilmente teríamos êxito nesta empreitada”, ressalta o gerente Cláudio Vita.

Projeto Aprendiz

Paralelamente à implementação do PNAE Lanche, foi dado início ao Projeto Aprendiz, que visa proporcionar experiência aos estudantes do Campus em sua área de estudo. Neste caso, alunos do curso de tecnologia em Gastronomia cuidarão da distribuição e da manipulação dos lanches a serem distribuídos sob a supervisão da nutricionista do Restaurante Escolar e orientação de um professor da área.