Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Preto realiza 1ª Mostra Itinerante de Cursos

Campus Ouro Preto realiza 1ª Mostra Itinerante de Cursos

publicado: 09/11/2018 09h39, última modificação: 09/11/2018 18h51

Aproximar a Instituição da comunidade ouro-pretana, apresentando aos estudantes de escolas públicas do município os cursos oferecidos pelo IFMG – Campus Ouro Preto, bem como informações sobre as diferentes formas de ingresso. Esta foi a proposta da 1ª Mostra Itinerante de Cursos promovida pela Diretoria de Ensino (DE), por meio do setor de Avaliação e Projetos de Ensino, entre os dias 24 e 29 de outubro.

Cerca de 400 alunos de turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, de sete escolas da sede, participaram da ação. Durante as visitas realizadas por equipes de servidores da DE, houve a exibição de vídeo Institucional e divulgação do processo de seleção, com destaque para pontos importantes como ações afirmativas, número de questões, prazos e documentação exigida. Os estudantes também puderam esclarecer suas dúvidas e foram convidados a observar uma exposição de banners com informações gerais sobre cada curso ofertado no IFMG - Campus Ouro Preto, com o auxílio de servidores da Instituição.

IFMG como possibilidade real

Para alguns alunos das escolas participantes, o evento serviu para mostrar que o IFMG é uma opção real para que possam prosseguir seus estudos, como conta a diretora da Escola Municipal Monsenhor João Castilho, Rosângela Guimarães: “Foi um evento maravilhoso. Nossos alunos vão sair daqui percebendo claramente que é possível estar no IFMG. Seria importante esse evento fazer parte da agenda anual do Instituto. Acho importante virem aqui e que, em outros momentos, nossos alunos possam ir ao Campus fazer uma visita. A atividade era tudo que nossa equipe de professores queria, para que nossos alunos fechassem o ano com um objetivo maior na vida, vislumbrando novos horizontes”.

A professora Marisa Henriques da Silva concorda. Para ela, a mostra serviu de estímulo para os estudantes, para que percebessem que são capazes. “Os alunos achavam que o IFMG era algo muito distante da realidade deles. Antes da mostra, apenas três diziam que iam fazer o processo seletivo. Depois das explicações, que mostraram como é o ensino no Instituto, muitos estão querendo ir para o Campus, foi maravilhoso o resultado. Foi um estímulo para eles estudarem ainda mais nesse último bimestre”, conta.

Escolhendo a carreira

Esclarecimentos sobre seleção e ingresso também tiveram destaque. De acordo com o professor José Erildo Júnior, da Escola Juventina Drummond, os alunos tinham muitas dúvidas sobre o sistema de cotas e a distribuição das vagas. “Após as explicações, eles se sentiram mais seguros para tentar o processo seletivo”. Para ele, a mostra contribuiu, também, para escolha da carreira. “Eles têm uma visão geral. Mas quando a Instituição vem até aqui e apresenta detalhadamente cada curso, abre um leque de possibilidades. Como nós não temos condições de levar até o Campus, o simples fato de vocês virem já faz a diferença. Sugiro que nas próximas edições a atividade tenha duração maior”, sugere.

Ricardo Vinícius, 15 anos, aluno do 9º ano, já conhecia o IFMG, mas para ele, a atividade contribuiu para aumentar o interesse: “Achei interessante os banners que apresentavam os cursos, nos ajudou a aprofundar em cada um. Muitos colegas diziam que iam fazer Mineração, Metalurgia, mas sem saber ao certo o que era o curso. Eu pretendo fazer Mineração. Agradeço por terem vindo à escola nos ajudar a entender cada curso”.

Mineração também é a escolha da estudante Alice Timóteo, de 15 anos: “Achei a mostra muito boa, podia ter durando mais tempo. A maioria dos alunos já conhecia o IFMG, mas muitos colegas ainda estavam em dúvida sobre fazer ou não o processo seletivo. Depois da mostra, muita gente decidiu tentar”.

Integração entre Campus e comunidade

De acordo com a coordenadora de Avaliação e Projetos Institucionais de Ensino, Melina Aparecida da Silva, durante as visitas foi possível observar que a proximidade com os alunos por meio da apresentação dos cursos técnicos integrados, subsequentes e de graduação tornou possível tirar muitas dúvidas, principalmente no que tange o processo seletivo. “Essa maravilhosa experiência nos levou a perceber que esta aproximação entre o IFMG - Campus Ouro Preto e a comunidade escolar da região é muito necessária. Tivemos certeza do nosso papel de transformador da realidade de nossos alunos através de nossos cursos e da importância da divulgação dos mesmos, buscando despertar o interesse e a consciência dos nossos potenciais alunos para a importância de terminar o ensino médio com uma profissão técnica”, ressalta.

O gerente de Planejamento e Gestão do Ensino, Hudney de Carvalho, explica que a iniciativa visa “plantar sementes” para uma aproximação cada vez maior do IFMG - Campus Ouro Preto com a comunidade ouro-pretana: “Neste ano, por questões logísticas e de calendário, não foi possível abranger um número maior de escolas, algo que pretendemos realizar em 2019, de forma mais antecipada em relação ao nosso processo de seleção e com uma participação mais efetiva dos cursos e de nossos alunos por intermédio de oficinas. A primeira experiência foi rica e demonstrou que o contato com as escolas da região é imprescindível e necessário. Acreditamos que será uma ação duradoura e que poderá trazer bons frutos para todos os envolvidos. Agradecemos às instituições que nos acolheram pela oportunidade e aos colegas de trabalho envolvidos pelo empenho e disponibilidade”.