Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Preto sedia encontro dos programas de Iniciação à Docência e de Residência Pedagógica do IFMG

Destaques

publicado: 03/09/2019 12h56, última modificação: 27/09/2019 14h55

INSCREVA-SE

Estão abertas as inscrições para o 7º Encontro Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e para o 1º Encontro do Programa Residência Pedagógica do IFMG. Neste ano, o Campus Ouro Preto sediará os eventos, que pretendem reunir estudantes bolsistas, professores coordenadores do PIBID e da Residência Pedagógica no IFMG e professores da educação básica das escolas parceiras dos programas.

A programação ocorrerá nos dias 2 e 3 de outubro e contará com minicursos, oficinas, palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos relacionados às intervenções pedagógicas realizadas pelos bolsistas nas escolas de educação básica participantes dos programas.

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até o dia 2 de outubro no site do evento.  Já o prazo para submissão de resumos vai até 13 de setembro. Os trabalhos aprovados serão apresentados na forma de pôster.

Sobre os programas

O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a Residência Pedagógica são programas de ensino destinados a estudantes de cursos de licenciatura e financiados pela Capes, que promovem a integração entre o ensino superior e a educação básica. O IFMG participa dos dois programas com subprojetos executados por cursos de licenciatura nos diversos campi do Instituto.

No PIBID, os estudantes são estimulados a participar do dia-a-dia das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica desenvolvendo atividades didático-pedagógicas. Já a Residência Pedagógica é voltada para estudantes de períodos mais avançados de cursos de licenciatura, também possibilitando a integração de cursos superiores com escolas públicas de educação básica, por meio da prática docente dos licenciandos.

Lançamento do livro "O PIBID e a formação de professores no IFMG: entre histórias e práticas"

Organizado pelos professores do IFMG - Campus São João Evangelista, Jossara Bazílio de Souza Bicalho, José Fernandes da Silva, José Silvino Dias, Sandro Salles Gonçalves e Silvino Domingos Neto, o livro "O PIBID e a formação de professores no IFMG: entre histórias e práticas" será lançado no dia 02 de outubro de 2019, às 20h30, no IFMG - Campus Ouro Preto. O lançamento da obra ocorrerá durante o VII Encontro Institucional do PIBID e I Encontro do Programa Residência Pedagógica do IFMG.

No livro, são apresentadas as experiências e as práticas vivenciadas pelos diferentes atores envolvidos no desenvolvimento das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

O livro é de autoria de professores dos campi do IFMG e das escolas estaduais, são eles:

Campus Bambuí

Alcilene de Abreu Pereira