Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Preto tem alunos premiados na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais

por Tatiana Toledo publicado: 25/11/2020 17h38, última modificação: 25/11/2020 17h38

Foram conhecidos neste último final de semana os vencedores da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF). Em sua 3ª edição, o evento foi realizado totalmente a distância em decorrência da pandemia e contou com duas fases: na primeira, os alunos inscritos realizaram a prova e, na segunda, realizada de 20 a 22 de novembro, discentes e docentes tiveram a oportunidade de participar de diversos cursos ofertados pelos professores de matemática dos IFs participantes.

Alunos e alunas do Campus Ouro Preto conquistaram uma medalha de prata, duas de bronze e cinco menções honrosas. Confira:

Clara Postacchini Cazati Medalha de Prata
Cassiano Ferreira Hermenegildo Medalha de Bronze
Victor Gonçalves de Paula Neves Medalha de Bronze
Ian Henrique Silva Paiva  Menção Honrosa
Alice Souza Maia Menção Honrosa
Laira de Cassia de Souza Ferreira Menção Honrosa
Mariane Carla Rodrigues Campos Menção Honrosa
Cristiane Codato Anunciação Menção Honrosa

Clara Cazati, aluna do 2° ano do curso técnico em Edificações, medalhista de prata, avalia positivamente a experiência. “Foi excelente participar da competição, tudo foi muito bem organizado e concretizado com sucesso. Interesso-me muito por matemática. Com toda certeza fiz uso dos conteúdos aprendidos no Instituto; sem ele, não teria conseguido ser bem sucedida na prova”, afirma.

Segundo os coordenadores locais da OMIF, os professores Cláudio Vita e João Nepomuceno, o resultado foi muito satisfatório. “Fazemos questão de parabenizar todos os alunos que se dispuseram, num domingo à tarde, a participar da prova: 27 estudantes do integrado, das três séries, encararam o desafio de resolver as 15 questões aplicadas. Apesar das dificuldades inerentes da pandemia que estamos atravessando, que impedem um contato presencial com os alunos, e do pouco tempo de divulgação, a nossa primeira participação na OMIF foi positiva e a expectativa é que tenhamos mais alunos participando das próximas edições”, afirma Cláudio Vita.

O professor ressalta que o número de premiados é diretamente proporcional ao número de alunos que participaram da Olimpíada e destaca, ainda, o fato da competição ser nacional e contar com mais de 300 campi dos institutos federais do Brasil. “A meta para 2021 é aumentar o número de inscritos do Campus Ouro Preto e dar um suporte melhor aos interessados”, completa.

Sobre a competição

A Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais tem como objetivos: estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos; contribuir para a melhoria da qualidade da educação; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores de matemática. Saiba mais em https://omif.muz.ifsuldeminas.edu.br/pt/.