Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus realiza primeira colação de grau remota dos cursos de graduação

Campus realiza primeira colação de grau remota dos cursos de graduação

publicado: 03/09/2020 16h45, última modificação: 03/09/2020 16h47

Foi realizada na última sexta-feira, 28 de agosto, a primeira colação de grau remota do campus Ouro Preto. Devido à pandemia ocasionada pela COVID - 19 e à suspensão de atividades presenciais, 43 alunos participaram da cerimônia realizada através do Google Meet, que envolveu formandos do segundo semestre de 2019 e um caso especial referente ao primeiro semestre de 2020 do cursos de licenciatura em Física e Geografia e de tecnologia em Conservação e Restauro, Gastronomia e Gestão da Qualidade. Devido às limitações de número de participantes na sala pela ferramenta utilizada, o evento foi exclusivo aos formandos, coordenações de curso, servidores e dirigentes envolvidos diretamente com o ato formal.

A colação remota foi possível graças a uma alteração nos artigos nº 86 e nº 87 do Regulamento de Ensino dos cursos de graduação do IFMG. Após a abertura da cerimônia pelo diretor-geral, Reginato Fernandes, que na ocasião representou, também, o reitor do IFMG, os alunos proferiram o juramento e colaram grau nos moldes virtuais.

Durante a sua fala, o diretor-geral do campus, Reginato Fernandes, enfatizou a importância da “educação como ferramenta de transformação” e aproveitou o momento para se solidarizar em nome de toda a comunidade do campus com aqueles que tiveram perdas com a pandemia. O diretor ressaltou ainda que, embora virtual, a cerimônia teria a afetuosidade e a importância que lhes são devidas. Aos recém-formados, ele lembrou como o grupo de brasileiros com ensino superior ainda é pequeno e o quanto é importante defender a educação.

A diretora de Ensino, Ana Elisa Novais, ao parabenizar os recém-formados, ressaltou o quanto a colação de grau é um momento especial:  "Privados do abraço, estamos aqui, nesse momento difícil, mas que é um momento de celebrar. Finalizar uma graduação no Brasil hoje é pensar nessas perguntas que vocês vão se fazer a partir de hoje: Qual é o meu lugar? Qual é o meu papel? O que uma instituição como o IFMG representa na minha trajetória? Finalizar uma graduação hoje no Brasil é pensar no futuro, apesar de toda a dureza da realidade na qual estamos inseridos. Precisamos pensar no futuro e que existe um futuro construído por nós."

Por fim, a diretora de Ensino reforçou: "Precisamos, no fazer pedagógico, incorporar as diversidades, considerar as desigualdades e em qualquer planejamento pensar a participação da sociedade civil, pois quanto mais participação, mais garantia de um mundo plural na oferta de oportunidades para todos".