Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Chamada para a participação de novos membros do NAPNEE

Chamada para a participação de novos membros do NAPNEE

publicado: 14/02/2019 10h11, última modificação: 14/02/2019 10h29

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) convida a comunidade escolar para compor o novo grupo de trabalho para 2019. A participação é aberta a todos que assim o desejarem.

O NAPNEE é um Núcleo de assessoramento que articula as ações de inclusão, acessibilidade e o atendimento educacional especializado e tem por missão promover a convivência, o respeito à diferença e, principalmente, buscar a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais, comunicacionais e atitudinais na instituição e no espaço social mais amplo, de forma a efetivar os princípios da educação inclusiva.

Regulamentado pela Resolução N° 22 de 03 de novembro de 2016, as principais atribuições do NAPNEE são:

• Propor, discutir e executar ações que promovam a quebra de barreiras de uma forma geral dentro do campi.
  • Participação dos processos de construção e adaptação de políticas de acesso a permanência no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, de modo a atender pessoas com necessidade educacionais específicas.
  • Assessorar os dirigentes do campi do IFMG nas questões relativas à inclusão de pessoas com necessidade educacionais específicas.
  • Elaborar o plano de ações de atendimento do NAPNEE, de acordo com a demanda do campus.
  • Participar das comissões que organizam os processos seletivos e exames vestibulares, a fim de orientar a equipe local e os candidatos com necessidades específicas.
  • Auxiliar e orientar a instituição na instalação, manutenção e utilização dos equipamentos de tecnologia assistiva.
  • Constituir comissão de trabalho para emissão de parecer indicativo de adequações e/ou flexibilização do currículo, metodologias e material didático, após a análise de matrícula de aluno que apresente laudos e outros documentos comprobatórios de necessidades educacionais específicas.
  • Cuidar da divulgação de informações sobre os programas de inclusão do NAPNEE.
  •  Contribuir para que o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMG e os Projetos Pedagógicos de Cursos do campi contemplem a educação inclusiva e a acessibilidade, conforme a legislação vigente.
  • Articular e promover parcerias e convênios, tendo em vista a troca de informações, experiências e tecnologias inclusivas, bem como o encaminhamento para diagnóstico e para o Atendimento Educacional Especializado.

O Núcleo se reúne ordinariamente uma vez por mês e extraordinariamente sempre que for necessário. As principais atribuições dos membros são:

• Subsidiar a coordenação, apresentar demandas, sugestões e propostas que venham    a contribuir para elucidar as questões relativas à inclusão das pessoas com Necessidades Educacionais Específicas na instituição;
  • Auxiliar no planejamento, execução e avaliação das ações do núcleo.
  • Divulgar e auxiliar nas atividades do núcleo à comunidade.
  • Auxiliar na efetivação do processo de inclusão.

Os membros do NAPNEE servidores do campus deverão cumprir de duas a quatro horas semanais, em atividades do Núcleo, dentro do cômputo de sua carga horária semanal. Será passível de exclusão três faltas consecutivas sem justificativa ou cinco alternadas.

Os interessados em participar do NAPNEE devem manifestar seu interesse até o dia 28 de fevereiro por meio dos contatos: napnee.ouropreto@ifmg.edu.br ou pelo telefone (31) 3559-2195 (no período das 08 às 12h).

Acesse:  Formulário para novos membros do NAPNEE

registrado em: , ,