Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Chamada seleciona estudantes de cursos técnicos para intercâmbio no Japão

Chamada seleciona estudantes de cursos técnicos para intercâmbio no Japão

publicado: 23/08/2019 09h23, última modificação: 27/08/2019 10h50

A Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) acaba de lançar edital de seleção simplificada que escolherá o representante do IFMG em um edital nacional para intercâmbio de curta duração no Japão. A chamada pública lançada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), selecionará dez estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio das instituições da Rede para participarem do Sakura Science High School Program, em parceria com a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão.

Podem se inscrever estudantes do IFMG regularmente matriculados no último ano de um dos seguintes cursos técnicos integrados: Automação Industrial, Edificações, Eletroeletrônica, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Manutenção e Suporte de Informática, Mecânica, Mecatrônica, Metalurgia, Sistemas de Energia Renovável. É necessário comprovar proficiência em Inglês, ter idade mínima de 16 anos, além de apresentar rendimento mínimo de 80% nas disciplinas cursadas (média global), conforme item 2 do edital.

A experiência

Serão sete dias de intercâmbio na área de ciência e tecnologia avançada no Japão, desenvolvido por meio de visitas a centros de pesquisa e universidades, participação em aulas especiais com ganhadores de prêmio Nobel, entre outras atividades junto a estudantes do ensino médio japoneses e de outros países participantes.

Nota informativa sobre proficiência

A Arinter informa que conforme item 5.1.1, alínea E, do EDITAL CONIF/AI 01/2019, a instituição pode emitir declaração atestando a proficiência, dessa forma, os professores de língua inglesa do referido campus ou coordenadores de cursos estão autorizados e emitir a referida declaração. Contudo, cabe ressaltar que nesses casos o estudante, se classificado entre os 20 primeiros, será entrevistado por avaliadores ad hoc designados pela Secretaria de Educação Profissional Tecnológica (Setec/MEC) e pelo Conif para atestar a proficiência no idioma.

Inscrições

As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo e-mail da Arinter (arinter@ifmg.edu.br) até o dia 1º de setembro de 2019. Para mais informações, acesse o edital e anexos.

ANEXOS

Fonte: Comunicação / Reitoria IFMG