Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Circula-vídeo promove oficina de produção audiovisual para estudantes do Campus Ouro Preto

por Tatiana Toledo publicado: 04/05/2021 15h34, última modificação: 18/05/2021 15h18

“Muitas ideias na cabeça e alguns smartphones nas mãos”: estão abertas as inscrições para a oficina de produção audiovisual que será ofertada pelo Circula-vídeo (projeto de extensão da UFOP), em parceria com o IFMG - Campus Ouro Preto.

A ação é voltada para estudantes do próprio Campus Ouro Preto, que tenham de 14 a 17 anos. Para participar, é preciso que o aluno disponha de um dispositivo eletrônico (smartphone, tablet, notebook, desktop) e conexão estável de internet.

Tendo os jovens como protagonistas de todo o processo, a oficina tem como proposta propiciar o registro de situações do cotidiano a partir de visões criativas e autorais, a ressignificação do ambiente familiar, especialmente neste contexto de pandemia e distanciamento social, e o desenvolvimento de produções de curta duração, utilizando pouquíssimos recursos.

De acordo com o orientador do projeto, professor Adriano Medeiros, a base dos encontros síncronos da oficina será oferecida pelo Google Meet. “Além disso, disponibilizaremos materiais audiovisuais e textuais em pasta de Drive e também desenvolveremos acompanhamentos da parte prática da oficina através de contatos via grupo de whatsapp”, explica.

Os encontros serão realizados de 20 de maio a 15 de julho de 2021, às quintas-feiras, das 17h às 19h. Serão ofertadas 20 vagas.

As inscrições foram prorrogadas e podem ser realizadas até 18 de maio, por meio de formulário eletrônico.

Fazer minha inscrição

Conteúdo Programático:

Dia 1 - A criação autoral em linguagem audiovisual e seus desdobramentos na pandemia

Dia 2 – Pré-produção, produção e pós-produção em narrativas audiovisuais de arte e cultura

Dia 3 – O cinema experimental e a videoarte

Dia 4 – Potencializando ideias e roteiros para narrativas poéticas e experimentais

Dia 5 – Assistindo e debatendo o material captado em vídeo e áudio

Dia 6 – Montando o primeiro corte das obras em videoarte

Dia 07 – Assistindo e debatendo as narrativas constituídas

Dia 08 – Lançamento das obras desenvolvidas

Sobre o projeto

O Circula-Vídeo é um projeto de criação de narrativas audiovisuais com o amparo de smartphones, voltado para jovens, alunos da rede pública de ensino da região dos Inconfidentes, no intuito de desenvolver habilidade para produção de peças audiovisuais e crítica de mídia, a partir de conversas com professores e profissionais da área e de oficinas práticas de roteirização, captação e edição de vídeos com uso de aplicativos no telefone celular e também a partir de computadores pessoais.

O objetivo é registrar situações do cotidiano, especialmente na periferia da cidade, além do patrimônio imaterial e cultural da região, de modo que o audiovisual funcione como ferramenta para a produção de conhecimento e o reconhecimento da própria realidade que os cerca, garantindo cidadania cultural e articulando saberes e memórias. Além disso, o projeto fomenta a reflexão sobre a produção audiovisual como ferramenta didática. A proposta ainda se vincula com a pesquisa sobre o uso smartphone para articulações narrativas dentro da linguagem audiovisual.