Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunicado: prevenção e cuidados frente à proliferação de casos da COVID-19 na região
conteúdo

Notícias

Comunicado: prevenção e cuidados frente à proliferação de casos da COVID-19 na região

publicado: 07/01/2022 18h46, última modificação: 07/01/2022 18h49

A Direção-Geral do IFMG-Campus Ouro Preto vem por meio deste reforçar a atenção e a responsabilidade imperativa que devem incidir sobre todos os cidadãos, inclusive sobre nossa Comunidade Escolar, em relação aos cuidados necessários para a prevenção e contenção da contaminação pelo vírus SARS-Cov-2.

O planeta colhe, hoje, as perturbadoras consequências de uma nova onda de COVID-19, impulsionada pela alta transmissibilidade da variante Ômicron, pela ascendente epidemia de gripe e, sobretudo, pelo afrouxamento das práticas sanitárias adequadas. Os resultados desta equação são observados nos recordes diários de testagens positivas no mundo, impactando diretamente os horizontes de retorno à normalidade. O adiamento da retomada das atividades presenciais no Campus, prevista anteriormente para acontecer em 18 de janeiro de 2022, é reflexo dessa conjuntura volátil.

Em Ouro Preto, a Secretaria de Saúde tem apontado para o aumento nas notificações de casos, mesmo entre aqueles com sistema vacinal completo. Dentre os infectados no município, encontram-se membros de nossa comunidade escolar.

Neste momento, tomado por incertezas monumentais, espera-se que a segurança pessoal e coletiva sejam verdadeiras armaduras contra a doença. Nesse sentido, reforçamos, especialmente entre aqueles que necessitam acessar as dependências do Campus neste período, que estejam atentos às recomendações do Protocolo de Biossegurança para Retorno Parcial das Atividades Presenciais no IFMG - Campus Ouro Preto.


Segundo o documento,
todos os indivíduos que frequentarem o Campus devem, obrigatoriamente:

  • Utilizar máscaras, conforme orientação da autoridade sanitária, de forma a cobrir a boca e o nariz;

  • Seguir as regras de etiqueta respiratória para proteção, em casos de tosse e espirros;

  • Lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel 70%;

  • Evitar cumprimentar com aperto de mãos, beijos ou abraços;

  • Respeitar o distanciamento entre as pessoas;

  • Manter o cabelo preso e evitar usar acessórios pessoais, como brincos, anéis e relógios;

  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres, materiais de escritórios, livros e afins;

  • Evitar a utilização dos bebedouros;

  • Não transitar pelas instalações do Campus sem necessidade;

  • Manter os ambientes ventilados (janelas e portas abertas);

  • Manter a limpeza de móveis, superfícies e utensílios utilizados durante o trabalho; (Limpar o teclado do computador, telefone e mesas com tecido multiuso descartável umedecido com álcool líquido 70%);

  • O compartilhamento de telefones e computadores deverá ser evitado e, caso seja necessário, deverá ser procedido de rigorosa higienização com álcool 70;

 

Cabe ressaltar que o Protocolo ainda prevê que usuários que apresentarem qualquer sinal e sintoma gripal compatível com a COVID-19 (tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, fadiga, tremores e calafrios, dor muscular, dor de cabeça, perda recente do olfato ou paladar) deverá procurar ajuda médica e NÃO DEVERÁ comparecer ao IFMG - Campus Ouro Preto, guardando, assim, o isolamento domiciliar.

Sob a bandeira de preservação da vida, e da saúde de todos os nossos servidores e colaboradores - preocupação constante do IFMG - Campus Ouro Preto - requisitamos obrigatoriamente a adoção rigorosa, cidadã e altruísta das medidas sanitárias de prevenção à COVID-19. 

 

Direção-Geral do IFMG-Campus Ouro Preto

07 de janeiro de 2022