Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conheça a Firebird Drones, equipe de aeromodelismo do Campus Ouro Preto

Conheça a Firebird Drones, equipe de aeromodelismo do Campus Ouro Preto

por Tatiana Toledo publicado: 11/06/2019 10h11, última modificação: 11/06/2019 12h00

Firebird Drone

Aplicar e expandir conhecimentos, pesquisar, experimentar, desenvolver sistemas, trabalhar em conjunto e se divertir também. Tudo isso permeia o trabalho desenvolvido pela Firebird Drones, equipe de aeromodelismo formada por estudantes do Campus Ouro Preto que tem como foco a construção de drones para participação em competições.

Formada atualmente por 18 estudantes do curso técnico integrado em Automação Industrial, entre membros e voluntários, o grupo foi criado em 2017 para participar da competição Fórmula Drone. O evento é uma iniciativa de caráter educacional a cargo da SAE BRASIL e reúne equipes integradas por alunos de escolas públicas ou particulares do ensino profissional médio técnico, com o objetivo de desenvolver sistemas instalados a bordo de drones, visando o cumprimento de missões, ou desafios técnicos. No Campus, o grupo recebe orientação do professor Ricardo Sérgio Prado (CODAAUT).

Preparação para a competição

Atualmente, a equipe se prepara para a nova edição da competição, que ocorrerá de 02 a 04 de agosto, na Universidade Federal de Itajubá. “A estratégia, dessa vez, é aprender com as falhas do ano anterior e compartilhar dicas com os membros da equipe que vão participar do evento pela primeira vez. Neste ano, organizamos também um cronograma maior e com melhor divisão de tarefas, para que ninguém fique sobrecarregado, já que é preciso conciliar as atividades do projeto e do curso”, explica Alan Cassiano, capitão-geral da equipe.

Para João Pedro Pimenta, diretor financeiro da Firebird Drones, é possível aprender muito com o trabalho em equipe. “Você vai ouvindo as ideias e aprendendo muito. Cada um se identifica mais com uma parte, alguns com programação, outros com hardware... Essa junção de ideias forma o que a equipe é hoje”, ressalta.

Ir além do que é visto em sala de aula também é uma das vantagens de participar da equipe. “Muitas vezes conseguimos colocar em prática o que vimos em aulas teóricas, mas muitas coisas a gente aprende mesmo é por contra própria. É uma experiência muito bacana, é gratificante pensar que com o meu conhecimento e o de meus amigos, conseguimos construir um drone e ir para uma competição. Antes de vir pro IF, nunca imaginei que eu pudesse participar de uma equipe de aeromodelismo”, conta a vice-capitã Maria Clara Pires.

Divulgação do trabalho

As atividades da Firebird Drones vão além do trabalho preparatório para competir em agosto. Para divulgar a equipe, os alunos têm se empenhado, nos últimos meses, em participar de exposições e eventos promovidos por outras instituições. “Antes nosso objetivo era montar o drone para conseguir participar de competições, mas agora queremos compartilhar nossa experiência montando uma aeronave não tripulada”, afirma Alan Cassiano. No mês de março, em Barra Longa (MG), a equipe fez apresentações em uma escola e em uma praça da cidade para a população. Em abril, participaram de uma exposição na PUC, em Belo Horizonte. Para os estudantes, tornar a equipe conhecida é também uma oportunidade de prospectar novos parceiros e patrocinadores.

A intenção dos estudantes, a partir de agora, é percorrer os nonos anos do Ensino Fundamental das escolas de Ouro Preto para demonstrar seu trabalho e convidar potenciais alunos do Campus a ingressarem não apenas na Instituição, mas também na equipe, que está aberta à participação de estudantes de todos os cursos. Um novo processo seletivo para a Firebird Drones deve ser aberto até o final de 2019, com possibilidades de atuação nas áreas de hardware, software, marketing, financeiro e RH.

Quem é quem

Baixe o arquivo com o organograma da Firebird Drones e conheça seus integrantes!

Acompanhe pelas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/equipefirebird/

Instagram: @firebird.drones