Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho Acadêmico aprova o regulamento para concessão da Medalha de Mérito Padre Mendes

publicado: 25/02/2019 17h09, última modificação: 26/02/2019 10h45

A Medalha de Mérito “Padre José Pedro Mendes Barros” tem por objetivo preservar na memória do IFMG - Campus Ouro Preto os nomes de egressos, empresas, instituições e pessoas das comunidades interna e externa que prestaram ou tenham prestado relevantes serviços à Instituição.

José Pedro Mendes Barros, cidadão ouro-pretano, nascido em 29 de novembro de 1913, em Nova Era (MG), foi ordenado padre em 1937, após estudos no Seminário da Arquidiocese de Mariana. Padre Mendes, emérito professor de Língua e Literatura Portuguesa, assim como de Inglês, área em que se aperfeiçoou na Universidade de Rutgers (EUA), em curso de Língua, Cultura e Literatura Americana, foi convidado para integrar o corpo docente da antiga Escola Técnica Federal de Ouro Preto - ETFOP, depois CEFET Ouro Preto, e atualmente IFMG - Campus Ouro Preto, para proferir, em 15 de maio de 1944, a magna aula inaugural da Instituição que nascia. Lecionou até se aposentar, mantendo com a Instituição estreitos laços de amizade e dedicação. Personalidade de relevo e destaque na cidade de Ouro Preto, foi em seu profícuo tempo de vida um referencial de educador completo, que honrou sobremaneira as Instituições a que serviu e à cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. Faleceu em 22 de fevereiro de 1999, no Hospital Madre Tereza, na cidade de Belo Horizonte.

Clique aqui para acessar o documento da Resolução de nº 02/2019 que Dispõe sobreo regulamento para concessão da Medalha de Mérito Padre José Pedro Mendes Barros do IFMG - Campus Ouro Preto.