Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho Acadêmico aprova planejamento de retorno gradual e seguro
conteúdo

Notícias

Conselho Acadêmico aprova planejamento de retorno gradual e seguro

publicado: 22/12/2021 14h41, última modificação: 23/12/2021 10h09

Em reunião ocorrida ontem, 21 de dezembro de 2021, o Conselho Acadêmico do IFMG campus Ouro Preto aprovou o planejamento referente ao retorno gradual e seguro. Entre as pautas, foram discutidas uma data para a Fase 4 e a exigência do comprovante de vacinação. 

O encontro realizado virtualmente previa em uma de suas pautas a posse dos novos conselheiros. Os novos representantes foram eleitos em conformidade com o edital nº 47/2021, que teve resultado publicado no dia 03 deste mês. 

Na ocasião, o Conselho deliberou a aprovação da exigência do comprovante de vacinação, agora amparada pela Portaria nº 846/2021, da Reitoria do IFMG. Ainda na reunião, o Plano Individual para Retorno Gradual das Atividades Presenciais foi apresentado e posteriormente aprovado, juntamente com novas informações sobre a Fase 4.

O professor Alex de Carvalho é presidente da Comissão de Retorno Gradual e Seguro e juntamente com os outros membros da Comissão, criou o protocolo que será seguido neste período de retorno. "Ele foi criado tendo como base aquilo que tem sido seguido de acordo com o Minas Consciente, que tem sido adotado pelo estado e pelas prefeituras municipais para o funcionamento das escolas. A equipe fez uma leitura deste protocolo do Minas Consciente e foi adaptando para a realidade do nosso campus", ressalta o professor. Ele acrescenta sobre a heterogeneidade da equipe: "Nós temos representação de praticamente todos os setores do campus. Nós temos aí um conjunto muito grande de pessoas que trouxeram a contribuição que eles tinham com relação às suas áreas específicas. A partir da experiência que cada um tinha, foi possível ir implementando e pensando em possibilidades com relação ao nosso protocolo". Alex reforça a importância da comunidade do campus acessar e conhecer cada ponto deste documento. "O Conselho Acadêmico aprovou a obrigatoriedade do comprovante de vacinação e em seguida a Reitoria também emitiu uma portaria. Confirma que nós estamos trabalhando numa direção certa, a direção de garantia da segurança das pessoas. Obviamente, para que todo esse trabalho funcione de forma eficiente é necessário que todo mundo tenha acesso ao que esse protocolo diz e seja motivado à segui-lo", reforça.

Data para a fase 4
A Fase 4 é a última etapa do cronograma de retorno gradual e seguro. Nesta etapa, todas as atividades do campus acontecerão de forma presencial. A data, aprovada na reunião, e prevista para o retorno pleno é o dia 21 de março de 2022. Considerando as condições sanitárias, de biossegurança e infraestruturais.

registrado em: ,