Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho Acadêmico do IFMG campus Ouro Preto aprova redução do Calendário Acadêmico de 2021

publicado: 25/10/2021 17h31, última modificação: 28/10/2021 14h17

Em reunião extraordinária ocorrida em 18 de outubro de 2021, o Conselho Acadêmico do IFMG campus Ouro Preto aprovou a redução do Calendário Acadêmico de 2021, de 200 para 180 dias letivos. Essa alteração foi amparada no Projeto de Lei (PL) 486/2021 do Senado Federal, que prorrogou para até o final do ano as mudanças no calendário escolar motivadas pela pandemia.

Entre essas medidas estão a suspensão da obrigatoriedade de escolas e universidades cumprirem a quantidade mínima de dias letivos; a aglutinação de duas séries ou anos escolares; a permissão para o ensino remoto; e a antecipação da conclusão de cursos de medicina ou cursos técnicos relacionados ao combate à covid-19, se cumpridos 75% da carga horária.

A motivação para essa redução de dias letivos se deve, principalmente, ao fato de o Calendário Acadêmico do IFMG campus Ouro Preto estar bastante descompassado em relação ao calendário civil. Com a redução de 20 dias letivos, a previsão de alinhamento entre os dois calendários (civil e acadêmico) foi reduzida em um ano.

"Se, com o calendário atual, tínhamos a previsão de acertar nosso calendário apenas em 2025, agora, poderemos ter um calendário acadêmico mais próximo do civil em 2024”, explica a diretora de Ensino, Ana Elisa Novaes.

Ajustar o calendário acadêmico ao calendário civil possibilita que todos os alunos consigam finalizar o curso sem necessidade de um processo de recondução para outro nível de ensino (acesso ao ensino superior por média de notas ou outro mecanismo de adiantamento de notas). “O ajuste também permite que seja diminuído consideravelmente o espaço entre a matrícula dos ingressantes e o início das aulas (hoje, o tempo médio de espera é de 3 meses). Será possível, ainda, que alunos das turmas concluintes possam se formar em um período mais próximo do planejado” ressalta a diretora de Ensino.

Acesse o novo calendário acadêmico

Perguntas frequentes

A seguir, algumas perguntas frequentes que a Diretoria de Ensino tem recebido sobre esta redução do Calendário:

1. Como ficam as provas e atividades já agendadas pelos professores?

Um dos princípios que nortearam a discussão sobre a redução do calendário foi o de que as alterações deveriam acontecer a partir do segundo trimestre, para os cursos técnicos integrados (previsão de início em 16/11/2021), e do segundo semestre, para os cursos subsequentes e de graduação (previsão de início em 18/01/2022). Essa medida evitou que o planejamento já executado de docentes e professores fosse alterado.

2. Teremos alteração nas férias de janeiro?

Não. Permanecem inalteradas no calendário as férias de janeiro, programadas para 1 a 17/01 (início das aulas em 18 de janeiro).

3. Quando termina o período letivo de 2021?

No calendário anterior, o término do ano letivo de 2021 estava previsto para 27/05/2022. Agora, a previsão é para 03/05/2022. Então, provavelmente, o mês de maio de 2022 também será um mês de férias escolares, com previsão de retorno em 02/06/2022.

4. Quando terá início o próximo ano letivo no IFMG campus Ouro Preto?

No calendário anterior, o início do ano letivo de 2022 estava previsto para 26/06/2022. Agora, a previsão é para 02/06/2022.

5. A alteração do calendário provoca mais alguma mudança na forma como as aulas estão sendo ofertadas no ERE (Ensino Remoto Emergencial)?

Não. O formato continua sendo exatamente o mesmo. Não há, portanto, alteração na forma como as aulas estão sendo ofertadas. Continuamos seguindo a Instrução Normativa nº 06 de 09 agosto de 2021.

Saiba mais: Apresentação da proposta de redução do calendário pela Diretoria de Ensino no Conselho Acadêmico

Se ainda tiver dúvidas sobre esta ou outras questões de ensino, envie e-mail para diretoriadeensino.ouropreto@ifmg.edu.br