Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Contagem regressiva para o Enem 2021

Contagem regressiva para o Enem 2021

publicado: 12/11/2021 23h24, última modificação: 12/11/2021 23h24

Faltam poucos dias para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro em todo o país.

Vale ressaltar que a forma de ingresso nos cursos superiores (bacharelado, tecnológicos e de licenciatura) do IFMG é realizada via Enem, tanto no Processo seletivo quanto pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para o Processo Seletivo 2022/1º semestre, o IFMG está ofertando mais de 1.600 vagas em diversos cursos superiores distribuídas entre os campi Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará e Santa Luzia.

E para não correr o risco de perder a prova deste ano, os candidatos devem ficar atentos aos horários de abertura e fechamento dos portões, documentos exigidos para acessar os locais de prova e protocolos sanitários contra a Covid-19. Veja abaixo:

HORÁRIOS

Abertura dos Portões:
Fechamento dos Portões:
Início da prova: 13h30

* É obrigatório apresentar documento original com foto (RG, CTPS, Passaporte, CNH, Boletim de ocorrência, carteira de reservista, por exemplo);
* É obrigatório apresentar o Cartão de Confirmação da Inscrição;
É obrigatório utilizar máscara de proteção contra a Covid-19;
* Utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em tubo plástico transparente;
Leve um lanche e uma garrafa de água;
* É proibido o uso de qualquer equipamento eletrônico.

Outras informações, basta consultar a página do candidato no ENEM 2021.

REDAÇÃO

Uma das dificuldades dos estudantes durante o Enem é a etapa da redação. Os estudantes recebem um tema que deve ser redigido em até 30 linhas, seguindo a estrutura dissertativa-argumentativa.

A plataforma +IFMG disponibiliza gratuitamente o curso “Redação para o Enem” (CLIQUE AQUI) sob coordenação dos professores do Campus Ouro Branco. Já o projeto “ConTEXTO: oficina de leitura e produção de textos” mantém uma página com propostas de redação, a partir das quais os interessados podem escrever seus textos e enviá-las pela plataforma. Além disso, também é possível conferir, pelo site, dicas de escrita e as redações que obtiveram nota mil, as quais servem como fonte de estudo. Acesse: contextodoenem.ourobranco.ifmg.edu.br.

Além disso, acabou de ser lançado um e-book com dicas para a escrita da redação. Baixe gratuitamente clicando aqui.

Fonte: Diretoria de Comunicação IFMG